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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

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Ttulo [PT]: Precaridade na Docncia Superior de Psicologia em Cursos de Bacharelado : o caso do conceito do Super-eu no ensino de teoria psicanaltica
Autor(es): Maysa Ricardo da Silva Figueira
Palavras-chave [PT]:

Psicologia. Ensino, Psicanlise. Educao Superior. Ensino de Psicologia. Psicanlise. Super-eu. Freud, Sigmund, 1856-1939.
Palavras-chave [EN]:
Higher Education. Teaching of Psychology. Psychoanalysis. Superego. Freud, Sigmund, 1856-1939.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Sonia Mari Shima Barroco [Orientador] - UEM
Regina Perez Christofolli Abeche - UEM
ngela de Ftima Soligo - UNICAMP
Resumo:
Resumo: Esta dissertao resulta de pesquisa bibliogrfica e qualitativa a respeito da precariedade do ensino de Psicologia nos bacharelados na Educao Superior e, em particular, do esvaziamento nos contedos tericos. Essa temtica justifica-se ante nossa prtica docente nesse nvel de ensino e no acompanhamento da gradual e contnua desvalorizao da teoria e da prpria cincia psicolgica. Os objetivos so examinar a situao da docncia na Educao Superior ante o acirramento da ideologia neoliberal, que incentiva formaes rpidas sem aprofundamento dos fundamentos tericos; analisar como um conceito terico pode sofrer prejuzos relacionados s condies desse tipo, impostas Educao Superior, no caso a Psicanlise e o conceito de Super-eu. Com o intuito de exemplificar a importncia da apropriao conceitual a partir de seus fundamentos tericos, em termos metodolgicos, exercitamo-nos a analisar o conceito de Super-eu a partir do estudo dos prprios textos de Sigmund Freud, e no apenas de textos de introduo Psicanlise ou de leitura de textos de terceiros (intrpretes do autor). Esperamos que a pesquisa exposta em forma de dissertao contribua com a compreenso do contexto atual que envolve a docncia na Educao Superior, particularmente nos bacharelados em Psicologia, em que se destacam o produtivismo e, contraditoriamente, a dispensa da teoria. Esperamos, tambm, que a discusso apresentada contribua para o fortalecimento da atividade de ensino ancorada na apropriao dos fundamentos tericos da Psicologia, evidenciando, desse modo, a importncia de ler os clssicos, a partir dos quais se apreende uma leitura do homem e da sociedade.

Abstract: This work results from literature search and qualitative about the precariousness of teaching bachelors in Psychology in Higher Education and, in particular, emptying the contents theorists. This theme is justified before our teaching practice at this level of education and monitoring the gradual and continuous devaluation of theory and psychological science itself. The objectives are to examine the situation of teaching in higher education before the intensification of neoliberal ideology, which encourages rapid formations without deepening the theoretical foundations; analyze how a theoretical concept may suffer losses related to such conditions, imposed on Higher Education, in the case psychoanalysis and the concept of Superego. In order to illustrate the importance of conceptual appropriation from its theoretical foundations, in terms of methodology, exercitation us to analyze the concept of Superego from the study of Sigmund Freud's own texts, and not just of the intro text psychoanalysis or read by third parties of paper other texts ( author's interpreter). We hope that this research put in dissertation form contributes to the understanding of the current context that involves teaching in higher education, particularly in bachelors in psychology, which highlighted proudly and, contradictorily, the waiver theory. We also hope that the discussion presented contribute to the strengthening of the teaching activity anchored on ownership of the theoretical foundations of psychology, showing thereby the importance of reading the classics, from which one gathers a reading of man and society.
Data da defesa: 09/10/2012
Cdigo: vtls000202933
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Mari Shima Barroco
Co-Orientador: Prof. Dr. Hlio Bonde
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2012_Maysa.pdf
Tamanho: 562 Kb (575404 bytes)
Criado: 01-07-2013 18:12
Atualizado: 01-07-2013 18:17
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