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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Psicologia > Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Ttulo [PT]: O uso de substncias psicoativas : histria, aprendizagem e autogoverno
Autor(es): Alexandre Israel-Pinto
Palavras-chave [PT]:

Substncias psicoativas. Uso e abuso. Histria, Substncias psicoativas. Aprendizagem. Autogoverno.
Palavras-chave [EN]:
Psychoactive substances. Use and abuse. History. Learning. Self-government.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Maria Jlia Lemes Ribeiro [Orientador] - UEM
Rozilda das Neves Alves - UEM
Jos Antonio Damsio Abid - UFSCar
Resumo:
Resumo: O presente estudo surge da hiptese de que existem lacunas, entre o conhecimento cientfico e a prtica dos saberes, que dificultam o bom desempenho de profissionais da educao, sade e segurana, que buscam investigar, discutir e/ou, at mesmo, repensar o uso de substncias psicoativas. Diante dessa questo, partindo do entendimento de que os indivduos se comportam de acordo com as relaes estabelecidas com o outro (seja esse outro indivduo e/ou instituio) e, ainda, que nessa relao que consideramos localizar o objeto da psicologia, isto , o comportamento humano (e esse datado e balizado por sua histria e ambiente), esta pesquisa sugere uma reflexo sobre a relao atual dos indivduos com as substncias psicoativas, com vistas a contribuir com mais um ensaio que procura desmitificar antigos paradigmas acerca desta temtica. Para viabilizar o estudo, buscamos aporte na pesquisa bibliogrfica que abarcou leituras e anlises de tericos que transitam pelas alas temticas envolvidas no desenvolvimento desta dissertao como: as substncias psicoativas, a anlise comportamental, a prtica social do uso das substncias psicoativas e a educao para a autonomiaJautogovemo. Discutimos, ao longo de trs captulos e das consideraes a ttulo de fmalizao, as relaes existentes no comportamento de fazer uso e abuso de "drogas". Por fim, focamos o autogoverno como uma alternativa possvel para o indivduo tomar-se um ser humano mais consciente, capaz de se autogovernar e, consequentemente, estar habilitado a enfrentar e resolver conflitos no seu ambiente, bem como promover a sobrevivncia das culturas e da espcie.

Abstract: This study arises from the hypothesis that there are gaps between the scientific knowledge and the practice ofknowledge, which makes it difficult for professionals in education, health and safety to have a good performance when seeking to investigate, discuss and/or even to reconsider the use of psychoactive substances. With that in mmd, based on the understanding that individuals behave according to the relations established with others (which can be an individual andlor an institution) and furthermore, that it is in this relationship that we consider fmding the object ofpsychology, namely, the human behavior (which is dated and deflned by their history and environment), this research suggests a reflection on the current relationship of individuals with psychoactive substances, in order to contribute with the attempt to demystify old paradigms concerning this subject. To enable the study, we sought input in bibliographic research that included readings and the analysis from theorists that circulate around the subjects involved in the development of this dissertation, such as: psychoactive substances, behavioral analysis, the social practice of psychoactive substances usage, and education for autonomy/self-government. We discussed, over three chapters and final considerations, the existing relationships involving behaviors of use and abuse of "drugs". Finally, we focus on self-government as a possible altemative for individuls bcome mre conscious human being, capable ofgoverning themselves and, therefore, able to confront and resolve conflicts in their environment, as well as to promote the survival of cultures and species.
Data da defesa: 06/09/2012
Cdigo: vtls000202524
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Jlia Lemes Ribeiro
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2012_Alexandre.PDF
Tamanho: 1120 Kb (1146395 bytes)
Criado: 02-07-2013 18:03
Atualizado: 02-07-2013 18:12
Visitas: 591
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