Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O dilogo entre o conhecimento cientfico e o saber popular sobre peixes por pescadores e professores de escolas pblicas localizadas na plancie de inundao do alto rio Paran
Ttulo [EN]: The dialog between popular and scientific knowledge about fish by fishermen and public school teachers located in the upper Paran River floodplain.
Autor(es): Poliana Barbosa da Riva
Palavras-chave [PT]:

Etnoictiologia. Educao intercultural. Educao bsica. Educao ambiental. Pescadores artesanais. Conhecimento ecolgico popular. Paran (Estado). Rio. Bacia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Ethnoichthyology. Basic Education. Intercultural Education. Paran River. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientador] - UEM
Jandira Liria Biscalquini Talamoni - UNESP
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira - UEM
Resumo:
Resumo: Pescadores artesanais possuem um conhecimento ecolgico tradicional, construdo de gerao a gerao, acerca da histria natural, do comportamento e da classificao popular dos peixes, o qual utilizado nas estratgias de pesca e pode ser til para a sustentabilidade dos estoques pesqueiros. Esta pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos tradicionais, mais especificamente os saberes etnoictiolgicos dos pescadores da plancie alagvel do rio Paran, sobre a ecologia e composio ictiofaunstica local, bem como investigar como os professores das escolas da regio promovem com seus alunos o dilogo entre o saber popular e o cientfico sobre os peixes. Os dados etnoictiolgicos foram obtidos mediante os procedimentos usuais da pesquisa qualitativa: entrevistas, gravaes, observaes e anlise documental. Em um segundo momento, essas informaes subsidiaram o planejamento e a realizao de um curso de formao continuada para os professores das escolas locais sobre os peixes e a ecologia da regio, e a investigao de suas concepes e prticas pedaggicas sobre o tema. Os resultados obtidos indicam que os pescadores entrevistados, apesar de no terem acesso ao conhecimento cientfico sistematizado sobre a ecologia e dinmica da plancie de inundao, apresentam conhecimentos e percepes que devem ser considerados nos projetos de educao ambiental e na gesto dos recursos naturais. Em relao aos professores, observamos que, a despeito de suas limitaes iniciais para trabalharem o dilogo dos saberes, como constatamos na anlise dos questionrios, estas foram problematizadas e superadas durante o curso. As estratgias didticas e pedaggicas expressas nas seqncias didticas realizadas pelos professores ao final do curso evidenciaram perspectivas positivas de que ambos os conhecimentos - cientficos e tradicionais - podem ser por eles trabalhados, a fim de estabelecer um dilogo frtil entre esses diferentes saberes e, consequentemente, ampliar a viso crtica dos alunos sobre a realidade ambiental em que vivem.

Abstract: Artisan fishermen have a traditional ecological knowledge, built by generation by generation, about natural history, behavior and popular classification of the fish, which is used in fishing strategies and can be useful for sustainability of fish stocks. This research's aim was to know the traditional knowledge, more specifically, the Paran River floodplain fishermen's ethnoichthyological knowledge about ecology and local ictiofaunistic as well as to investigate how the teachers of the region promote the dialog between popular and scientific about fish with their students. The ethnoichthyological data were obtained by usual procedures of the qualitative research: interviews, recordings, observations and documental analysis. In a second moment, these information subsidize the planning and realization of a course of continuing education for the local teachers about the region's fish and ecology and the survey of their conceptions and pedagogic practices about the theme. The methodology of the data collect adopted in this phase had its base in participative research. The result obtained show that the interviewed fishermen, although they don't have access to systematized knowledge about ecology and dynamic of the floodplain, present knowledge and perception which must be considered in the environmental educational projects and the management of natural resources. Regarding to the teachers, it was observed that in spite of their initial limitations about working the knowledge dialog, as found in the questionnaire's analysis, they were rendered problematic and overcame during the course. The didactic strategies expressed in the didactic sequences performed by the teachers, at the end of the course, showed positive perspectives that both knowledge - scientific and traditional - may be worked by them, to establish a fertile dialog among different knowledge and, as a consequence, increase the critical view of the students about the environmental reality they live in.
Data da defesa: 05/03/2012
Cdigo: vtls000198991
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao POLIANA BARBOSA DA RIVA PCM UEM 05 maro de 2012_noPW.pdf
Tamanho: 5523 Kb (5655519 bytes)
Criado: 07-11-2012 15:16
Atualizado: 07-11-2012 15:23
Visitas: 1980
Downloads: 63

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.