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Ttulo [PT]: Prticas de leitura e biblioteca no imaginrio de adolescentes do ensino mdio em Guarapuava-PR
Autor(es): Lucas Santos Macedo
Palavras-chave [PT]:

Hbito de leitura. Bibliioteca escolar. Leitor. Formao. Sociologia da leitura. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reading. Libraries. School. Sociology of reading. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Alice urea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Mirian Hisae Yaegashi Zappone - UEM
Claudio Jos de Almeida Mello - UNICENTRO
Resumo:
Resumo: Este trabalho procurou identificar as representaes de leitura e de bibliotecas no imaginrio de estudantes do ensino mdio do municpio de Guarapuava-PR. A pesquisa orientou-se pela Sociologia da Leitura, entendida como uma abordagem que possibilita o olhar sobre as prticas de leitura em relao aos espaos pblicos de leitura e realidade de modo geral fundamentando-se principalmente nas perspectivas de Escarpit (1974), Hauser (1977), Chartier (2009) e Monique Segr (2010). As representaes de leitura e de bibliotecas so fatores determinantes para se pensar o ensino de literatura e a formao do leitor. Compreender o significado da leitura e o espao por ela ocupado hoje na sociedade condio bsica para o planejamento de qualquer tipo de ao voltada para a promoo da leitura e a formao de leitores. Os objetivos foram verificar de que modo os problemas enfrentados na realidade das bibliotecas interferem nas representaes de leitura e bibliotecas e comparar as representaes da leitura entre usurios da biblioteca escolar com as de usurios da biblioteca pblica municipal, a fim de perceber se o comprometimento com o processo ensino/aprendizagem (ou sua ausncia) intervm nessa representao. Os resultados impossibilitaram essa comparao devido a certa homogeneizao dos espaos, uma vez que a biblioteca pblica se comporta, na realidade, como uma biblioteca escolar. Como parte integrante da anlise dos dados, realizou-se uma leitura de alguns dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (3 edio), a fim de investigar em que medida se relacionam realidade local. Nesse quesito, os resultados obtidos mostraram que, em termos numricos, a realidade de Guarapuava reproduz as estatsticas nacionais. Na caracterizao das representaes foi possvel perceber que a leitura, no imaginrio do pblico estudado, vista simultaneamente como elo com a fico (numa perspectiva recreativa e gratuita) e elo com a realidade (numa perspectiva utilitarista e instrutiva). As bibliotecas, por sua vez, esto ausentes do horizonte de muitos adolescentes; estes espaos aparecem quando se desloca da esfera do interesse para a esfera da obrigao. Entretanto, as bibliotecas, para muitos, continuam sendo uma alternativa vivel para o contato com os livros, evitando a procura desorientada e os gastos.

Abstract: This study sought to identify the representations of reading and libraries in the minds of high school students from Guarapuava-PR. The research was guided by the Sociology of Reading, understood as an approach that enables the look on reading practices in relation to public spaces for reading and the reality in general basing mainly on prospects Escarpit (1974), Hauser (1977), Chartier (2009) e Monique Segr (2010). The representations of reading and libraries are crucial for thinking about the teaching of literature and education of the reader. Understanding the significance of reading and the space it occupied in society today is a basic condition for planning any kind of action aimed at promoting reading and educating readers. The aims were to investigate how the problems facing the reality of libraries interfere in the representations and compare the representations of reading among school library users with the municipal public library users in order to realize the commitment to the teaching / learning process (or lack thereof) involved in this representation. The results of this comparison is impossible due to homogenization of spaces, since the public library behaves actually like a school library. As part of the data analysis, there was a reading of some research data Portraits of Reading in Brazil (3rd edition), in order to investigate to what extent they relate to the local reality. In this aspect, the results showed that, in numerical terms, the reality of Guarapuava reproduces national statistics. The characterization of the representations was possible to see that the reading in the public imaginary studied, is seen as a link with the fiction (a recreational perspective) and link with reality (a utilitarian perspective and instructive). Libraries, in their turn, are absent from the horizon of many teenagers, these spaces appear when moving the ball from the sphere of interest to the bond. However, libraries, for many, remain a viable alternative for contact with books, avoiding disoriented looking and spending.
Data da defesa: 28/09/2012
Cdigo: vtls000200863
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Alice urea Penteado Martha
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: ademir
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao completa LUCAS MACEDO.pdf
Tamanho: 606 Kb (620050 bytes)
Criado: 19-05-2016 15:49
Atualizado: 19-05-2016 16:05
Visitas: 275

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