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Ttulo [PT]: O processo de avaliao psicolgica na perspectiva da psicologia histrico cultural e suas contribuies para o processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Cinthia da Silva Chiodi
Palavras-chave [PT]:

Avaliao psicolgica. Psicologia histrico-cultural. Psicologia educacional e escolar. Queixa escolar. Dificuldades de aprendizagem. Psiclogo escolar. Prtica, Psicologia. Ensino aprendizagem. Processo ensino-aprendizagem. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Psychological Assessment. Teaching-learning process. Historic-Cultural Psychology. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito eHistoricidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Marilda Gonalves Dias Facci [Orientador] - UEM
Iracema Neno Cecilio Tada - UNIR
Silvana Calvo Tuleski - UEM
Resumo:
Resumo: Desde o momento em que a Psicologia surgiu enquanto cincia, at o momento atual, os testes psicomtricos ainda so muito utilizados para auxiliar no diagnstico da deficincia intelectual e dos distrbios de aprendizagem, principalmente em relao ao contexto escolar. Dessa forma, o processo de avaliao sempre esteve atrelado a uma das atribuies do psiclogo na escola, desde a introduo da Psicologia na rea da educao. Atualmente, com a grande nfase dada aos estudos e s pesquisas da neuropsicologia, pode-se observar o retorno utilizao dos testes padronizados para a mensurao das funes psicolgicas. Sendo assim, os testes de inteligncia so ainda muito empregados tanto no diagnstico da deficincia intelectual como na suposio do sucesso ou fracasso escolar da criana submetida a esses instrumentos de avaliao. Portanto, esta pesquisa tem os seguintes objetivos: em um primeiro momento, analisar como, historicamente, a avaliao psicolgica foi se desenvolvendo no contexto escolar, calcada, sobretudo, na psicometria; em um segundo momento, compreender como a avaliao psicolgica est sendo realizada pelos psiclogos escolares no Estado do Paran. A investigao desenvolvida utilizou-se de uma pesquisa bibliogrfica e de uma pesquisa documental, esta efetuada a partir da anlise de 36 relatrios de avaliao psicolgica realizados para o encaminhamento de crianas de 5 a 8 sries do Ensino Fundamental para a Sala de Recursos. A pesquisa bibliogrfica est dividida em duas Sees. A Primeira Seo tem o objetivo de discorrer, brevemente, sobre a elaborao dos testes psicolgicos que tiveram, desde a sua origem at os dias atuais, como finalidade medir a inteligncia. A Segunda Seo tem como objetivo discutir sobre a avaliao psicolgica a partir de uma perspectiva crtica da Psicologia Escolar. Finalmente, a Terceira Seo apresentar a pesquisa documental, que visa identificar quais procedimentos so utilizados pelos psiclogos nos relatrios de encaminhamento dos alunos para a Sala de Recursos. A partir da anlise dos 36 relatrios, pde-se verificar que a maioria dos alunos avaliados encontravam-se na 5 e 6 sries, apresentando a idade de 12 e 13 anos. Observou-se que 33,3% dos encaminhamentos para a avaliao psicolgica eram decorrentes da queixa de dificuldades de aprendizagem, embora nem sempre os relatrios explicitassem que tipo de dificuldade o aluno apresentava. A maioria dos pareceres, emitidos pelos psiclogos, expressavam uma classificao dos alunos quanto ao desempenho cognitivo. 66,6% dos relatrios afirmam que os alunos apresentavam desempenho abaixo da mdia ao esperado para sua idade cronolgica e experincia. Quanto ao encaminhamento dos alunos aps a avaliao, 50% dos alunos foram encaminhados para atendimento psicoterpico, e 47,2% foram encaminhados para avaliao neurolgica Em relao s sugestes para o trabalho com os alunos avaliados, 61% dos relatrios no apresentaram sugestes para o trabalho com os mesmos. Foi possvel constatar que, no Estado do Paran, a psicometria ainda bastante forte, porm tambm foi possvel notar que alguns psiclogos mencionaram que, alm do teste formal, utilizavam outros recursos durante o processo de avaliao, demonstrando que as avaliaes no esto se restringindo apenas aos testes psicomtricos. De maneira geral, podemos afirmar que houve avanos no processo de avaliao na literatura consultada e no Estado do Paran, porm ainda h muito a ser feito na defesa do acesso a todos aos conhecimentos produzidos pelos homens, de forma a promover o desenvolvimento mximo das potencialidades dos alunos, principalmente, em tempos atuais, quando a medicalizao tem sido a forma encontrada para resolver os problemas no processo de escolarizao.

Abstract: From the moment that psychology has emerged as a science, until today, the psychometric tests are still widely used for the diagnosis of intellectual disabilities and learning disorders, especially in relation to the school. Thus, the evaluation process has always been tied to the responsibilities of a psychologist in the school, since the introduction of psychology in education.Today, with great emphasis given to studies and research in neuropsychology, one can observe the return to the use of standardized tests to measure the psychological functions. Thus, intelligence tests are still widely used in the diagnosis of intellectual disability as the assumption of success or failure of school children subjected to these assessment tools. Therefore, this research has the following objectives: at first, to analyze how, historically, a psychological evaluation has been developed in the school context, based mainly in psychometrics and in a second step, to understand how the psychological evaluation is being conducted by school psychologists in the State of Paran. The research carried out we used a literature review and documentary research, this effected from the analysis of 36 reports of psychological evaluation performed for the referral of children from 5th to 8th grades of elementary school for the Resource Room. The literature is divided into two sections. The first section aims to discuss, briefly, on the development of psychological tests that had, since its inception until today, intended to measure intelligence. The second section aims to discuss the psychological assessment from a critical perspective of School Psychology. Finally, the third section will present the documentary research, which aims to identify which procedures are used by psychologists in the reports from referring students to the Resource Room. From the analysis of 36 reports, it was observed that most of the students assessed were in 5th and 6th grades, with the age of 12 and 13 years. It was observed that 33.3% of referrals for psychological assessment of the complaint were due to learning difficulties, although the reports do not always spell out what kind of difficulty the student had. The majority of opinions issued by psychologists, expressed as a classification of students with cognitive performance. 66.6% of the reports claim that the students had elowaverage performance expected for their chronological age and experience. As for the referral of students after the assessment, 50% of students were referred for psychotherapy, and 47.2% were referred for neurological assessment in relation to suggestions for working with students assessed, 61% of the reports had no suggestions for work with them. It was found that, in the State of Paran, psychometrics is still quite strong, but it was also possible to note that some psychologists have mentioned that in addition to formal testing, other resources used during the evaluation process, demonstrating that assessments are not restricting only to psychometric tests. In general, we can say that there have been advances in the evaluation process in the literature and in the State of Parana, but much remains to be done in defense of access to all the knowledge produced by men in order to promote optimal development of potential students, especially in current times, when the medicalization has been a way found to solve the problems in the schooling process.
Data da defesa: 19/03/2012
Cdigo: vtls000202925
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof.. Dr.. Marilda Gonalves Dias Facci
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Departamento de Psicologia.
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2012_Cinthia.PDF
Tamanho: 625 Kb (639685 bytes)
Criado: 02-07-2013 18:23
Atualizado: 02-07-2013 18:38
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