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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: Prticas de poder : a objetivao e a subjetivao do sujeito aluno hiperativo na mdia
Autor(es): Bruno Franceschini
Palavras-chave [PT]:

Anlise do discurso. Enunciado. Governamentalidade. Subjetivao. Sujeito aluno hiperativo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discourse analysis. Statement. Governamentality. Subjectivation. Hyperactive student. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Pedro Luis Navarro Barbosa [Orientador] - UEM
Dulce Elena Coelho Barros - UEM
Cleudemar Alves Fernandes - UFU/Uberlndia-MG
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar as prticas discursivas miditicas que objetivam e subjetivam o sujeito-hiperativo. So observados os processos discursivos constituintes da identidade desse sujeito da educao, verificando a ocorrncia de regularidades discursivas entre o discurso mdico e escolar na mdia. Para tanto, so utilizados preceitos terico-metodolgicos propostos pelo filsofo francs Michel Foucault, em especial aquilo que diz respeito s modalidades enunciativas, ao poder disciplinar, biopoltica e ao biopoder, conceitos estes que possibilitam a anlise dos efeitos de verdade dos enunciados retirados do corpus deste projeto, o qual formado por artigos de revistas de circulao nacional (em especial, poca, Isto, Nova Escola e Veja), alm de textos em jornais e stios especializados que tratam do Transtorno por Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH), veiculados em sites voltados educao. Portanto, este trabalho se prope a analisar a rede discursiva que constri a identidade do aluno hiperativo na prtica discursiva miditica e como, nesses discursos, ocorre a essa constituio identitria, bem como o exerccio do poder disciplinar que governa esse sujeito da educao. As anlises realizadas indicam que, nessa prtica discursiva, num primeiro momento, produz-se um efeito de marginalizao desse sujeito que passa a ser caracterizado como agitado, desatento, inquieto, entre outras representaes enunciadas por sujeitos discursivos autorizados, como a escola e medicina. Num segundo momento, a legitimao para esse diagnstico ocorre quando da colocao desse aluno num regime de visibilidade no qual ele exposto ao olhar do discurso escolar e do discurso mdico, em que esses saberes, por meio da observao em sala de aula e pela realizao de exames, constituiro um saber sobre esse sujeito. No caso, o saber escolar enuncia que o aluno hiperativo considerado como tal tendo em vista o seu comportamento diferenciado no espao escola, j para o saber mdico, o diagnstico de hiperatividade ocorre porque h algo que falha no crebro desse sujeito, o que corroborado por entrevistas e exames clnicos. Por fim, o discurso miditico faz circular enunciados que versam a respeito da necessidade de tratamento do aluno hiperativo. Desse modo, os enunciados analisados trabalham com duas vertentes: o tratamento mdico aliado e no-aliado medicao e as condutas indicadas ao professor em sala de aula, sendo que, nesses discursos, constatamos a ocorrncia de um saber-poder escolar e mdico os quais buscam normatizar e disciplinar o aluno hiperativo nos diversos espaos sociais relacionados.

Abstract: This research has as an objective the verification of the mediatic discoursive practice that objectivates and subjectivates the subject hyperactive student. It is observed the discoursive processes that constitutes this scholar subject identity, by verifying the occurrence of discoursive regularities between the medical and the scholar discourse in the media. Therefore, It is used the theorical-methodological concepts developed by the French philosopher Michel Foucault, specially topics related to the enunciative modalities, the disciplinary power, the biopolitic and the biopower, which were a background to the analysis of truth effects found in the corpora of this work, that is composed by articles which deals with the Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD). Thus, this research aims to analyze the discoursive net that constructs the identity of the hyperactive student in the midiatic discoursive practice and how, in this discourses, occurs this construction, and the exercise of the disciplinary power that controls this subject of education. The analysis that had been done shows that, in a first moment, it is produced an effect of marginalization about this subject who is characterized as a restless, disattentive, unquiet, among others representations discoursivized by authorized subjects, as the school and the medicine. Secondly, the legitimacy to this diagnosis occurs when this subject is lead to a visibility system in which the hyperactive student is exposed to the medical and the scholar discourses that by the observation in class or by the realization of clinical exams will construct a knowledge about this subject. In this case, the scholar knowledge says that thehyperactive student is considered as exposed by reflection its different behavior in school. To the medical knowledge, the diagnosis is based on the data that points out that there is something wrong in this subject's brain, which is confirmed by the realization of interviews and clinical exams. At last, the midiatic discourse presents the necessity of treatment to this subject. As a consequence, the discourses analyzed works with two perspectives: the medical treatment that uses drugs and, on the other hand, the medical treatment that doesn't use medicines as a manner to deal with the ADHD and the ways that the teacher should conduct itself in the classroom when dealing with this student. According to it, it is observed the occurrence of the scholar and the medical knowpower which intends to normatize and discipline the hyperactive student in the social enviromments related.
Data da defesa: 23/03/2012
Cdigo: vtls000197323
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao - Bruno Franceschini.pdf
Tamanho: 1958 Kb (2005266 bytes)
Criado: 01-11-2012 09:30
Atualizado: 01-11-2012 09:38
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