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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Sociologia > Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Ttulo [PT]: Dilogo intertnico na escola : a implementaoda Lei 11.645/08 em Maring/PR
Autor(es): Vernica Yurika Mori
Palavras-chave [PT]:

Educao escolar. Pluralismo cultural Indgenas. Antropologia. Etnologia indgena. Diversidade cultural.
Palavras-chave [EN]:
School education. Cultural diversity. Indigenous. Anthropology. Ethnology Indian. Brazil.
rea de concentrao: Sociedade e Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Cleyde Rodrigues Amorim [Orientador] - UEM
Walter Lucio de Alencar Praxedes - UEM
Mari de Nazar Baiocchi - UFG
Resumo:
Resumo: A dificuldade encontrada no contexto escolar no que se refere valorizao da diversidade cultural em seu meio vem sendo constantemente discutida por tericos das mais diversas formaes. De certa maneira, podemos visualizar na formulao de leis e pareceres educacionais uma tentativa de fazer com que ao estudar, conhecer e disseminar as prticas e saberes das minorias tnicas que foram exploradas e oprimidas durante o processo de colonizao, haja uma valorizao da heterogeneidade cultural brasileira. No entanto, pressupe-se que aes efetivas e eficazes para superao dessas dificuldades ainda no puderam ser contempladas. Isso porque o sistema escolar ainda dissemina um saber cultural e social de cunho eurocntrico, que no dialoga com outros saberes culturais. Podemos visualizar essa afirmativa quando nos deparamos com as dificuldades que os indivduos provenientes de comunidades indgenas tm de acesso, permanncia e concluso nas escolas da sociedade nacional, bem como dificuldades de acesso aos bens materiais produzidos pela mesma. Pressupondo que estudar a cultura indgena para sua valorizao possibilita melhorar as condies de vida destes indivduos e tambm a valorizao de toda e qualquer diferena, seja esta tnica, social ou cultural, isso porque os saberes e fazeres das comunidades indgenas foram e so objeto privilegiado na formulao de teorias que valorizem o Outro, este trabalho prope um estudo sobre a implementao da Lei n 11.645/08. Com esta, torna-se obrigatria a insero da temtica "Indgena" no currculo oficial da Rede Bsica de Ensino.

Abstract: The difficulty in the school context in relation to the appreciation of cultural diversity in their midst has been constantly discussed by theorists from different backgrounds. In a way, we can see in the formulation of laws and educational advice an attempt to make you study, learn and disseminate knowledge and practices of ethnic minorities who were oppressed and exploited during the colonization process, there is an appreciation of the Brazilian cultural heterogeneity . However, it is assumed that efficient and effective actions to overcome these difficulties have not yet been addressed. This is because the school system has spread a knowledge of cultural and social nature Eurocentric, and that does not dialogue with other cultural knowledge. We view this statement when we face the difficulties that individuals from indigenous communities have access, stay in school and completion of the national society as well as difficulties in access to goods produced by it. Assuming that studying Indian culture for the enhancement enables to improve the living conditions of these individuals and also the recovery of any distinction, whether ethnic, social or cultural, that because the knowledge and practices of indigenous communities were and are privileged object in formulation of theories that value the Other, this paper proposes a study on the implementation of Law No. 11.645/08. This makes it mandatory to introduce the theme "Indigenous" in the official curriculum of the Basic Education Network.
Data da defesa: 27/04/2012
Cdigo: vtls000199876
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Cleyde Rodrigues Amorim
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Veronica Yurica Mori.pdf
Tamanho: 657 Kb (672346 bytes)
Criado: 22-08-2016 17:03
Atualizado: 22-08-2016 17:09
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