Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Práticas de leitura e biblioteca no imaginário de adolescentes do ensino médio em Guarapuava-PR
Autor(es): Lucas Santos Macedo
Palavras-chave [PT]:

Hábito de leitura. Bibliioteca escolar. Leitor. Formação. Sociologia da leitura. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reading. Libraries. School. Sociology of reading. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Alice Áurea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Mirian Hisae Yaegashi Zappone - UEM
Claudio José de Almeida Mello - UNICENTRO
Resumo:
Resumo: Este trabalho procurou identificar as representações de leitura e de bibliotecas no imaginário de estudantes do ensino médio do município de Guarapuava-PR. A pesquisa orientou-se pela Sociologia da Leitura, entendida como uma abordagem que possibilita o olhar sobre as práticas de leitura em relação aos espaços públicos de leitura e à realidade de modo geral fundamentando-se principalmente nas perspectivas de Escarpit (1974), Hauser (1977), Chartier (2009) e Monique Segré (2010). As representações de leitura e de bibliotecas são fatores determinantes para se pensar o ensino de literatura e a formação do leitor. Compreender o significado da leitura e o espaço por ela ocupado hoje na sociedade é condição básica para o planejamento de qualquer tipo de ação voltada para a promoção da leitura e a formação de leitores. Os objetivos foram verificar de que modo os problemas enfrentados na realidade das bibliotecas interferem nas representações de leitura e bibliotecas e comparar as representações da leitura entre usuários da biblioteca escolar com as de usuários da biblioteca pública municipal, a fim de perceber se o comprometimento com o processo ensino/aprendizagem (ou sua ausência) intervém nessa representação. Os resultados impossibilitaram essa comparação devido a certa homogeneização dos espaços, uma vez que a biblioteca pública se comporta, na realidade, como uma biblioteca escolar. Como parte integrante da análise dos dados, realizou-se uma leitura de alguns dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (3ª edição), a fim de investigar em que medida se relacionam à realidade local. Nesse quesito, os resultados obtidos mostraram que, em termos numéricos, a realidade de Guarapuava reproduz as estatísticas nacionais. Na caracterização das representações foi possível perceber que a leitura, no imaginário do público estudado, é vista simultaneamente como elo com a ficção (numa perspectiva recreativa e gratuita) e elo com a realidade (numa perspectiva utilitarista e instrutiva). As bibliotecas, por sua vez, estão ausentes do horizonte de muitos adolescentes; estes espaços aparecem quando se desloca da esfera do interesse para a esfera da obrigação. Entretanto, as bibliotecas, para muitos, continuam sendo uma alternativa viável para o contato com os livros, evitando a procura desorientada e os gastos.

Abstract: This study sought to identify the representations of reading and libraries in the minds of high school students from Guarapuava-PR. The research was guided by the Sociology of Reading, understood as an approach that enables the look on reading practices in relation to public spaces for reading and the reality in general basing mainly on prospects Escarpit (1974), Hauser (1977), Chartier (2009) e Monique Segré (2010). The representations of reading and libraries are crucial for thinking about the teaching of literature and education of the reader. Understanding the significance of reading and the space it occupied in society today is a basic condition for planning any kind of action aimed at promoting reading and educating readers. The aims were to investigate how the problems facing the reality of libraries interfere in the representations and compare the representations of reading among school library users with the municipal public library users in order to realize the commitment to the teaching / learning process (or lack thereof) involved in this representation. The results of this comparison is impossible due to homogenization of spaces, since the public library behaves actually like a school library. As part of the data analysis, there was a reading of some research data Portraits of Reading in Brazil (3rd edition), in order to investigate to what extent they relate to the local reality. In this aspect, the results showed that, in numerical terms, the reality of Guarapuava reproduces national statistics. The characterization of the representations was possible to see that the reading in the public imaginary studied, is seen as a link with the fiction (a recreational perspective) and link with reality (a utilitarian perspective and instructive). Libraries, in their turn, are absent from the horizon of many teenagers, these spaces appear when moving the ball from the sphere of interest to the bond. However, libraries, for many, remain a viable alternative for contact with books, avoiding disoriented looking and spending.
Data da defesa: 28/09/2012
Código: vtls000200863
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Alice Áurea Penteado Martha
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: ademir
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertação completa LUCAS MACEDO.pdf
Tamanho: 606 Kb (620050 bytes)
Criado: 19-05-2016 15:49
Atualizado: 19-05-2016 16:05
Visitas: 822
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.