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Ttulo [PT]: Literatura de massa e formao do leitor : o letramento de receptores da Saga Crepsculo do papel s telas
Autor(es): Ana Paula de Castro Sierakowski
Palavras-chave [PT]:

Literatura de massa. Literatura americana. Anlise literria. Literatura estrangeira. Letramento. Multimodalidades. Saga Crepsculo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mass literature. Foreign literature. Literacy. Multimodality. Twilight. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Mirian Hisae Yaegashi Zappone - UEM
Mrcia Cabral da Silva - UERJ/Rio de Janeiro
Resumo:
Resumo: Obras clssicas da literatura universal esto presentes no cotidiano brasileiro nas mais variadas formas de representao. Elas podem ser revisitadas em mdias plurais, como, filmes, peas teatrais, games, alm de poderem se manter na mesma mdia em que foram primeiramente concebidas, ou seja, sendo adaptadas ou utilizadas como intertexto nos inmeros gneros escritos existentes. Assim, encontram-se relaes entre literatura cannica e de massa, essa ltima, freqentemente, tendo como base de sua tessitura obras de autores consagrados pelo cnone. Diante disso, levanto como hiptese que a literatura estrangeira, de massa ou cannica, circula no Brasil, de forma que os leitores caminham pelos vrios modos que essas literaturas lhes so apresentadas e que a influncia da literatura de massa e de suas multimodalidades so componentes importantes na formao da identidade leitora. Assim, como objetivos gerais propem: analisar os livros da saga Crepsculo, de Stephenie Meyer, que contm o intertexto com obras da literatura cannica como Romeu e Julieta (Shakespeare) e O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Bront). Na anlise proposta focarei os seguintes objetivos especficos: a) analisar como o intertexto presente nos livros apresentado - se apresentado - nas suas adaptaes cinematogrficas; b) verificar, por meio de comentrios de leitores em suportes da internet, se eles, depois de terem lido Crepsculo, se interessaram pela leitura do cnone citado na tetralogia e/ou outras leituras; c) checar como eles se posicionam em relao s adaptaes cinematogrficas dos livros; e, em meio a isso, d) problematizar os letramentos que os leitores fazem da literatura cannica e de massa, dos filmes e dos meios de comunicao viabilizados pela internet. Para tanto, utilizarei os estudos do letramento e das multimodalidades para analisar as respostas dos leitores que foram colhidas da seguinte maneira: primeiramente, recolhi 13 comentrios feitos em um frum no website www.twilightbrasil.net; depois disso, criei um frum na comunidade oficial de Crepsculo no Orkut, obtendo 86 comentrios at maio de 2011; e, por ltimo, distribu, aleatoriamente, via e-mail, questionrios, com 12 perguntas, para leitores da tetralogia, totalizando, nesse passo, 14 questionrios respondidos. As discusses do trabalho sobre literatura cannica e de massa foram cerceadas principalmente por Borelli (1996), Culler (1999), Bloom (2001; 2010), Adorno (2002), Zappone & Wielewicki (2005) e Eco (2008); sobre intertextualidade, por Kristeva (1978) e Koch (2005); concernente s teorias do letramento, ancorei-me nos pressupostos de Kleiman (1995), Cervetti et al (2001), Jordo (2003; 2007), Canclini (2008) e Rojo (2009); e referente ao aporte terico das multimodalidades utilizou, principalmente, Clver (1997; 2007), Kress (2003; 2006), Hutcheon (2006) e Diniz (2003; 2005). Diante da anlise feita, confirmo a hiptese de pesquisa, j que, na esteira da literatura de massa, a literatura cannica estrangeira circula. Os comentaristas e respondentes mostraram que houve o interesse pela leitura da literatura cannica e por inmeros outros ttulos da de massa, mostrando, alm disso, que sua identidade leitora vai se formando a partir das vrias mdias em que as literaturas se apresentam e que eles letram-se a cada dia nesses meios, seja no papel ou nas telas.

Abstract: Classical works from universal literature are in the Brazilian context in their many types of representation. They can be revisited in several modes like movies, plays, games or they can also be kept in the same mode that they were firstly conceived, in other words, they can be adapted or used as an intertext in the countless written genres. In this sense, it is possible to find relations between canonical and mass literature, the last, frequently, which uses works from famous writers as nspiration. Noticing it, my hypothesis is that the foreign literature, both canonical and mass, circulates in Brazil, so that the readers are able to use the various modes where literature is presented and, also, that the influence of mass literature and their multimodalities are important tools to the formation of the reader's identity. Therefore, I aim at analyzing the Twilight saga, from Stephenie Meyer, which has the intertext with works from the canonical literature as Romeo and Juliet (Shakespeare) and Wuthering Heights (Emily Bront). In the proposed analysis I will focus the specific goals: a) analyze how the intertext made in the books is presented - if presented - in their cinematographic adaptations; b) verify, through readers commentaries on internet, if they were interested by reading the canon mentioned on the saga or other kinds of reading after they read Twilight; c) check what are their opinions about the movies adapted from the saga; and, through all of it, d) problematize the literacies which the readers make from the canonical and mass literature, their movies and the communication modes given by the internet. To do that, I will use the studies from literacy and multimodality theories to analyze the answers of the readers that were collected through the following form: firstly, I collected 13 commentaries in a forum in the website www.twilightbrasil.net; after that, I elaborated a forum on the official Twilight community on Orkut, which received 86 commentaries until May, 2011; and, as the last step, I randomly distributed questionnaires by e-mail with 12 questions to Twilight readers. I received back14 questionnaires. The discussions about canonical and mass literature were centered mostly on Borelli (1996), Culler (1999), Bloom (2001; 2010), Adorno (2002), Zappone & Wielewicki (2005), Eco (2008); about intertextuality, based on Kristeva (1978) and Koch (2005); I supported the literacy theory on the studies of Kleiman (1995), Cervetti et al (2001), Jordo (2003; 2007), Canclini (2008), Rojo (2009); concerning to the studies of multimodality, I principally used, Clver (1997; 2007), Kress (2003; 2006), Hutcheon (2006) and Diniz (2003; 2005). After the analysis, I can confirm the research hypothesis, because the canonical literature indeed circulates through mass literature. The participants of this work showed that they were interested in reading the canonical literature and many other titles from mass literature. This fact shows that their reader's identity is being molded by means of the variety of modes where literature can be showed and, furthermore, their literacy is being improved each day, from paper to screens.
Data da defesa: 30/03/2012
Cdigo: vtls000197038
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: LITERATURA DE MASSA E FORMAO DO LEITOR- O LETRAMENTO DE RECEPTORES DA SAGA CREPSCULO DO PAPEL .pdf
Tamanho: 1586 Kb (1624371 bytes)
Criado: 08-08-2016 14:17
Atualizado: 08-08-2016 14:25
Visitas: 374
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