Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender como os processos de revisão e reescrita se estabelece em textos de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental. Dentro dos objetivos, pretendemos investigar aspectos linguístico-discursivos presentes nos apontamentos efetuados pelo professor no processo de revisão destes textos e examinar como os alunos dessas séries respondem aos apontamentos feitos pelo professor, ou, mais especificamente, quais aspectos linguístico-discursivos eles conseguem compreender, entender e atender nos processos de revisão efetuados pelo professor. Para o desenvolvimento da pesquisa, partimos da vertente interacionista da Linguística Aplicada, baseados nos estudos de Bakhtin (2003) e Bakhtin/Voloshinov (2009), realizando uma pesquisa qualitativa com levantamentos quantitativos. Foram utilizados também os teóricos Barlett (1982), Hayes et al.(1987), Jesus (1997), Sercundes (1997), Menegassi (1998), dentre outros, para a definição dos processos de revisão e reescrita. Os resultados mostram que a correção resolutiva foi a mais utilizada pelos professores e, juntamente com a indicativa, objetivou, na maior parte dos casos, sanar erros ortográficos. Já as correções textuais-interativas e classificatórias buscaram sanar os problemas voltados à paragrafação. A operação linguística de substituição foi a que obteve a maior frequência, seguida de acréscimos, supressões e deslocamentos. Em alguns casos são encontrados apontamentos que não foram atendidos pelos alunos e outros que o aluno obteve autonomia e modificou seu texto em aspectos que a professora não realizou apontamentos.
Abstract: This research has as main purpose understand how the review and rewriting process happens in texts from 5th and 6th grades. We intend to investigate the linguistic-discursive aspects that take part of the teacher's indications in the process of reviewing from these texts and have a close look at the way these students act beyond their teacher's commentaries, or, thoroughly, which linguistic-discursive aspects they are able to comprehend and understand in the teacher's reviewing process. The research is built on the interactionism from Applied Linguistic, based on Bakhtin (2003) and Bakhtin/Voloshinov (2009) studies, developing a qualitative research with quantitative surveying. Writers as Barlett (1982), Menegassi (1998), Hayes et al.(1987), Jesus (1997), Sercundes (1997), among others, were also used in the research to define the review and rewriting process. The results showed that the resolutive correction was the most used by the teachers and, jointly with this indicative, we observed, in a great amount, the resolution for orthographic mistakes. Now, talking about the corrections called textual-interactive and classified ones, they solved problems related to paragraphing. The linguistic operation of substituting got the greatest frequency, followed by adding, suppression and dislocation. In some cases we could find indications that were not answered by the students and others that students got autonomy and by him/herself modified his/her text in aspects that was not showed by the teacher. |