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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Geometrias na segunda fase do ensino fundamental : um estudo apoiado na epistemologia genética
Autor(es): João Debastiani Neto
Palavras-chave [PT]:

Educação matemática. Geometria Euclidiana. Geometrias não euclidiana. Construção do espaço. Relações topológicas. Relações projetivas. Relações euclidianas. Conteúdo estruturante de geometria. Epistemologia genética. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Construction of the space. relations topological. relations projective. Euclidean Relations. Non-Euclidean geometries. Content Structuring geometry. Teaching Math. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Clélia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Valdeni Soliani Franco - UEM
Patrícia Unger Raphael Bataglia - UNESP
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Resumo:
Resumo: A teoria de Piaget se destaca pelo esforço na investigação da construção do espaço pela criança, incluindo como ela o percebe e o representa. Segundo Piaget e Inhelder (1993), no domínio das geometrias, a criança estabelece primeiro as relações topológicas para, posteriormente, construir as relações projetivas e euclidianas, que ocorrem de maneira simultânea. Contudo, de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Matemática do Estado do Paraná (2008), o Conteúdo Estruturante de geometria se desdobra nos seguintes tópicos: geometria plana, geometria espacial, geometria analítica e noções básicas de geometrias não euclidianas, sendo apresentadas aos alunos da Educação Básica, na ordem descrita. Assim, o presente projeto tem como objetivo identificar como crianças entre oito e doze anos, que cursam o Ensino Fundamental mobilizam algumas das ideias básicas à construção de conceitos geométricos durante a resolução de situações-problema. Acreditamos que esta pesquisa, além do objetivo já citado, vem dar subsídios para confirmar a inclusão das geometrias não euclidianas nas Diretrizes Curriculares. Nossa fundamentação teórica advém da Teoria da Construção do Espaço de Jean Piaget e Barbel Inhelder e da Teoria dos Campos Conceituais. A metodologia de pesquisa adotada é o Método Clínico Piagetiano tendo como instrumento diferentes situações-problema.

Abstract: Piaget's theory is notable for the research effort in the construction of space for the child, including how it perceives and represents. According to Piaget and Inhelder (1993), in the field of geometry, the first child establishes topological relationships to later build the projective and Euclidean relations, which occur simultaneously. However, according to the Basic Education Curriculum Guidelines for Mathematics in the State of Paraná (2008), Content Structuring geometry unfolds in the following topics: plane geometry, spatial geometry, analytic geometry and basic non-Euclidean geometries, being presented students of Basic Education, in the order described. Thus, this project aims to identify how children between eight and twelve years, who attend elementary school mobilize some of the basic ideas for the construction of geometrical concepts during the resolution of problem situations. We believe that this research, besides the aforementioned objective, is to give subsidies to confirm the inclusion of non-Euclidean geometries Curriculum Guidelines. Our theoretical results from the Theory of Construction of the Jean Piaget and Barbel Inhelder and Conceptual Fields Theory. The research methodology adopted Piaget's Clinical Method as an instrument with different problem situations.
Data da defesa: 02/03/2012
Código: vtls000198607
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Clélia Maria Ignatius Nogueira
Co-Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação de Mestrado_João Debastiani Neto_UEM.pdf
Tamanho: 1918 Kb (1963755 bytes)
Criado: 08-10-2012 17:39
Atualizado: 08-10-2012 17:44
Visitas: 1416
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