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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: A reescrita de textos no ensino fundamental : caracterizao de aspectos lingustico-discursivos em 5 e 6 sries
Autor(es): rika Polessi
Palavras-chave [PT]:

Produo textual. Textos escolares. Produo. Texto. Reviso. Reescrita. Operaes-lingustico-discursivas. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Review. Rewriting. Linguistic-discursive operations. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Cristiane Carneiro Capristano - UEM
Adair Vieira Gonalves - UFGD - Dourados/MS
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender como os processos de reviso e reescrita se estabelece em textos de 5 e 6 srie do Ensino Fundamental. Dentro dos objetivos, pretendemos investigar aspectos lingustico-discursivos presentes nos apontamentos efetuados pelo professor no processo de reviso destes textos e examinar como os alunos dessas sries respondem aos apontamentos feitos pelo professor, ou, mais especificamente, quais aspectos lingustico-discursivos eles conseguem compreender, entender e atender nos processos de reviso efetuados pelo professor. Para o desenvolvimento da pesquisa, partimos da vertente interacionista da Lingustica Aplicada, baseados nos estudos de Bakhtin (2003) e Bakhtin/Voloshinov (2009), realizando uma pesquisa qualitativa com levantamentos quantitativos. Foram utilizados tambm os tericos Barlett (1982), Hayes et al.(1987), Jesus (1997), Sercundes (1997), Menegassi (1998), dentre outros, para a definio dos processos de reviso e reescrita. Os resultados mostram que a correo resolutiva foi a mais utilizada pelos professores e, juntamente com a indicativa, objetivou, na maior parte dos casos, sanar erros ortogrficos. J as correes textuais-interativas e classificatrias buscaram sanar os problemas voltados paragrafao. A operao lingustica de substituio foi a que obteve a maior frequncia, seguida de acrscimos, supresses e deslocamentos. Em alguns casos so encontrados apontamentos que no foram atendidos pelos alunos e outros que o aluno obteve autonomia e modificou seu texto em aspectos que a professora no realizou apontamentos.

Abstract: This research has as main purpose understand how the review and rewriting process happens in texts from 5th and 6th grades. We intend to investigate the linguistic-discursive aspects that take part of the teacher's indications in the process of reviewing from these texts and have a close look at the way these students act beyond their teacher's commentaries, or, thoroughly, which linguistic-discursive aspects they are able to comprehend and understand in the teacher's reviewing process. The research is built on the interactionism from Applied Linguistic, based on Bakhtin (2003) and Bakhtin/Voloshinov (2009) studies, developing a qualitative research with quantitative surveying. Writers as Barlett (1982), Menegassi (1998), Hayes et al.(1987), Jesus (1997), Sercundes (1997), among others, were also used in the research to define the review and rewriting process. The results showed that the resolutive correction was the most used by the teachers and, jointly with this indicative, we observed, in a great amount, the resolution for orthographic mistakes. Now, talking about the corrections called textual-interactive and classified ones, they solved problems related to paragraphing. The linguistic operation of substituting got the greatest frequency, followed by adding, suppression and dislocation. In some cases we could find indications that were not answered by the students and others that students got autonomy and by him/herself modified his/her text in aspects that was not showed by the teacher.
Data da defesa: 25/09/2012
Cdigo: vtls000201586
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: rika Polessi.pdf
Tamanho: 7215 Kb (7387997 bytes)
Criado: 10-07-2013 18:17
Atualizado: 10-07-2013 18:22
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