Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: O gênero notícia no ensino médio : do modelo autônomo ao ideológico de letramento
Autor(es): Ana Maria da Silva
Palavras-chave [PT]:

Letramento. Ensino médio. Interocionismo sócio-discursivo. Gênero textual. Notícia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sociointeracionism. Media literacy. Teaching gender. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Sônia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Maria Inês Pagliarini Cox - UFMG
Resumo:
Resumo: O conceito de letramento em que este trabalho se apóia é o de Kleiman (2006), que o entende como a habilidade de lidar com o sistema de escrita, seja para leitura ou produção textual, de forma proficiente. Fundamentada em Street (1984), a autora apresenta dois modelos diferentes de letramento: o autônomo e o ideológico. O primeiro, supostamente prejudicial ao aluno, é classificado como artificial, descontextualizado e distante da realidade. O segundo, ideológico, acontece em situações de uso natural da escrita. Contudo, pretendemos , neste trabalho, comprovar que a aplicação dos instrumentos e o cruzamento dos resultados deste trabalho comprovam que uma articulação entre esses dois modelos é possível e desejável. Dessa forma, esta pesquisa-ação buscou propiciar o letramento midiático de alunos concluintes do Ensino Médio, focalizando especificamente o gênero notícia. Sua relevância se deve ao fato de que a recepção de textos jornalísticos, ocorrida desde cedo no lar, raramente é acompanhada de reflexões sobre suas condições de produção e os objetivos do autor. O estudo respaldou-se, além disso, nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2010), Bronckart (2003), Schneuwly (2000), Kleiman (2009) e em pesquisas sobre letramento, na perspectiva sociointeracionista, abordando o estudo da construção composicional, do estilo e do conteúdo temático do gênero, e as capacidades de linguagem que aí se evidenciam. Dentro da teoria escolhida, considera-se, de acordo com Schneuwly (2000): um sujeito (aluno do terceiro ano do Ensino Médio), um objeto sobre o qual se age (gênero notícia) e os instrumentos mediadores úteis para o alcance da apropriação desejada (atividades/ferramentas de ensino). Para atingir o objetivo geral, foi necessário diagnosticar as capacidades de linguagem dos alunos em relação ao gênero notícia; propor ferramentas capazes de auxiliar o processo de apropriação do gênero; avaliar continuamente todas as fases desse processo de letramento. Os resultados alcançados demonstram que a apropriação das condições de produção de um gênero textual, no caso, a notícia, propiciada de maneira autônoma na escola não se choca com o letramento ideológico, mas complementa-o, contribuindo com a formação de cidadãos letrados e críticos. O trabalho propõe, dessa forma, complementaridade, em lugar de exclusão, articulação em lugar de divisão.

Abstract: This action research qualitative aims to understand the process of literacy or the journalistic genre literacy news on high school students. Therefore, supported mainly on the assumptions and theoretical studies of Bakhtin (2010), Bronckart (2003), Kleiman (2009) and in research on literacy in perspective´s sociointeracionist, we intend to address the promotion of media literacy in high school, from structural study, language, and genre themed news, reflecting on the development of language skills. At this point, the theory of language Sociodiscursiva Interactionist theory, this research supports the measure it considers a subject (a student of third year high school), an object on which it acts (genre News) mediators and tools useful to the extent of appropriation desired (activities / teaching tools) (Schneuwly, 2000). To achieve the overall goal, specific objectives are: to assess the language skills developed in the initial production and final look at the role of the tools / instruments for the appropriation of the genre news, observe the development of literacy related to the journalistic sphere. Although literacy is not restricted to the school environment in Brazil, officially the period devoted to basic education is generally understood as the time to learn what it takes to become a citizen capable of dealing with the challenges of social life outside the school. This means that for those who are in touch daily with the multiple languages, it is essential to understand, interpret, and, above all, evaluate the content transmitted. From this perspective, be literate transcends the idea of understanding, configuring itself as discerning about what they read, hear and see. The approach of journalistic texts in school is particularly relevant, since its receipt, which occurred early in the home, is rarely accompanied by reflections on their production conditions and objectives of the author to the reader forward. So is the school responsibility to guide and promote access to knowledge of these cultural objects. In the 3rd year high school, the concern with passing the entrance examination to teaching print contents clearly a bias to the detriment of character formation. For this reason, I took students as research subjects in this series, from a private school in the northwest region of Paraná.
Data da defesa: 02/05/2012
Código: vtls000198537
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sônia Aparecida Lopes Benites
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: ANA DISSERTAÇÃO 2012 1.pdf
Tamanho: 4231 Kb (4332737 bytes)
Criado: 19-12-2012 22:54
Atualizado: 19-12-2012 22:58
Visitas: 1206
Downloads: 14

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar