Resumo: O presente estudo abordou as políticas públicas sobre a Iniciação Científica Júnior ( ICJ) no Paraná e, sobretudo, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Nos últimos anos as agências de fomento à pesquisa das fundações de amparo à pesquisa nos estados da federação (FAPS), bem como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq vêm publicando propostas de implantação de bolsas de ICJ nas instituições de pesquisa interessadas nessa forma de convênio. Com o objetivo de avaliar as políticas públicas voltadas à ICJ, realizamos um estudo na UEL utilizando a sociologia da ciência de Pierre Bourdieu e, especificamente, sua noção de campo científico. Neste estudo, entrevistamos alunos de ensino médio que participaram deste programa a fim de verificar a contribuição para a formação de um habitus científico. Entrevistamos, ainda, docentes que apresentaram suas representações sobre o programa. Após a apresentação dos resultados desta pesquisa e cotejamentos das informações levantadas juntamente com as demais fontes investigadas nesta pesquisa, constatamos que a ICJ favorece à formação de uma demanda qualificada ao campo científico. Outrossim, propomos que este programa seja direcionado a estudantes em condições socioeconômicas desfavoráveis, pois uma parcela significativa de estudantes que participaram do programa demonstram um perfil favorável ao ingresso no campo científico, mesmo sem a participação neste programa.
Abstract: This study focused on public policies on the Junior Scientific Initiation (ICJ) in Paraná, and especially at the State University of Londrina (UEL). In recent years, research funding agencies, foundations that support research in the states of the federation (FAPS), and the National Council for Scientific and Technological Development - CNPq have published proposals to implement the ICJ in the pockets of research institutions interested in this form of agreement. In order to evaluate public policies aimed at the ICJ, we conducted a study at UEL using the sociology of Pierre Bourdieu, specifically his notion of the scientific field. In this study, we interviewed high school students who participated in this program to verify the contribution to the formation of a scientific habitus. Interviewed also teachers presenting their representations of the program. After presenting the results of this search and readback of information gathered along with the other sources investigated in this study, we found that the ICJ favors the formation of a qualified demand the scientific field. Furthermore, we propose that this program is targeted at students in unfavorable socioeconomic conditions, because a significant portion of students who participated in the program demonstrate a favorable profile to enroll in the scientific field, even without participation in this program. |