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Ttulo [PT]: A cultura como fonte de explorao de oportunidade empreendedora : um estudo de caso
Autor(es): Anderson Katsumi Miyatake
Palavras-chave [PT]:

Empreendedorismo. Estudo de caso, Explorao de oportunidades. Derivados do milho. Tradio cultural, Pamonhas. Identificao e explorao de oportunidade empreendedora. Cultura. Produto cultural. Maring. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Entrepreneurship opportunity identification and exploitation. Culture. Cultural product. Maring. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Empreendedorismo, Inovao e Mercado
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Hilka Pelizza Vier Machado [Orientador] - UEM
Valdir Machado Valado Jnior - PPGA/UFU
Francisco Giovanni David Vieira - UEM
Luciano Mendes - UEM
Resumo:
Resumo: A identificao de oportunidades empreendedoras representa uma etapa do processo empreendedor. Os estudos referentes a oportunidades buscam a compreenso de como ocorre a identificao. Aps essa etapa, o empreendedor coloca em prtica a oportunidade vislumbrada. O ambiente no qual o empreendedor vive bem como os costumes, tradies e crenas de um grupo influenciam na oportunidade de negcio. Este trabalho visou compreender como oportunidades podem ser identificadas e exploradas quando levados em considerao aspectos culturais locais. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido utilizando estudo de caso na regio de Maring-PR, localizado no noroeste paranaense, que explorou a pamonha como produto cultural e que h forte presena do milho. A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratrio, visou, atravs de entrevistas semiestruturadas e visitas empresa, registradas em notas de campo, o significado do produto cultural para a oportunidade. Foram entrevistados o empreendedor, a esposa, os filhos e gerentes que concordaram em participar voluntariamente. O negcio foi constitudo 6 anos aps o incio. Iniciou-se com venda de pamonha, curau e bolo de milho numa festa tpica de Marialva-PR. Depois o empreendedor vendeu de porta em porta, na principal feira de Maring. Posteriormente, tambm passou a vender os produtos em uma feira em Marialva at a criao da primeira loja naquela cidade, quando somente continuou na feira de Maring. Seis meses aps a abertura, transferiu a loja para Maring, mudando com a famlia poucos meses depois porque o negcio estava dando certo. O empreendedor diversificou as opes de derivados de milho, incluindo sabores de pamonha doce e salgada, sopa, suco e escondidinho. Quando a segunda loja foi aberta em Shopping Center, ocorreram mudanas porque no havia movimento. Detectou-se que a clientela preferia refeies base de arroz e feijo, situao em que foram criados pratos executivos. Com isso, foram implementados nas lojas e novas opes de refeies foram sendo criadas. Aps 15 anos, atualmente h 4 lojas, sendo 3 em Shopping Center e h previso para abertura de mais uma loja em outro Shopping Center. Tambm foi criada uma indstria para fabricao de pamonha, bolo e curau para abastecer as lojas e 6 supermercados em que vendem pamonhas em estufas. Os resultados mostraram empreendedorismo por necessidade e o alerta empreendedor auxiliou na descoberta da oportunidade. As redes sociais e as parcerias foram importantes para a explorao. possvel notar aspectos culturais de tradio e costume que foram importantes para o incio do empreendimento. A partir do momento em que passaram a atuar no segmento de Shopping Center, tiveram que adaptar produtos predominantes associados ao mundo rural com a necessidade do mundo urbano moderno em consumir refeies rpidas e associadas ao bsico arroz com feijo.

Abstract: The identification of entrepreneurial opportunities is a step in the entrepreneurial process. The studies on the opportunities seek mechanisms involved in the identification. After this stage, The identification of entrepreneurial opportunities is a step in the entrepreneurial process. The studies on the opportunities seek mechanisms involved in the identification. After this stage, the entrepreneur puts into practice the opportunity envisioned. The environment in which the entrepreneur lives and also the customs, traditions and beliefs of a group influence the the entrepreneur puts into practice the opportunity envisioned. The environment in which the entrepreneur lives and also the customs, traditions and beliefs of a group influence the business opportunity. This study aimed to understand how opportunities can be identified and exploited when taken into consideration local cultural aspects. Thus, the study was conducted using case study in the region of Maring-PR, located in northwest Paran, who explored the pamonha as a cultural product. This region has strong presence of corn. The research is qualitative and exploratory. The first step was made structured interviews and also some visits to the company. The field notes were used to register these moments. We interviewed the entrepreneur and his wife, and also his children and managers. They agreed to participate voluntarily. The business was established 7 years after onset. It begun with the sale of pamonha, curau and corn cake in a typical party in Marialva-PR. After the entrepreneur sold door to door. When the second store was opened in a Shopping Mall, some changes have occurred because it wasn't a good sales. He found that customers prefer to eat rice and beans, so he created executives meals. This was implemented in new stores and other options were created. After 15 years, there are currently four stores, including three in Shopping Mall and is expected to open more one store in another Shopping Mall. It also established a manufacturing industry for pamonha, corn cake and curau to supply the stores and 6 supermarkets. The results shown there necessity entrepreneurship. There was some entrepreneurial factors like the intention and the alert entrepreneur who helped in the discovery of opportunity. Social networks and partnerships were important to explore. It was possible to notice that cultural aspects of tradition and custom that were important for the initiation of the company. From the moment that he started to sell in the Shopping mall, he had to adapt his products because they are associated with the rural world. The modern urban world wants to consume fast food and associated with the basic rice and beans.
Data da defesa: 31/07/2012
Cdigo: vtls000199869
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Hilka Pelizza Vier Machado
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 004. Anderson Katsumi Miyatake.pdf
Tamanho: 5475 Kb (5606032 bytes)
Criado: 22-07-2013 14:46
Atualizado: 22-07-2013 15:29
Visitas: 927
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