Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Geografia

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Geografia > Programa de Pós-Graduação em Geografia

Título [PT]: Estratégias de ocupação de terra e relações de poder nos Campos de Guarapuava (1768-1853)
Autor(es): Cinthian Aparecida Baia
Palavras-chave [PT]:

Índios. Resistência, Índios. Negociações. Expansão territorial. Ocupação indígena. Terras indígenas. 1768-1853. Campos de Guarapuava. Paraná. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Indígenas. Resistencias. Negociaciones. Conquista. Expansión Territorial. Campos de Guarapuava. Paraná. Estado. Brasil.
Área de concentração: Análise Regional e Ambiental
Titulação: Mestre em Geografia
Banca:
Elpídio Serra [Orientador] - UEM
Lucio Tadeu Mota - UEM
Frank Antonio Mezzomo - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão
Resumo:
Resumo: O objetivo central deste trabalho é analisar o processo de ocupação luso-brasileira dos Campos de Guarapuava e os conflitos existentes com os indígenas durante o avanço da frente de expansão territorial, identificando os jogos de interesses, conjunturas políticas e as estratégias dos sujeitos para assegurar os seus objetivos, isto é, a manutenção da posse da terra desses campos. O período compreendido para análise e discussão no trabalho é a partir de meados do século XVIII, época em que ocorreu a primeira tentativa de ocupação dos Campos de Guarapuava pela campanha de Afonso Botelho de Sampaio e Sousa até a primeira metade do século XIX, período em que ocorreu a conquista dessa área pela expedição comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal, a ocupação de áreas adjacentes, como é o caso dos Campos de Palmas, bem como a tentativa de localização dos Campos do Paiqueré. A análise e a representação indígena não serão apontadas nesse trabalho exclusivamente pelos conflitos contra o conquistador, mas também pelas negociações e acordos estabelecidos entre esses sujeitos. Dessa forma, o indígena não será analisado como uma vítima passiva a essa expansão territorial, mas sim como um sujeito histórico ativo no decorrer desse processo.

Resumen: El objetivo central de este trabajo es analizar el proceso de ocupación lusobrasileña de los Campos de Guarapuava y los conflictos existentes con los indígenas durante el avance de La frente de expansión territorial identificando los juegos de interés, conyunturas políticas y las estrategias de los sujetos para asegurar los sus objetivos, esto es, la manutención de la posesión por la tierra de esos campos. El periodo compreendido para analisis y discusión en el trabajo será apartir de mediados del siglo XVIII, epoca en que ocurrió la primera tentativa de ocupación de los Campos de Guarapuava por la campaña de Afonso Botelho de Sampaio y Sousa hasta la primera mitad del siglo XIX, rato en que ocurrió la conquista de esa área por La expedición sob el comando de Diogo Pinto de Azevedo Portugal, la ocupación de áreas adyacentes, como es el caso de los Campos de Palmas, bien como la tentativa de localización de los famosos Campos del Paiqueré. La analisis y la representación indígena no seran apuntadas en eso trabajo exclusivamente por los conflictos contra el conquistador, mas también por las negociaciones y acuerdos establecidos entre esos sujetos. De esa forma el indígena no será analizado como una victima pasiva a esa expansión territorial, mas sí como un sujeto histórico activo en el decorrer de eso proceso.
Data da defesa: 23/03/2012
Código: vtls000197161
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Elpídio Serra
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Geografia
Nível: Dissertação (mestrado em Geografia)/
UEM: Departamento de Geografia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Cinthianaparecidabaia.pdf
Tamanho: 17489 Kb (17908745 bytes)
Criado: 21-06-2012 15:07
Atualizado: 21-06-2012 15:16
Visitas: 1764
Downloads: 41

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.