Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Geometrias na segunda fase do ensino fundamental : um estudo apoiado na epistemologia gentica
Autor(es): Joo Debastiani Neto
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Geometria Euclidiana. Geometrias no euclidiana. Construo do espao. Relaes topolgicas. Relaes projetivas. Relaes euclidianas. Contedo estruturante de geometria. Epistemologia gentica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Construction of the space. relations topological. relations projective. Euclidean Relations. Non-Euclidean geometries. Content Structuring geometry. Teaching Math. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Cllia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Valdeni Soliani Franco - UEM
Patrcia Unger Raphael Bataglia - UNESP
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Resumo:
Resumo: A teoria de Piaget se destaca pelo esforo na investigao da construo do espao pela criana, incluindo como ela o percebe e o representa. Segundo Piaget e Inhelder (1993), no domnio das geometrias, a criana estabelece primeiro as relaes topolgicas para, posteriormente, construir as relaes projetivas e euclidianas, que ocorrem de maneira simultnea. Contudo, de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educao Bsica de Matemtica do Estado do Paran (2008), o Contedo Estruturante de geometria se desdobra nos seguintes tpicos: geometria plana, geometria espacial, geometria analtica e noes bsicas de geometrias no euclidianas, sendo apresentadas aos alunos da Educao Bsica, na ordem descrita. Assim, o presente projeto tem como objetivo identificar como crianas entre oito e doze anos, que cursam o Ensino Fundamental mobilizam algumas das ideias bsicas construo de conceitos geomtricos durante a resoluo de situaes-problema. Acreditamos que esta pesquisa, alm do objetivo j citado, vem dar subsdios para confirmar a incluso das geometrias no euclidianas nas Diretrizes Curriculares. Nossa fundamentao terica advm da Teoria da Construo do Espao de Jean Piaget e Barbel Inhelder e da Teoria dos Campos Conceituais. A metodologia de pesquisa adotada o Mtodo Clnico Piagetiano tendo como instrumento diferentes situaes-problema.

Abstract: Piaget's theory is notable for the research effort in the construction of space for the child, including how it perceives and represents. According to Piaget and Inhelder (1993), in the field of geometry, the first child establishes topological relationships to later build the projective and Euclidean relations, which occur simultaneously. However, according to the Basic Education Curriculum Guidelines for Mathematics in the State of Paran (2008), Content Structuring geometry unfolds in the following topics: plane geometry, spatial geometry, analytic geometry and basic non-Euclidean geometries, being presented students of Basic Education, in the order described. Thus, this project aims to identify how children between eight and twelve years, who attend elementary school mobilize some of the basic ideas for the construction of geometrical concepts during the resolution of problem situations. We believe that this research, besides the aforementioned objective, is to give subsidies to confirm the inclusion of non-Euclidean geometries Curriculum Guidelines. Our theoretical results from the Theory of Construction of the Jean Piaget and Barbel Inhelder and Conceptual Fields Theory. The research methodology adopted Piaget's Clinical Method as an instrument with different problem situations.
Data da defesa: 02/03/2012
Cdigo: vtls000198607
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Cllia Maria Ignatius Nogueira
Co-Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao de Mestrado_Joo Debastiani Neto_UEM.pdf
Tamanho: 1918 Kb (1963755 bytes)
Criado: 08-10-2012 17:39
Atualizado: 08-10-2012 17:44
Visitas: 865
Downloads: 28

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.