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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: A motivao de professores para o uso do laboratrio de cincias no ensino de biologia
Ttulo [EN]: The motivation of teachers for using science lab in the biology teaching.
Autor(es): Vaniria Lysyk Teixeira Bianchi
Palavras-chave [PT]:

Ensino de Cincias. Motivao intrnseca e extrnseca. Professores. Uso de laboratrio. Laboratrio didtico. Ensino de cincias. Toledo. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Science education. Intrinsic and extrinsic motivation. Didactic laboratory. Toledo. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Maria Teresa Benevides Pereira [Orientador] - UEM
Fernanda Aparecida Meglhioratti - UNIOESTE
Luzia Marta Bellini - UEM
Solange Franci Raimundo Yaegashi - UEM
Resumo:
Resumo: O ensino de Biologia foi inserido nos currculos escolares brasileiros na dcada de 30. Como em outros pases, nesse perodo o ensino das cincias se desenvolveu em parceria com associaes de cientistas, professores e educadores vinculados a centros ou comits, objetivando a produo de materiais para o atual ensino mdio. No entanto, os materiais produzidos foram transformados em manuais didticos, que seguiam sistematicamente as etapas do mtodo cientfico. Com o passar das dcadas a prpria noo sobre a construo da cincia e mtodo cientfico foi revista e o processo de experimentao cientfica na escola tambm foi visto dentro de um processo investigativo de construo do conhecimento. Considerando a importncia da realizao de experimentos e do uso do laboratrio didtico, procura-se avaliar, neste trabalho, a motivao dos professores de biologia para o uso do laboratrio didtico de cincias, com base na teoria da autodeterminao proposta por Deci e Ryan (2010). A motivao permite determinar a intensidade e a persistncia do nosso comportamento na realizao e atividades pessoais ou profissionais, sendo que as pessoas necessitam sentirem-se competentes e autodeterminadas para estarem intrinsecamente motivadas. Foi realizado um levantamento quantitativo sobre o nmero de colgios que esto vinculadas rede Estadual de ensino do Estado do Paran que oferecem Ensino Mdio, computando os que possuam laboratrio de cincias e quantos eram efetivamente utilizados, alm de verificar quantos laboratrios possuem a presena de um laboratorista. A pesquisa qualitativa envolveu entrevista de nove professores de biologia que ministravam aula em laboratrios de cincias da rede pblica Estadual de Ensino do Municpio de Toledo, com o intuito de levantar informaes sobre a motivao extrnseca e intrnseca sobre a utilizao do laboratrio de cincias e a utilizao de atividades experimentais em suas aulas. As entrevistas geraram a formao de seis categorias e doze subcategorias que foram construdas conforme proposto por Bardin (1977). Obtivemos como resultados informaes a respeito de 32 Ncleos Regionais de Educao que possuem em sua jurisdio 1866 colgios que atendem ensino mdio, dos quais 1245 possuem laboratrio escolar, sendo constatado que 861 laboratrios so utilizados pelos professores de biologia. Desses 861 laboratrios somente 191 possuem laboratorista. De acordo com a teoria da autodeterminao, verificamos que os professores entrevistados no so desmotivados, mas identificamos os seguintes fatores que levam os professores a desenvolver desmotivao: excesso de alunos; dificuldades na preparao das aulas prticas, envolvendo questes metodolgicas, conceituais, epistemolgicas e procedimentais; falta de laboratorista; e tempo para preparao das aulas prticas. Esta pesquisa abordou a rea de psicologia e biologia, mesmo com a perspectiva interdisciplinar ambas apontaram uma ausncia de polticas pblicas estadual e federal para o uso do laboratrio e laboratorista no ensino de cincias. Sobre os aspectos motivacionais dos professores do municpio de Toledo, PR estes foram identificados em vrios tipos de regulao motivacional intrnseca e extrnseca. A maioria dos professores foi categorizada na Regulao por Integrao que um grau no processo de motivao que mais se aproxima do polo intrnseco, considerado o mais autntico e desejvel.

Abstract: The teaching of Biology was inserted into school curricula in Brazil in the 30s. As in other countries during this period the teaching of science was developed in partnership with associations of scientists, teachers and educators linked to centers or committees with the objective of producing materials for the current school. However, the produced materials were gradually transformed into textbooks that systematically followed the steps of the scientific method. Over the decades the notion of the construction of science and scientific method was revised and the process of scientific experimentation in schools was also seen within the investigative process of knowledge construction. Considering the importance of conducting experiments and the use of the teaching laboratory, this work aims to assess the motivation of biology teachers to use the science teaching laboratory based on self-determination theory proposed by Deci and Ryan (2010). The motivation to determine the intensity and persistence of our behavior and personal or professional activities, considering that people need to feel competent and self-determined to be intrinsically motivated. We conducted a quantitative survey on the number of institutions that are linked to the public education network in the state of Paran and are high schools. The idea was to see which ones had science labs, how many were actually used, and how many labs have a laboratory technician. The qualitative research included interviews with nine biology teachers who taught classes in science laboratories of state public schools in the town of Toledo, in order to gather information about the extrinsic and intrinsic motivation on the use of the science laboratory and the use of experimental activities in their classes. The interviews led to the formation of six categories and twelve subcategories that were constructed as proposed by Bardin (1977). The results obtained were informations about the 32 Regional Centers of Education that have 1866 institutions that are high schools, of which 1245 have a laboratory school, but just 861 laboratories are used by biology teachers. Only 191 of these 861 laboratories have a laboratory technician. According to self-determination theory, we found out that the interviewed teachers are motivated, but we identified the following factors that lead teachers to not develop motivation: too much students in class; difficulties in the preparation of practical classes due to methodological, conceptual, epistemological, and procedural issues; lack of a laboratory technician and time for preparation of practical classes. This study aimed the areas of psychology and biology, but even with an interdisciplinary perspective, both showed a lack of a state public policy on the use of the laboratory and the laboratory technician in science education. Motivational aspects of teachers in the town of Toledo, Paran were identified in several types of intrinsic and extrinsic motivational control. Most teachers were categorized in the Control by Integration, which is a degree in the motivation process that is the closest to the intrinsic pole, considered the most authentic and desirable one.
Data da defesa: 29/03/2012
Cdigo: vtls000197980
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Maria Teresa Benevides Pereira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao_vaniria.pdf
Tamanho: 1407 Kb (1441009 bytes)
Criado: 06-11-2012 15:42
Atualizado: 06-11-2012 15:47
Visitas: 1739
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