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Ttulo [PT]: As relaes retricas no gnero resposta argumentativa : um estudo da superestrutura do gnero e da expresso lingustica das relaes
Autor(es): Jackline Alto dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Estrutura retrica do texto (RST). Redao de vestibular. Superestrutura textual/Microestrutura textual. Resposta argumentativa. Expresso lingustica. Gnero. Relaes retricas (RST). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Rhetorical Structure Theory (RST). Textual superstructure. Textual microstructure. Argumentative response genre. Linguistic expression of rhetorical relations. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Juliano Desiderato Antonio [Orientador] - UEM
Maria Regina Pante - UEM
Maria Beatriz Nascimento Decat - UFMG
Resumo:
Resumo: De acordo com a Teoria da Estrutura Retrica (Rhetorical Structure Theory - RST), alm do contedo explcito veiculado pelas oraes de um texto, h relaes implcitas que surgem da combinao entre partes do texto e da combinao entre oraes. Neste trabalho, pretende-se descrever a ocorrncia dessas relaes, chamadas relaes retricas, relaes de coerncia ou proposies relacionais, na superestrutura do gnero resposta argumentativa. O corpus analisado foi composto por 15 redaes do gnero Resposta Argumentativa (doravante RA) do Concurso Vestibular de Inverno 2009 da Universidade Estadual de Maring. Nessa redao, os candidatos deveriam se basear em uma coletnea de textos, que tinha como tema "vcio na internet", para responder pergunta: "A internet nociva?". A escolha do corpus baseou-se em critrios que verificaram se a forma de organizao das pores textuais estava adequada ao gnero Resposta Argumentativa, na resposta dada pelos vestibulandos pergunta feita. Essa adequao da resposta dizia respeito argumentao desenvolvida. Na anlise descrevemos as relaes que ocorrem a partir das relaes da superestrutura e vo at a microestrutura, uma vez que as relaes retricas permeiam todo o texto, desde as pores maiores at as relaes estabelecidas entre duas oraes (MANN E THOMPSON, 2010). Alm disso, descrevemos os meios lingusticos utilizados pelos produtores dos textos na marcao das relaes. A anlise da superestrutura textual mostrou que a maioria dos candidatos desenvolveu a afirmao inicial com a relao de evidncia. O que justifica o grande nmero de ocorrncias dessa relao o fato de que o candidato tem como inteno aumentar a crena do leitor no contedo do ncleo quando utiliza essa relao (MANN E TABOADA, 2010). Ainda em relao superestrutura textual, das 15 redaes analisadas, 3 no apresentaram concluso. Isso no comprometeu a superestrutura dos textos, uma vez que a concluso no obrigatria no gnero resposta argumentativa. No nvel mais alto do interior da poro textual que compe a afirmao inicial, a relao que foi encontrada com maior frequncia foi a de contraste (26,6%). O que justifica essa frequncia o fato de que o prprio comando e os textos de apoio da prova levam o candidato a estabelecer contrastes: a maioria dos textos afirma que a internet traz benefcios se for utilizada da maneira correta, caso contrrio, ela nociva e pode prejudicar as pessoas. No nvel mais alto do desenvolvimento das redaes, a relao de lista foi identificada em 46,6% das relaes encontradas nesse nvel. O que justifica esse nmero de ocorrncias dessa relao a prpria forma do gnero RA, j que o produtor do texto deve responder pergunta, exemplificar e explicar sua resposta. Na relao de lista, o produtor apresenta elementos de mesmo estatuto de informao, ela utilizada pelo candidato para exemplificar a afirmao inicial, ou elencar argumentos, que so desenvolvidos no nvel seguinte. No nvel mais alto do interior da poro textual que compe a concluso, a relao com maior frequncia de ocorrncia foi a de contraste, encontrada em 8 das 15 redaes analisadas. Como a concluso uma reafirmao da afirmao inicial, era de se esperar que a relao encontrada com maior frequncia no tpico tambm fosse identificada com maior frequncia na concluso. Consideramos tambm nessa pesquisa a microestrutura textual, aquelas relaes que surgem entre as oraes e colaboram para o desenvolvimento da argumentao nos textos argumentativos, uma vez que expandem ou acrescentam informaes ao ncleo. Em cada um dos exemplos analisados, foi feita uma anlise do meio de expresso utilizado para marcar as relaes retricas. Essa anlise comprovou que muitas vezes as relaes so identificadas por critrios semnticos e pragmticos, e no apenas por marcas formais, como afirmam Gomz-Gonzlez e Taboada (2005).

Abstract: According to the Rhetorical Structure Theory (RST), besides the explicit content conveyed by the sentences of a text, there are also implicit relations that emerge from the combination of different parts of the text and the arrangement among sentences. This study attempts to describe the occurrence of those relations, also called rhetorical relations, coherence relations, or relational propositions, in the superstructure of the argumentative response (AR) genre. The corpus of the texts analyzed was composed by 15 AR pieces of writing selected from the 2009 winter university entrance test applied at Maring State University - Paran, Brazil. For this particular writing the students had, based on a series of texts that had as the central theme "Addiction in the Internet", to answer the following question: "Is the Internet harmful?". The selection of this particular corpus was based on criteria that verified if the organization form of the different textual parts was adequate to the AR genre in the answer given by the candidates. The answers' adequacy was related to the argumentation developed. In the analysis, the relations that take place from the super to the microstructure are described, once the rhetorical relations permeate all the text, from the major parts to those relations established by just two sentences (MANN E THOMPSON, 2010). In addition to that, the linguistic means used by the writers in marking relations are also described. The textual superstructure analysis demonstrated that the majority of candidates developed the initial statement in relation to the evidence given. This relation high frequency may be explained by the fact that the candidate has the intention to increase the reader's belief in the content found in the core of the text (MANN E TABOADA, 2010). Still concerning the textual superstructure, from the 15 pieces of writing analyzed, three of them did not present a conclusion. This did not compromised the texts superstructure, since a conclusion in not mandatory in the AR genre. At the highest level of the textual part that composes the initial statement, the relation that was more often found was of contrast (26.6%). This frequency may be attributed to the fact that the command itself, and the supporting texts in the test, led the candidates to establish contrasts: most texts states that the Internet is beneficial if used correctly, otherwise it is may be harmful to people. At the highest level of writing development, the roll relations were identified in 46.6% of cases. This may be justified by the AR genre form itself, since the writer must answer the question, exemplifying and explaining it. In the roll relation, the writer presents elements of the standing information, which are used to exemplify the initial statement, or to list the arguments which are developed in the next level. At the highest level in the textual part that composes the conclusion, the relation with the greatest incidence was again of contrast, found in eight of the 15 writings analyzed. As the conclusion is a reaffirmation of the initial statement, it was no surprise that the relations most often found in the topic would also be the ones identified in the conclusion. The textual microstructure was also considered in this study. It refers to those relations that emerge among sentences and help to develop the argumentation in argumentative texts, since they expand or add information to the core of the text. In each of the samples analyzed, it was also performed an analysis of the means of expression used to mark the rhetorical relations. This analysis demonstrated that relations are very often identified by semantic and pragmatic criteria, not just by formal marks, as stated by Gomz-Gonzlez e Taboada (2005).
Data da defesa: 12/06/2012
Cdigo: vtls000199150
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Juliano Desiderato Antonio
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: VERSO DEFINITIVA.pdf
Tamanho: 5227 Kb (5352404 bytes)
Criado: 25-10-2012 14:51
Atualizado: 25-10-2012 14:58
Visitas: 861
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