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Ttulo [PT]: Modalizadores epistmicos e denticos em campanhas publicitrias e em postagens do twitter
Autor(es): Edineia Lavandoski
Palavras-chave [PT]:

Modalizador. Mobilizar. Twitter - Campanhas publicitrias.
Palavras-chave [EN]:
Modal. Mobilize. Twitter - Adverting Campaigns.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Ana Cristina Jaeger Hintze [Orientador] - UEM
Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Esther Gomes de Oliveira - UEL
Resumo:
Resumo: Este trabalho consiste na anlise do uso de modalizadores epistmicos e denticos, no gnero digital Twitter, comparando campanhas publicitrias e postagens. O corpus composto de 10 campanhas e de postagens desse meio digital, tendo como critrio de seleo o objetivo e a ideia de mobilizao social que possivelmente provocasse a mudana de comportamento no usurio. Pretendemos analisar em que medida o uso e a emergncia do gnero digital provocam uma reorganizao lingustica e como o twitteiro reconstri as informaes pragmticas, seguindo o modelo de interao verbal apresentado por Dik (1989) no qual a expresso lingustica serve como mediadora entre os falantes. O falante traz uma inteno e deseja obter informaes de seu interlocutor, que antecipa e reconstri essa informao, reativando o modelo lingustico comum a ambos. A expresso lingustica, nesse modelo, passa a ser funo da inteno do falante, da informao pragmtica do ouvinte e da antecipao que ele faz da interpretao do destinatrio. Nossa pesquisa fundamenta-se nos pressupostos funcionalistas, no quais a lngua interpretada como um instrumento de interao social e investiga como os modalizadores epistmicos (relacionados ao conhecimento) e os denticos (relacionados permisso, necessidade, proibio) se constituem em formas de direcionamento ou de mudana de comportamento no interlocutor, mediante as campanhas publicitrias e as postagens de seus seguidores.

Abstract: This work constitutes an analysis about the use of deontic and epistemic modals, over the Twitter genre, comparing adverting campaigns and posts. The corpus is composed of 10 selected campaigns and of posts of this digital environment, having as selective criteria the objective and the idea of social mobilization that possibly provokes the behavior change on the user. We intend to analyze in which measure the use and the emergency of the digital genre provokes a linguistic reorganization and how the tweeter reconstructs the pragmatic information, following the verbal interaction model presented by Dik (1989) in which the linguistic expression serves as a medium between the speakers. The speaker brings a intention and wishes to obtain information about he's interlocutor. This other anticipates and reconstructs this information, reactivating the linguistic model common to both of them. The linguistic expression, in this model, becomes a function of the speaker's intention, of the pragmatic information of the listener and of the anticipation that he does about the recipient interpretation. Our research is based upon the functionalists assumptions, in which the language is interpreted as an instrument of social interaction and investigates how the epistemic modals (related to the knowledge) and the deontic ones (related to permission, need, prohibition) constitutes in ways of targeting or of behavior changing on the interlocutor, by the adverting campaigns and the posts of the followers.
Data da defesa: 28/08/2012
Cdigo: vtls000200487
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Cristina Jaeger Hintze
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao PRONTA 02-10.pdf
Tamanho: 1667 Kb (1707276 bytes)
Criado: 09-07-2013 16:40
Atualizado: 09-07-2013 16:44
Visitas: 1082
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