Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Representao social dos autores dos livros didticos de fsica sobre o conceito de calor
Autor(es): Luciano Carvalhais Gomes
Palavras-chave [PT]:

Livro didtico. Representaes sociais. Retrica. Calor. Fsica. Ensino de fsica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Didactic book. Social representations. Rhetoric. Heat. Physics education. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Alcina Maria Testa Braz da Silva - IFRJ
Jozimar Paes de Almeida - UEL
Luiz Roberto Evangelista - UEM
Ourides Santin Filho - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi fazer uma anlise crtica dos livros didticos de Fsica brasileiros, tanto do Ensino Mdio quanto do Ensino Superior, para detectar e descrever a representao social de seus autores sobre o conceito de calor. Por meio da apresentao de algumas reflexes dos estudos feitos sobre as Concepes alternativas, mostramos que os resultados dessas pesquisas no foram satisfatrios na mudana conceitual almejada. Assim, no caso do conceito de calor, fomos alm da simples catalogao das representaes dos autores dos livros didticos de Fsica em certas ou erradas. O nosso interesse foi explicar os mecanismos utilizados pelo grupo social para estabelecer a representao que lhe d certa identidade grupal e orienta suas aes. A nossa preparao terica para a execuo da pesquisa constou de uma reviso bibliogrfica alicerada em quatro pilares: o entendimento de como se deu a evoluo dos conceitos fsicos de energia e calor na histria da cincia; a leitura de textos sobre Representaes Sociais baseados na perspectiva terica de Moscovici; a leitura de textos sobre Retrica e Argumentao sintonizados com a perspectiva terica que Cham Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca apresentam em o "Tratado da Argumentao - A nova Retrica"; e o estudo e a anlise dos resultados das pesquisas sobre o conceito de calor. Os resultados mostraram que h uma representao social dos autores de livros didticos de Fsica, tanto do Ensino Mdio quanto do Ensino Superior, sobre o conceito de calor. O ncleo central dessa representao constitudo pela metfora "Calor uma substncia, um fluido sutil".

Abstract: The aim of this research was to make a critical analysis of some Brazilian didactic books of physics, intended to secondary education and also to Higher education, to detect and describe the author's social representation about the heat concept. By means of the presentation of some reflections of the studies made on the alternative conceptions, we showed that the results of these researches were not satisfactory in the aimed conceptual change. Thus, in the case of the heat concept, we went beyond of a simple cataloging as correct or incorrect the representations of the authors of didactic books of physics. Our interest was to explain the mechanisms used by the social group to establish the representation that gives certain group identity and guides its action. Our theoretical preparation to the execution of the research consisted of a well-estabilished bibliographical revision in four pillars: Understanding how occurred the evolution of the physical concepts of energy and heat in the history of science; the reading texts of Social Representations based on the Moscovic theoretical perspective; the reading of texts on syntonized with the Rhetoric and Argument with the theoretical perspective that Cham Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca presented in the "Treaty of the Argument - the new Rhetoric"; and the study and analysis of the research results on the heat concept. The results showed that there is a social representation of the didactic book of physics authors, intended to secondary education and also to Higher education, about the heat concept. The central core of this representation is constituted by the metaphor "Heat is a substance, a subtle fluid".
Data da defesa: 02/05/2012
Cdigo: vtls000197984
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DoutoradoUEM-Luciano Carvalhais Gomes-TESE-Final.pdf
Tamanho: 1171 Kb (1199611 bytes)
Criado: 06-11-2012 15:51
Atualizado: 06-11-2012 15:57
Visitas: 883
Downloads: 41

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.