Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Práticas de poder : a objetivação e a subjetivação do sujeito aluno hiperativo na mídia
Autor(es): Bruno Franceschini
Palavras-chave [PT]:

Análise do discurso. Enunciado. Governamentalidade. Subjetivação. Sujeito aluno hiperativo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discourse analysis. Statement. Governamentality. Subjectivation. Hyperactive student. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Pedro Luis Navarro Barbosa [Orientador] - UEM
Dulce Elena Coelho Barros - UEM
Cleudemar Alves Fernandes - UFU/Uberlândia-MG
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar as práticas discursivas midiáticas que objetivam e subjetivam o sujeito-hiperativo. São observados os processos discursivos constituintes da identidade desse sujeito da educação, verificando a ocorrência de regularidades discursivas entre o discurso médico e escolar na mídia. Para tanto, são utilizados preceitos teórico-metodológicos propostos pelo filósofo francês Michel Foucault, em especial aquilo que diz respeito às modalidades enunciativas, ao poder disciplinar, à biopolítica e ao biopoder, conceitos estes que possibilitam a análise dos efeitos de verdade dos enunciados retirados do corpus deste projeto, o qual é formado por artigos de revistas de circulação nacional (em especial, Época, IstoÉ, Nova Escola e Veja), além de textos em jornais e sítios especializados que tratam do Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), veiculados em sites voltados à educação. Portanto, este trabalho se propõe a analisar a rede discursiva que constrói a identidade do aluno hiperativo na prática discursiva midiática e como, nesses discursos, ocorre a essa constituição identitária, bem como o exercício do poder disciplinar que governa esse sujeito da educação. As análises realizadas indicam que, nessa prática discursiva, num primeiro momento, produz-se um efeito de marginalização desse sujeito que passa a ser caracterizado como agitado, desatento, inquieto, entre outras representações enunciadas por sujeitos discursivos autorizados, como a escola e medicina. Num segundo momento, a legitimação para esse diagnóstico ocorre quando da colocação desse aluno num regime de visibilidade no qual ele é exposto ao olhar do discurso escolar e do discurso médico, em que esses saberes, por meio da observação em sala de aula e pela realização de exames, constituirão um saber sobre esse sujeito. No caso, o saber escolar enuncia que o aluno hiperativo é considerado como tal tendo em vista o seu comportamento diferenciado no espaço escola, já para o saber médico, o diagnóstico de hiperatividade ocorre porque há algo que falha no cérebro desse sujeito, o que é corroborado por entrevistas e exames clínicos. Por fim, o discurso midiático faz circular enunciados que versam a respeito da necessidade de tratamento do aluno hiperativo. Desse modo, os enunciados analisados trabalham com duas vertentes: o tratamento médico aliado e não-aliado à medicação e as condutas indicadas ao professor em sala de aula, sendo que, nesses discursos, constatamos a ocorrência de um saber-poder escolar e médico os quais buscam normatizar e disciplinar o aluno hiperativo nos diversos espaços sociais relacionados.

Abstract: This research has as an objective the verification of the mediatic discoursive practice that objectivates and subjectivates the subject hyperactive student. It is observed the discoursive processes that constitutes this scholar subject identity, by verifying the occurrence of discoursive regularities between the medical and the scholar discourse in the media. Therefore, It is used the theorical-methodological concepts developed by the French philosopher Michel Foucault, specially topics related to the enunciative modalities, the disciplinary power, the biopolitic and the biopower, which were a background to the analysis of truth effects found in the corpora of this work, that is composed by articles which deals with the Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD). Thus, this research aims to analyze the discoursive net that constructs the identity of the hyperactive student in the midiatic discoursive practice and how, in this discourses, occurs this construction, and the exercise of the disciplinary power that controls this subject of education. The analysis that had been done shows that, in a first moment, it is produced an effect of marginalization about this subject who is characterized as a restless, disattentive, unquiet, among others representations discoursivized by authorized subjects, as the school and the medicine. Secondly, the legitimacy to this diagnosis occurs when this subject is lead to a visibility system in which the hyperactive student is exposed to the medical and the scholar discourses that by the observation in class or by the realization of clinical exams will construct a knowledge about this subject. In this case, the scholar knowledge says that thehyperactive student is considered as exposed by reflection its different behavior in school. To the medical knowledge, the diagnosis is based on the data that points out that there is something wrong in this subject's brain, which is confirmed by the realization of interviews and clinical exams. At last, the midiatic discourse presents the necessity of treatment to this subject. As a consequence, the discourses analyzed works with two perspectives: the medical treatment that uses drugs and, on the other hand, the medical treatment that doesn't use medicines as a manner to deal with the ADHD and the ways that the teacher should conduct itself in the classroom when dealing with this student. According to it, it is observed the occurrence of the scholar and the medical knowpower which intends to normatize and discipline the hyperactive student in the social enviromments related.
Data da defesa: 23/03/2012
Código: vtls000197323
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação - Bruno Franceschini.pdf
Tamanho: 1958 Kb (2005266 bytes)
Criado: 01-11-2012 09:30
Atualizado: 01-11-2012 09:38
Visitas: 1275
Downloads: 25

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.