Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Em exibio nos cinemas : a representao discursiva da militncia de esquerda e da resistncia na ditadura militar
Autor(es): Rejone Valentim Alves
Palavras-chave [PT]:

Discurso. Cinema. Aspectos polticos. Ditadura militar. Esquerda (Poltica). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discours. Cinema. Dictature militaire. Militance de gauche. Rsistance. Brsil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Maria Clia Cortz Passetti [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Suzy Maria Lagazzi - UNICAMP
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tematiza a representao discursiva da militncia de esquerda na ditadura militar e da resistncia, materializadas no discurso cinematogrfico de duas obras flmicas do cinema brasileiro: O ano em que meus pais saram de frias e Zuzu Angel, lanadas em 2006. Nossa fundamentao terica est centrada nas contribuies de Michel Pcheux e nas de outros autores que tambm contribuem para esse campo de estudo, tais como: Eni Orlandi, Suzy Lagazzi, Ndia Neckel.Contamos ainda com os estudos do campo da histria e do cinema. A inquietao que deu origem a nossa pesquisa foi a de compreender como o cinema brasileiro, em sua especificidade discursiva, constri a imagem da militncia de esquerda e da resistncia no regime militar. O recorte do corpus baseou-se no funcionamento discursivo manifestado pelo discurso cinematogrfico dos filmes em estudo. Desse modo, nosso gesto de leitura organizou-se a partir de dois focos de anlise. Procuramos,inicialmente,descrever as diferenciaes gerais existente dentre os dois filmes quanto aos modos de significao da militncia de esquerda e da resistncia. Posteriormente nos centramos na verificao de como a demanda da militncia e da resistncia se constituiu em personagens que no so militantes de esquerda. O gesto de leitura que realizamos apontou que o discurso cinematogrfico dos filmes sob anlise conduziu, pela contradio que constituias formas materiais que o forma, a uma interpretao sobre a militncia de esquerda. Esse discurso atravessado por formaes discursivas conflituosas: a da militncia e a do Estado, j que as ideologias que as validam esto, nas materialidades flmicas, em contradio e embate. Nesse contexto, os sentidos so organizados, dispostos e visualizados conforme a posio-sujeito de um discurso do campo cinematogrfico, a qual rege a produo dos sentidos de maneira regular: a militncia de esquerda e a resistncia so enaltecidas pela narrativa dramtica, a qual apresenta uma discursividade ora alusiva, ora estereotipada com referncia ao nosso objeto de estudo. A imbricao material das formas significantes visual, verbal e sonora se complementa e constri efeitos de sentidos referentes militncia de esquerda e resistncia.A descrio analtica por ns empreendida, ao nosso ver, possibilita concluir que o discurso cinematogrfico presente nesses filmes constituem, em nossa contemporaneidade, um discurso de resistncia ao regime militar, cuja luta se resume na formulao, junto ao espectador brasileiro, de um dado imaginrio coletivo a respeito da militncia de esquerda e da resistncia atuantes nesse perodo da histria brasileira.

Rsum: Cette rechercehe a comme thme la reprsentation discursive de la militance de gauche dans la dictature militaire et de la rsistance, matrialises dans le discours cinmatographique de deux oeuvres filmiques du cinma brsilien: O ano em que meus pais saram de frias et Zuzu Angel, sorties en 2006. Nos apports thoriques portent sur des contributions du franais Michel Pcheux, ainsi que des contributions d'auteurs tels que Eni Orlandi, Suzy Lagazzi et Ndia Neckel. Nous comptons aussi sur des tudes du domaine de l'histoire et du cinma. L'inquitude dont s'est origine cette recherche tait de comprendre comment le cinma brsilien, dans sa spcificit discursive, a construit l'image de la militance de gauche et de la rsistance lors du rgime militaire. Le recoupage du corpus s'est bas sur le fonctionnement discursif montr par le discours cinmatographique des films sous tude. A partir de cela, notre geste de lecture s'est concentr sur deux points d'analyse. Nous cherchons, dans un premier moment, dcrire les diffrenciations gnrales existentes entre les deux films quant aux modes de signification de la militance de gauche et de la rsistance. Par la sute, nous nous sommes concentrs sur la vrification du comment la demande de la militance et de la rsistance s'est consituie dans des personnages qui ne sont pas militants de gauche. Le geste de lecture que nous avons ralis a dmontr que le discours cinmatographique des films sous analyse a conduit, par la contradiction qui a constitu les formes matrielles le formant, une interprtation propos de la militance de gauche. Ce discours est travers par des formations discursives conflictuelles: celle de la militance et celle de l'Etat, puisque les idologies qui les valident sont, dans les matrialits filmiques, en contradiction et en combat. Dans ce contexte, les sens sont organiss, disposs, visualiss selon la position-sujet d'un discours du domaine cinmatographique qui rgit la production des sens de manire regulire: la militance de gauche et la rsistance sont envotes par la narrative dramatique, dans laquelle se prsente une discursivit parfois allusive, parfois strotype propos de notre objet d'tude. L'imbrication matrielle des formes signifiantes visuelle, verbal et sonore se complmente et construit des effets de sens par rapport la militance de gauche et la rsistance. La description analytique pour nous entreprise, notre regard, a rendupossible conclure que le discours cinmatographique prsent dans ces films constitue, dans nos jours, un discours de rsistance au rgime militaire, dont la lutte se rsume dans la formulation, auprs du spectateur brsilien, d'un imaginaire collectif propos de la militance de gauche et de La rsistance existentes dans cette priode de l'histoire brsilienne.
Data da defesa: 19/09/2012
Cdigo: vtls000200864
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Clia Cortz Passetti
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO REJONE PUBLICAO.pdf
Tamanho: 3178 Kb (3254565 bytes)
Criado: 09-07-2013 19:39
Atualizado: 09-07-2013 19:47
Visitas: 1141
Downloads: 12

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.