Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O gnero notcia no ensino mdio : do modelo autnomo ao ideolgico de letramento
Autor(es): Ana Maria da Silva
Palavras-chave [PT]:

Letramento. Ensino mdio. Interocionismo scio-discursivo. Gnero textual. Notcia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sociointeracionism. Media literacy. Teaching gender. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Snia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Maria Ins Pagliarini Cox - UFMG
Resumo:
Resumo: O conceito de letramento em que este trabalho se apia o de Kleiman (2006), que o entende como a habilidade de lidar com o sistema de escrita, seja para leitura ou produo textual, de forma proficiente. Fundamentada em Street (1984), a autora apresenta dois modelos diferentes de letramento: o autnomo e o ideolgico. O primeiro, supostamente prejudicial ao aluno, classificado como artificial, descontextualizado e distante da realidade. O segundo, ideolgico, acontece em situaes de uso natural da escrita. Contudo, pretendemos , neste trabalho, comprovar que a aplicao dos instrumentos e o cruzamento dos resultados deste trabalho comprovam que uma articulao entre esses dois modelos possvel e desejvel. Dessa forma, esta pesquisa-ao buscou propiciar o letramento miditico de alunos concluintes do Ensino Mdio, focalizando especificamente o gnero notcia. Sua relevncia se deve ao fato de que a recepo de textos jornalsticos, ocorrida desde cedo no lar, raramente acompanhada de reflexes sobre suas condies de produo e os objetivos do autor. O estudo respaldou-se, alm disso, nos pressupostos tericos de Bakhtin (2010), Bronckart (2003), Schneuwly (2000), Kleiman (2009) e em pesquisas sobre letramento, na perspectiva sociointeracionista, abordando o estudo da construo composicional, do estilo e do contedo temtico do gnero, e as capacidades de linguagem que a se evidenciam. Dentro da teoria escolhida, considera-se, de acordo com Schneuwly (2000): um sujeito (aluno do terceiro ano do Ensino Mdio), um objeto sobre o qual se age (gnero notcia) e os instrumentos mediadores teis para o alcance da apropriao desejada (atividades/ferramentas de ensino). Para atingir o objetivo geral, foi necessrio diagnosticar as capacidades de linguagem dos alunos em relao ao gnero notcia; propor ferramentas capazes de auxiliar o processo de apropriao do gnero; avaliar continuamente todas as fases desse processo de letramento. Os resultados alcanados demonstram que a apropriao das condies de produo de um gnero textual, no caso, a notcia, propiciada de maneira autnoma na escola no se choca com o letramento ideolgico, mas complementa-o, contribuindo com a formao de cidados letrados e crticos. O trabalho prope, dessa forma, complementaridade, em lugar de excluso, articulao em lugar de diviso.

Abstract: This action research qualitative aims to understand the process of literacy or the journalistic genre literacy news on high school students. Therefore, supported mainly on the assumptions and theoretical studies of Bakhtin (2010), Bronckart (2003), Kleiman (2009) and in research on literacy in perspectives sociointeracionist, we intend to address the promotion of media literacy in high school, from structural study, language, and genre themed news, reflecting on the development of language skills. At this point, the theory of language Sociodiscursiva Interactionist theory, this research supports the measure it considers a subject (a student of third year high school), an object on which it acts (genre News) mediators and tools useful to the extent of appropriation desired (activities / teaching tools) (Schneuwly, 2000). To achieve the overall goal, specific objectives are: to assess the language skills developed in the initial production and final look at the role of the tools / instruments for the appropriation of the genre news, observe the development of literacy related to the journalistic sphere. Although literacy is not restricted to the school environment in Brazil, officially the period devoted to basic education is generally understood as the time to learn what it takes to become a citizen capable of dealing with the challenges of social life outside the school. This means that for those who are in touch daily with the multiple languages, it is essential to understand, interpret, and, above all, evaluate the content transmitted. From this perspective, be literate transcends the idea of understanding, configuring itself as discerning about what they read, hear and see. The approach of journalistic texts in school is particularly relevant, since its receipt, which occurred early in the home, is rarely accompanied by reflections on their production conditions and objectives of the author to the reader forward. So is the school responsibility to guide and promote access to knowledge of these cultural objects. In the 3rd year high school, the concern with passing the entrance examination to teaching print contents clearly a bias to the detriment of character formation. For this reason, I took students as research subjects in this series, from a private school in the northwest region of Paran.
Data da defesa: 02/05/2012
Cdigo: vtls000198537
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Snia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ANA DISSERTAO 2012 1.pdf
Tamanho: 4231 Kb (4332737 bytes)
Criado: 19-12-2012 22:54
Atualizado: 19-12-2012 22:58
Visitas: 732
Downloads: 13

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.