Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: Produção simbólica e reprodução cultural do conceito de inovação no mercado da baixa renda
Autor(es): Vitor Koki da Costa Nogami
Palavras-chave [PT]:

Produção simbólica. Reprodução cultural. Inovação. Baixa renda. Eletrodomésticos. Consumidores. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Symbolic production. Cultural reproduction. Innovation. Low-income. Home Appliances. Brazil.
Área de concentração: Organizações e Empreendedorismo
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
João Felipe Rammelt Sauerbronn - UNIGRANRIO
Maurício Reinert Nascimento - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo do trabalho é investigar como o conceito de inovação em produtos eletrodomésticos é produzido simbolicamente e reproduzido culturalmente no mercado de baixa renda. Para tanto, os pilares teóricos que sustentam esta pesquisa versam sobre a produção simbólica e reprodução cultural; inovação; e baixa renda. A produção simbólica são articulações que expressam significados de decisão nas relações interpessoais e inter-organizacionais (SAHLINS, 2003). Assim, a produção simbólica é uma forma de expressão e confirmação de um indivíduo que se auto compreende dentro de uma sociedade culturalmente constituída (McCRACKEN, 2003). A reprodução cultural é o processo contínuo de construção, desconstrução e reconstrução da cultura, influenciado por um conjunto de símbolos, crenças, e valores que afetam a existência e o comportamento social (JENKS, 2003; DOUGLAS; ISHERWOOD, 2006). Dentro da área de inovação é possível encontrar diversas vertentes de pesquisa, para o presente trabalho a perspectiva utilizada foi o construcionismo social (ROGERS, 2003; MOREIRA; QUEIROZ, 2007), que não considera que para algo ser inovador e agente de mudança, seja necessária uma inovação tecnológica. O último pilar teórico aborda a baixa renda. De acordo com Prahalad (2005) esse segmento de mercado tem alto potencial de consumo e é pouco explorado pelas empresas. O recorte empírico da pesquisa recaiu sobre o setor de eletrodomésticos, especificamente fabricantes, varejistas e consumidores. A pesquisa foi construída por meio de diferentes procedimentos, caracterizando-se como uma pesquisa multimétodo. Inicialmente foram coletadas informações de professores das áreas de Marketing e Inovação pelo método Delphi. Em um segundo momento foram realizadas entrevistas com fabricantes e varejistas. Então, dois focus groups foram realizados com consumidores de baixa renda. Por fim, aplicou-se uma pesquisa do tipo survey com consumidores de baixa renda na cidade de Maringá. Como análise de dados das etapas qualitativa foi utilizada a análise de conteúdo com o software NVIVO10. Para a etapa quantitativa foram realizadas análises por meio de correlações de pearson e análise fatorial com o software IBM-SPSS20. No que diz respeito à inovação, o principal resultado encontrado se fundamenta na construção do conceito de inovação incremental, que se caracteriza por adaptações nos atributos dos produtos, como um processo de downsizing. Como consequência, estas inovações incrementais proporcionam melhoria na qualidade de vida dos consumidores (ROGERS, 2003). Ainda como resultado principal, foi possível analisar como ocorre a produção simbólica e reprodução cultural entre os agentes de mercado pesquisados. Entre fabricantes e varejistas, os principais dispositivos são os promotores/representantes e as feiras B2B; entre varejistas e consumidores foi possível identificar a relação de aproximação interpessoal entre vendedores e consumidores bem como ações promocionais de marketing; finalmente, entre fabricantes e consumidores, é necessário um intermediador para esta relação, que são os próprios varejistas e as assistências técnicas. Ainda foi possível identificar representações dos e entre os consumidores, como o sentimento de coletividade e status. Por fim, é possível concluir ainda que, o consumidor de baixa renda consome inovações incrementais conforme produzido e reproduzido pelos fabricantes e varejistas, assumindo uma posição de adoção tardia para compra, ou seja, espera que outras pessoas adquiram os produtos para se sentirem mais seguros em suas compras.

Abstract: The aim proposed is to investigate how the concept of innovation in home appliances is produced symbolically and reproduced culturally in low-income market. Then, the theoretical background that support this research concern the symbolic production and cultural reproduction; innovation; and bottom of the pyramid market. The symbolic production are means of joint decision that express meanings in interpersonal and inter-organizational relations (SAHLINS, 2003). Thus, the symbolic production is a form of expression and confirmation of an individual who understands itself within a culturally constituted (McCRACKEN, 2003). Cultural reproduction is the continuous process of construction, deconstruction and reconstruction of culture, influenced by a set of symbols, beliefs, and values that affect the existence and social behavior (JENKS, 2003; DOUGLAS; ISHERWOOD, 2006). Within the field of innovation is possible to find several lines of research, for this dissertation was used the perspective of social constructionism social (ROGERS, 2003; MOREIRA; QUEIROZ, 2007), which does not consider that something to be innovative and be a change agent, need a technological innovation. The last theoretical support addresses the issue of bottom of the pyramid. According to Prahalad (2005) this market segment that has high potential for consumption and is insufficiently explored by companies. The empirical research was based on the home appliances sector, specifically manufacturers, retailers and low-income consumers. The research was constructed through different procedures, characterizing by a mix method. Initially, information was collected from professors in the fields of Marketing and Innovation by the Delphi method. In a second phase, interviews were conducted with manufacturers and retailers. Subsequently, two focus groups were conducted with low-income consumers. Finally, we applied a survey with low-income consumers in Maringá city. As data analysis of the qualitative steps was used content analysis with the software NVIVO10. For the quantitative stage were performed pearson correlations and factor analysis with software IBM-SPSS20. As regards the innovation, the main conclusion based on the construction of the incremental innovation concept, which is characterized by changes in attributes of the products as a downsizing process. As a consequence, these incremental innovations provide improvement in quality of life of consumers (ROGERS, 2003). Also as a result it was possible to analyze how the symbolic production and cultural reproduction among market players surveyed occurs. Between manufacturers and retailers, the main devices of this process are the promoters agents and the B2B trade fairs, among retailers and consumers were able to identify the approach interpersonal relationship between sellers and consumers as well as promotional marketing, and finally between manufacturers and consumers, intermediary is required for this relationship, which are retailers and technical assistance. Furthermore, it was possible to identify the representations among consumers as the sense of collectivity and status. Finally, it is still possible to conclude that low-income consumers consume incremental innovations as produced and reproduced by manufacturers and retailers, taking a position to buyer later adoption, expect other people to buy products to feel more secure in their purchases.
Data da defesa: 28/08/2012
Código: vtls000199824
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Administração.
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 006. Vitor Koki da Costa Nogami.pdf
Tamanho: 3081 Kb (3154645 bytes)
Criado: 04-07-2013 11:58
Atualizado: 26-07-2013 15:06
Visitas: 1378
Downloads: 31

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar