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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

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Ttulo [PT]: O papel do Estado do Paran no regime de colaborao para a formao inicial e continuada dos professores dos municpios
Ttulo [EN]: The role of the state of Paran scheme of collaboration for initial and continuing educationof teachers of municipalities.
Autor(es): Maria Regina Bach
Palavras-chave [PT]:

Polticas pblicas municipais. Polticas educacionais. Formao inicial de professores. Formao continuada de professores. Regime de colaborao no Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Collaboration regime in Paran. Initial training of teachers. Continuing education of teachers. Public policy of municipalities. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
ngela Mara de Barros Lara [Orientador] - UEM
Walter Lcio de Alencar Praxedes - UEM
Roberto Antnio Deitos - UNIOESTE
Resumo:
Resumo: Este estudo busca identificar a existncia de uma poltica pblica no Estado do Paran que contemple o Regime de Colaborao entre os entes federados para a promoo da formao inicial e continuada de professores, conforme prescrito na legislao educacional, considerando especialmente a colaborao do Estado para com seus 399 Municpios. Pauta-se no problema da pouca visibilidade do Regime de Colaborao e sua indefinio enquanto poltica pblica, ou seja, a prescrio legal como insuficiente para sua efetivao enquanto propulsora da oferta e da qualidade da educao nos Municpios e, por conseguinte, no Estado do Paran. Por meio de pesquisa bibliogrfica, observou-se que Regime de Colaborao se originou no quadro das reformas educacionais implementadas no entremeio dos sculos XX e XXI advindas da reforma do Estado Brasileiro do final do sculo XX. Quando, na primeira dcada do sculo XXI, incide mais enfaticamente sobre a formao inicial e continuada dos professores, o faz ainda com as limitaes dos mesmos princpios ditados pelo capital internacional e seus interesses na manuteno da ordem capitalista. Para tal anlise, o estudo tem como referencial terico a dialtica materialista-histrica, que entende que a sociedade construda - e no dada - e est em movimento, havendo sempre possibilidades da atuao da sociedade civil no interior do Estado. Pela pesquisa de dados pblicos das Secretarias de Estado da Educao e da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior, e usando o mtodo de anlise de polticas pblicas denominado "Processo", foi possvel definir as aes do Estado do Paran no perodo do governo Requio, referentes formao inicial e continuada de professores das redes de ensino municipais de Educao Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando a concluso da existncia de aes diversificadas neste sentido sem que, contudo, se constituam como poltica pblica, apresenta-se uma proposta, nos limites de um estudo acadmico, para seu estabelecimento de forma a criar espaos para os debates com a sociedade civil, traduzir a realidade da formao de professores no Paran e descobrir os elementos e aes capazes de, de fato, colaborar com os Municpios.

Abstract: This study seeks to identify the existence of a public policy in the State of Parana, which contemplates the Collaboration Regime among federal agencies to promote the initial and continuing training of teachers as prescribed in the legislation of education, especially considering the collaboration of the State to its 399 municipal districts. It's supported on the problem of Collaboration Regime poor visibility and its indefinite way while public policy, that's to say, the legal prescription as insufficient to be accomplished while stimulating the education offer and quality in the municipal districts and, therefore, in the State of Paran. Through bibliographic research we observed that the Collaboration Regime started in the context of educational reforms implemented between the XX and XXI centuries, which came from the end of XX century Brazilian State reform. Then, in the first decade of century XXI, it happens more strongly on the initial and continuing training of teachers, making it still with the same principles limitations, commanded by international capital and its interests in maintaining the capitalist order. For this analysis, the study has the historical-materialist dialectics as theoretical framework, which means that society is built - not given - and is moving, always with possibilities of civil society's activities within the State. By means of public data survey of the State Secretariats of Education and Science, Technology and Higher Education, and using the method of public policy analysis entitled "Process", it was possible to define the actions of the State of Paran in the period of Requio government , referring to initial and continuing training of local school systems for Early Education and early years of elementary school. Considering the conclusion of diversified actions existence in this way without, however, being constituted as public policy, a proposal is presented, within the limits of an academic study, for its establishment in order to create spaces for discussion with civil society, translate the reality of teacher education in Parana and find out elements and actions capable of contributing with the Municipal districts indeed.
Data da defesa: 07/05/2012
Cdigo: vtls000200259
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. ngela Mara de Barros Lara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: MARIA REGINA BACH.pdf
Tamanho: 1377 Kb (1409644 bytes)
Criado: 05-11-2013 17:21
Atualizado: 05-11-2013 17:31
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