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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: Linguagem e produo de sentidos na mdia de ambiente/mdia indoor
Autor(es): Juliana de Mello Chagas Lima
Palavras-chave [PT]:

Lingustica. Mdia de ambiente. Texto publicitrio. Lingustica textual. Teorias do texto. Mdia indoor. Produo de sentidos. Anlise. Propaganda. Mdia alternativa. Publicidade. Redao publicitria. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Ambient media. Indoor media. Production of meaning. Advertising. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Sonia Aparecida Lopes Benites - UEM
Denise Gabriel Witzel - UNICENTRO
Resumo:
Resumo: As mensagens publicitrias fazem parte do nosso dia-a-dia. So incontveis os enunciados nossa volta - de anncios impressos em jornais e revistas, comerciais de televiso a outdoors - que, alm de exercerem uma funo comercial, tambm nos mostram os mais diversos usos lingusticos e no-lingusticos em sua constituio. Em busca de ateno constante, a publicidade tenta se aproximar cada vez mais de seu pblico consumidor, "invadindo" espaos que at pouco tempo no se imaginava que pudessem veicular qualquer tipo de propaganda, como ambientes voltados ao lazer, bares, restaurantes, academias e at banheiros. Ou seja, a propaganda hoje pode ser encontrada no s nas ruas ou em publicaes ou programas de TV, mas tambm nos ambientes internos frequentados pelos possveis consumidores, fenmeno que vem sendo chamado, entre outras designaes, de mdia de ambiente ou mdia indoor. A partir da percepo de que h uma crescente criao de novos espaos para a publicao de propaganda, que fogem daquilo que conhecido tradicionalmente, trabalhamos com a hiptese de que essa nova forma de mdia no cria apenas mais "lugares" para a veiculao de mensagens, mas que permite novas relaes para a produo de sentidos. Amplia-se, portanto, a gama de elementos que so convocados para a coerncia textual. O ambiente fsico no pode ser visto apenas como mero componente das condies de produo textual, como se fosse uma moldura para os enunciados, pois se torna, nessas propagandas, um elemento constituinte e fundamental para a construo dos sentidos. Respaldando-nos nas teorias do texto, nosso objetivo geral mostrar como o contexto de produo desses enunciados propagandsticos participa na construo do sentido da propaganda, contribuindo para a persuaso dos consumidores. Para isso, realizamos a descrio e a anlise das peas publicitrias em que se podem identificar relaes de dependncia do contexto circunstancial. Procuramos tambm investigar as condies scio-histricas que permitiram a criao e a evoluo dessa nova categoria miditica, com o objetivo de caracterizar os seus componentes e comprovar a forte relao, nessas peas em especial, do lugar de sua exposio com a construo textual dos sentidos.

Abstract: Advertising is a part of our everyday life. There are countless advertising texts around us - from print ads in newspapers and magazines, to TV commercials and billboards - which, besides exerting their commercial function, are also examples of the various uses of language. In pursuit of constant attention, advertising gets closer and closer to the consumer, "invading" some spaces that, some time ago, where not considered for exhibiting any type of advertising, such as leisure spaces, pubs, restaurants, gyms and even restrooms. In that sense, advertising today can be found not only on the streets, publications or TV shows, but also in indoor spaces, where potential consumers are - a phenomenon that has been called indoor media, among other definitions. From the perception that there is an increasing creation of new spaces where advertising can be placed, which are different from what is traditionally known, we work with the hypothesis that this new form of media not only creates more "places" for ads to be published, but that it also allows new relations in the production of meaning. Therefore, the range of elements that are called for on textual coherence expands itself. Physical space cannot be seen as a mere component of the textual production conditions anymore, as if it were a frame to texts, since it becomes, on the type of ads we have selected, a constituent and an essential element for the construction of meaning. Based on text theories, our main goal is to show how the production context participates on the construction of meaning for some advertising texts, contributing to consumer persuasion. For that matter, we have conducted the description and analysis of a few advertising pieces, in which circumstantial context dependency relations can be found. We have also sought to identify the socio-historical conditions which have allowed the creation and evolution of this new media category, aiming to characterize their components and demonstrate the strong relationship, on those pieces, of the ambiance of exposure and the textual construction of meaning.
Data da defesa: 28/09/2012
Cdigo: vtls000200855
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: JULIANA LIMA DISSERTACAO FINAL.pdf
Tamanho: 3464 Kb (3547338 bytes)
Criado: 08-07-2013 17:19
Atualizado: 08-07-2013 17:51
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