Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em História

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > História > Programa de Pós-Graduação em História

Título [PT]: A luta dos "brasiguaios" pelo acesso à terra (1971 - 2006)
Autor(es): Roberto Carlos Klauck
Palavras-chave [PT]:

Imigração. Brasiguaios. Luta. Posse de terra. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Inmigración. Brasiguayos. Lucha por el acceso a la tierra. Brazil.
Área de concentração: Política, Movimentos Populacionais e Sociais
Titulação: Mestre em História
Banca:
Angelo Aparecido Priori [Orientador] - UEM
João Fábio Bertonha - UEM
Odair da Cruz Paiva - Universidade Federal de São Paulo
Resumo:
Resumo: O objetivo desta dissertação é investigar a luta dos brasiguaios pelo acesso à terra entre os anos de 1971 e 2006. Os sujeitos de nossa pesquisa possuem um longo itinerário de busca pelo acesso à terra. Naturais de diversos estados do Brasil, grande parte deles, antes de ingressar no Paraguai, tinham em comum uma passagem anterior pelo estado do Paraná, onde, durante os anos de 1950 e 1960, trabalhando como parceiros, empreiteiros, peões, etc., muitos conseguiram adquirir das companhias colonizadoras alguns hectares de terra. Entretanto, a partir do final da década de 1960, começou um processo de transformação do setor agrário do país, no qual os pequenos agricultores não foram beneficiados. Pelo contrário, foram excluídos. Assim, a partir da década de 1970, muitos dos antigos empreiteiros, parceiros e mesmo pequenos proprietários, "atraídos" pelos emissários de fazendeiros e de companhias colonizadoras, foram para o Paraguai na esperança de conseguir o acesso à terra. Os camponeses que tinham conseguido adquirir um pequeno pedaço de terra durante os anos de colonização no Paraná (no final insuficiente para a sobrevivência da família) tiveram a chance de vendê-la e chegar no Paraguai podendo iniciar a luta naquele país já como proprietários. Os demais tinham de começar do nada. Para estes, o início da luta se dava como arrendatários ou trabalhadores de "empreitadas". Os mais otimistas esperavam ficar ricos na nova terra, outros simplesmente melhorar de vida.

Resumen: El objetivo de esta disertación es investigar la lucha de los brasiguayos para el acceso a La tierra entre los años de 1971 y 2006. El tema de nuestra investigación tienen un largo camino de búsqueda de acceso a la tierra. Nativos de los diferentes estados de Brasil, la mayoría de ellos, antes de unirse en Paraguay, tenían en común un pasaje anterior por el estado de Paraná, donde, durante los años 1950 y 1960, trabajando como socios, contratistas, trabajadores, etc. muchos conseguirán adquirir de las compañías colonizadoras unas cuantas hectáreas de tierra. Sin embargo, desde finales de la década de 1960, se inició un proceso de transformación Del sector agrícola del país, donde los pequeños productores no se beneficiaron. Por el contrario, fueron excluidos. Así, desde la década de 1970, muchos de los antiguos contratistas, socios e incluso los pequeños propietarios, "atraídos" por los emisarios de los hacenderos y empresas colonizadoras, se fueran al Paraguay con la esperanza de conseguir acceso a la tierra. Los campesinos que habían logrado adquirir un pequeño pedazo de tierra durante los años de La colonización en Paraná (al final insuficiente para la supervivencia de la familia) tuvo La oportunidad de vender y llegar en Paraguay y comenzar la lucha en ese país ya como propietarios. Otros tuvieron que empezar de cero. Para ellos, el principio de la lucha fue dadacomo arrendatarios o como trabajadores contratos. Los optimistas esperaban hacerse ricos em la nueva tierra, otros simplemente a mejorar sus vidas.
Data da defesa: 2012
Código: vtls000197088
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Angelo Aparecido Priori
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em História
Nível: Dissertação (mestrado em História)/
UEM: Departamento de História

Responsavel: admin
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: A luta dos brasiguaios pelo acesso à terra (1971-2006).pdf
Tamanho: 5956 Kb (6098559 bytes)
Criado: 17-04-2013 08:38
Atualizado: 17-04-2013 09:14
Visitas: 1478
Downloads: 33

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.