Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Psicologia > Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Título [PT]: Trabalho, atividade docente e processo de personalização : um estudo a partir da psicologia histórico cultural
Autor(es): Eliane da Costa Lima
Palavras-chave [PT]:

Psicologia do trabalho. Psicologia histórico-cultural. Processo de personalização. Trabalho. Atividade. Trabalho docente.
Palavras-chave [EN]:
Labor. Activity. Teacher’s work. Personalization process. Historical-Cultural Psychology.
Área de concentração: Constituição do Sujeito e Historicidade
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Marilda Gonçalves Dias Facci [Orientador] - UEM
Lígia Márcia Martins - UNESP/Universidade Estadual Paulista
Silvana Calvo Tuleski - UEM
Resumo:
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa bibliográfica cujo objeto de estudo centra-se na análise do trabalho e suas implicações para formação da personalidade. Considerando que, no âmbito da psicologia, o debate quanto à interface trabalho-educação, com frequência, conduz a discursos e práticas que se pautam em um arsenal explicativo determinista e naturalizado que não vai além da vitimização e/ou culpabilização dos indivíduos por suas condições de vida, constitui-se objetivo deste estudo demonstrar a essencialidade do trabalho e da educação no processo de humanização e consequente personalização do homem. Delimitou-se como eixo norteador das análises a atividade ocupacional do professor e como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural e o materialismo histórico-dialético. Orientada por tais pressupostos, a análise se detém, fundamentalmente, em quatro categorias teóricas: trabalho, atividade, personalidade e educação. Nesta direção, busca-se contribuir para a discussão de três questões: 1) Considerando o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural e do materialismo histórico-dialético, qual a relação entre a categoria atividade e a categoria trabalho? 2) Tendo em vista a organização educacional vigente na sociedade capitalista, quais as implicações do trabalho docente para a formação da personalidade do professor? 3) Ante o reconhecimento de que as relações sociais de produção que permeiam a sociedade contemporânea são alienadas e alienantes, qual a relação entre trabalho alienado e atividade docente? Dessa forma, é possível afirmar que o trabalho é a atividade vital humana, consciente e intencional que engendra os processos pelos quais o indivíduo, por intermédio da produção de sua existência material, produz sua existência psicológica. A compreensão da personalidade, portanto, implica a compreensão das formas e condições pelas quais o trabalho encontra-se socialmente organizado, e, assim, remete ao reconhecimento das relações de alienação que imperam na sociedade capitalista. Neste sentido, no processo de transformação do trabalho em mercadoria, considera-se que o esvaziamento do conteúdo escolar se manifesta como elemento estrutural da alienação do trabalho, o qual incide sobre toda classe trabalhadora, inclusive na classe docente, obliterando a possibilidade de pleno desenvolvimento da personalidade.

Abstract: This dissertation is the result of a bibliographic research whose study object is the analysis of labor and its implications for personality formation. Considering that the debate in psychology field, related to work-education interface, often leads to discourses and practices which are based on an explaining determinist and naturalized set of assumptions which do not goes beyond individuals victimization and/or responsibility for their living conditions, the present study aims at demonstrating labor and education essenciality in humanization process and the consequent personalization of the human individual. Teacher´s occupational activity was defined as guiding the analysis. At the same time, Cultural-Historical Psychology and Historical-dialectic materialism were elected as its theoretical-methodological basis. Then, based on such presumptions, it was accomplished the analysis of four theoretical categories: labor, activity, personality and education. In this sense, this research tried to contribute for the discussion of three questions: 1) Considering Cultural-Historical Psychology and Historical-dialectic materialism, what is the relation between activity and labor categories? 2) Taking into account current educational organization in capitalist society, what are the implications of teacher's work for the teacher's personality formation? 3) Recognizing that the social relations of production which permeate contemporaneous society are alienated and alienating, which is the relation between alienated work and teacher's activity? This way, it is possible to say that labor is the vital human activity, which is also conscious and intentional. It originates the process by which the individual, through the production of his/her material existence, produces his/her psychological existence. Therefore, to understand the personality requires understanding the ways and conditions through which labor is socially organized, leading to the recognition of alienation relations which are in capitalist society. Thus, concerning the transformation process of labor into commodity, the school content emptying is considered as the structural element of labor alienation, which occurs over the laboring class, as well as teacher´s work, destroying the possibility of the entire personality development.
Data da defesa: 27/01/2011
Código: vtls000202998
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Marilda Gonçalves Dias Facci
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2011_Eliane.pdf
Tamanho: 1048 Kb (1073152 bytes)
Criado: 04-07-2013 10:37
Atualizado: 04-07-2013 10:41
Visitas: 1194
Downloads: 33

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar