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Ttulo [PT]: Produo simblica e reproduo cultural do conceito de inovao no mercado da baixa renda
Autor(es): Vitor Koki da Costa Nogami
Palavras-chave [PT]:

Produo simblica. Reproduo cultural. Inovao. Baixa renda. Eletrodomsticos. Consumidores. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Symbolic production. Cultural reproduction. Innovation. Low-income. Home Appliances. Brazil.
rea de concentrao: Organizaes e Empreendedorismo
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Joo Felipe Rammelt Sauerbronn - UNIGRANRIO
Maurcio Reinert Nascimento - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo do trabalho investigar como o conceito de inovao em produtos eletrodomsticos produzido simbolicamente e reproduzido culturalmente no mercado de baixa renda. Para tanto, os pilares tericos que sustentam esta pesquisa versam sobre a produo simblica e reproduo cultural; inovao; e baixa renda. A produo simblica so articulaes que expressam significados de deciso nas relaes interpessoais e inter-organizacionais (SAHLINS, 2003). Assim, a produo simblica uma forma de expresso e confirmao de um indivduo que se auto compreende dentro de uma sociedade culturalmente constituda (McCRACKEN, 2003). A reproduo cultural o processo contnuo de construo, desconstruo e reconstruo da cultura, influenciado por um conjunto de smbolos, crenas, e valores que afetam a existncia e o comportamento social (JENKS, 2003; DOUGLAS; ISHERWOOD, 2006). Dentro da rea de inovao possvel encontrar diversas vertentes de pesquisa, para o presente trabalho a perspectiva utilizada foi o construcionismo social (ROGERS, 2003; MOREIRA; QUEIROZ, 2007), que no considera que para algo ser inovador e agente de mudana, seja necessria uma inovao tecnolgica. O ltimo pilar terico aborda a baixa renda. De acordo com Prahalad (2005) esse segmento de mercado tem alto potencial de consumo e pouco explorado pelas empresas. O recorte emprico da pesquisa recaiu sobre o setor de eletrodomsticos, especificamente fabricantes, varejistas e consumidores. A pesquisa foi construda por meio de diferentes procedimentos, caracterizando-se como uma pesquisa multimtodo. Inicialmente foram coletadas informaes de professores das reas de Marketing e Inovao pelo mtodo Delphi. Em um segundo momento foram realizadas entrevistas com fabricantes e varejistas. Ento, dois focus groups foram realizados com consumidores de baixa renda. Por fim, aplicou-se uma pesquisa do tipo survey com consumidores de baixa renda na cidade de Maring. Como anlise de dados das etapas qualitativa foi utilizada a anlise de contedo com o software NVIVO10. Para a etapa quantitativa foram realizadas anlises por meio de correlaes de pearson e anlise fatorial com o software IBM-SPSS20. No que diz respeito inovao, o principal resultado encontrado se fundamenta na construo do conceito de inovao incremental, que se caracteriza por adaptaes nos atributos dos produtos, como um processo de downsizing. Como consequncia, estas inovaes incrementais proporcionam melhoria na qualidade de vida dos consumidores (ROGERS, 2003). Ainda como resultado principal, foi possvel analisar como ocorre a produo simblica e reproduo cultural entre os agentes de mercado pesquisados. Entre fabricantes e varejistas, os principais dispositivos so os promotores/representantes e as feiras B2B; entre varejistas e consumidores foi possvel identificar a relao de aproximao interpessoal entre vendedores e consumidores bem como aes promocionais de marketing; finalmente, entre fabricantes e consumidores, necessrio um intermediador para esta relao, que so os prprios varejistas e as assistncias tcnicas. Ainda foi possvel identificar representaes dos e entre os consumidores, como o sentimento de coletividade e status. Por fim, possvel concluir ainda que, o consumidor de baixa renda consome inovaes incrementais conforme produzido e reproduzido pelos fabricantes e varejistas, assumindo uma posio de adoo tardia para compra, ou seja, espera que outras pessoas adquiram os produtos para se sentirem mais seguros em suas compras.

Abstract: The aim proposed is to investigate how the concept of innovation in home appliances is produced symbolically and reproduced culturally in low-income market. Then, the theoretical background that support this research concern the symbolic production and cultural reproduction; innovation; and bottom of the pyramid market. The symbolic production are means of joint decision that express meanings in interpersonal and inter-organizational relations (SAHLINS, 2003). Thus, the symbolic production is a form of expression and confirmation of an individual who understands itself within a culturally constituted (McCRACKEN, 2003). Cultural reproduction is the continuous process of construction, deconstruction and reconstruction of culture, influenced by a set of symbols, beliefs, and values that affect the existence and social behavior (JENKS, 2003; DOUGLAS; ISHERWOOD, 2006). Within the field of innovation is possible to find several lines of research, for this dissertation was used the perspective of social constructionism social (ROGERS, 2003; MOREIRA; QUEIROZ, 2007), which does not consider that something to be innovative and be a change agent, need a technological innovation. The last theoretical support addresses the issue of bottom of the pyramid. According to Prahalad (2005) this market segment that has high potential for consumption and is insufficiently explored by companies. The empirical research was based on the home appliances sector, specifically manufacturers, retailers and low-income consumers. The research was constructed through different procedures, characterizing by a mix method. Initially, information was collected from professors in the fields of Marketing and Innovation by the Delphi method. In a second phase, interviews were conducted with manufacturers and retailers. Subsequently, two focus groups were conducted with low-income consumers. Finally, we applied a survey with low-income consumers in Maring city. As data analysis of the qualitative steps was used content analysis with the software NVIVO10. For the quantitative stage were performed pearson correlations and factor analysis with software IBM-SPSS20. As regards the innovation, the main conclusion based on the construction of the incremental innovation concept, which is characterized by changes in attributes of the products as a downsizing process. As a consequence, these incremental innovations provide improvement in quality of life of consumers (ROGERS, 2003). Also as a result it was possible to analyze how the symbolic production and cultural reproduction among market players surveyed occurs. Between manufacturers and retailers, the main devices of this process are the promoters agents and the B2B trade fairs, among retailers and consumers were able to identify the approach interpersonal relationship between sellers and consumers as well as promotional marketing, and finally between manufacturers and consumers, intermediary is required for this relationship, which are retailers and technical assistance. Furthermore, it was possible to identify the representations among consumers as the sense of collectivity and status. Finally, it is still possible to conclude that low-income consumers consume incremental innovations as produced and reproduced by manufacturers and retailers, taking a position to buyer later adoption, expect other people to buy products to feel more secure in their purchases.
Data da defesa: 28/08/2012
Cdigo: vtls000199824
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas. Departamento de Administrao.
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 006. Vitor Koki da Costa Nogami.pdf
Tamanho: 3081 Kb (3154645 bytes)
Criado: 04-07-2013 11:58
Atualizado: 26-07-2013 15:06
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