Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Psicologia > Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Ttulo [PT]: O sentido pessoal da escola e o sofrimento em adolescentes com dificuldades no processo de escolarizao
Autor(es): Flvio Augusto Ferreira de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Psicologia histrico-cultural. Adolescncia, Adolescentes. Aprendizagem, Adolescentes. Sentido pessoal da escola. Sofrimento.
Palavras-chave [EN]:
Cultural-Historical Psychology. Adolescence. Personal sense of school. Suffering.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Marilda Gonalves Dias Facci [Orientador] - UEM
Nilza Sanches Tessaro Leonardo - UEM
Marli Lucia Tonatto Zibetti - UNIR
Resumo:
Resumo: Tendo em vista que a fase da adolescncia se constitui no perodo mais turbulento da vida humana, esta pesquisa tem o objetivo de esclarecer o sentido pessoal da escola e o sofrimento em alunos adolescentes que apresentam dificuldades no processo de escolarizao, histrico de reprovao, diagnstico de distrbios de aprendizagem e/ou envolvimento em situaes de violncia escolar. Busca compreender, por meio da perspectiva do aluno e do referencial terico da Psicologia Histrico-Cultural, que se fundamenta no Materialismo Histrico e Dialtico, as caractersticas e de que maneira se manifestam as diferentes formas de sofrer nesses alunos a caminho do insucesso na vida estudantil, tendo em vista a hiptese de que o no aprendizado, por si s, j um potencial gerador de sofrimento para os estudantes. Sendo assim, a primeira Seo desta pesquisa discute a educao e o processo de produo do fracasso escolar, visando compreenso das queixas elaboradas pelas escolas, das dificuldades de escolarizao dos alunos e suas correlaes com o processo de sofrimento. Tambm se atenta, com base na Pedagogia Histrico-Crtica, para a proposta de uma educao que realmente contemple a transmisso-assimilao do saber sistematizado e a emancipao humana, visando o enfrentamento da atual forma de organizao social que produz o fracasso escolar. A segunda Seo, por sua vez, analisa como a Psicologia Histrico-Cultural compreende o processo de constituio do indivduo, da personalidade humana e do homem enquanto ser genrico e social. Para tanto, so investigados alguns conceitos fundamentais para a compreenso do sofrimento e do prprio desenvolvimento humano, tais como o de vivncias, afetos, emoes, sentimentos, sentido pessoal e alienao. J a terceira Seo adentra a realidade escolar mediante uma pesquisa de campo realizada em uma escola pblica estadual paranaense. Busca captar in loco, atravs de estudos de caso com quatro alunos adolescentes de sexto ano, o que pensam esses estudantes, bem como suas mes e professoras, a respeito das dificuldades no processo de escolarizao. Por fim, a ltima Seo destaca a anlise dos dados colhidos por meio da pesquisa de campo, no sentido de discutir, luz do aporte terico apresentado, os principais resultados obtidos nos estudos de caso. Dessa maneira, conclui que o sofrimento entre os adolescentes com dificuldades no processo de escolarizao real, motivado por questes histricas e sociais que no apenas contribuem para o fracasso escolar, mas que o produzem, gerando problemas quanto atribuio de sentido pessoal escola, o desinteresse pela atividade de estudo e a alienao desses estudantes, convergindo para a no apropriao do conhecimento historicamente elaborado e para uma humanizao que no se realiza plenamente.

Abstract: Considering that the stage of adolescence is the most turbulent period of human life, this research aims to clarify the personal sense of the school and suffering in students who have difficulties in the process of schooling, history of disapproval, diagnosing learning disorders and/or involvement in situations of school violence. It seeks understanding, through the perspective of the student and of the theoretical framework of Cultural-Historical Psychology, which is based on Dialectical and Historical Materialism, the features and the way in which these various forms of suffering appear in these students on the way to failure in their student life, with a view on the hypothesis that not learning, by itself, is already a suffering generator in potential to the students. So, the first section of this research discusses education and the production process of school failure, seeking the understanding of the complaints made by schools, the difficulties in educating these students and their correlations with the grief process. It also focuses, based on Historical-critical Pedagogy, on the proposal of an education that really admires the transmission-assimilation of knowledge systematized and human emancipation, aimed at tackling the current form of social organization that produces the scholastic failure. The second section, in turn, looks at how Cultural-Historical Psychology comprises the process of constitution of the individual, the human personality and of man as a social and generic. To do so, some fundamental concepts for understanding the suffering and human development, such as the experiences, emotions, feelings, personal meaning and alienation are investigated. The third section enters the school reality through a field research conducted in a Parana State public school. It seeks a pick up spot, through case studies with four teenage students on the sixth grade, what these students, as well as their mothers and teachers, think about the difficulties in the process of schooling. Finally, the last section emphasizes the analysis of data collected through field research, to discuss, in the light of the theoretical contribution presented, the main results obtained in the case studies. In this manner, it is concluded that the suffering among teens with difficulties in the schooling process is real, caused by historical and social issues that not only contribute to school failure, but also produce it, causing problems with regard to the assignment of personal direction to school, the lack of interest by the study activity and the alienation of these students, converging to the non-acquiring of knowledge that is historically developed and for a humanization which doesn't fully happen.
Data da defesa: 19/12/2012
Cdigo: vtls000202930
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marilda Gonalves Dias Facci
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2012_Flavio.pdf
Tamanho: 1692 Kb (1732535 bytes)
Criado: 01-07-2013 19:03
Atualizado: 01-07-2013 19:15
Visitas: 692
Downloads: 32

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.