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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Psicologia > Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Ttulo [PT]: Trabalho, atividade docente e processo de personalizao : um estudo a partir da psicologia histrico cultural
Autor(es): Eliane da Costa Lima
Palavras-chave [PT]:

Psicologia do trabalho. Psicologia histrico-cultural. Processo de personalizao. Trabalho. Atividade. Trabalho docente.
Palavras-chave [EN]:
Labor. Activity. Teachers work. Personalization process. Historical-Cultural Psychology.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Marilda Gonalves Dias Facci [Orientador] - UEM
Lgia Mrcia Martins - UNESP/Universidade Estadual Paulista
Silvana Calvo Tuleski - UEM
Resumo:
Resumo: Esta dissertao resultado de uma pesquisa bibliogrfica cujo objeto de estudo centra-se na anlise do trabalho e suas implicaes para formao da personalidade. Considerando que, no mbito da psicologia, o debate quanto interface trabalho-educao, com frequncia, conduz a discursos e prticas que se pautam em um arsenal explicativo determinista e naturalizado que no vai alm da vitimizao e/ou culpabilizao dos indivduos por suas condies de vida, constitui-se objetivo deste estudo demonstrar a essencialidade do trabalho e da educao no processo de humanizao e consequente personalizao do homem. Delimitou-se como eixo norteador das anlises a atividade ocupacional do professor e como aporte terico-metodolgico a Psicologia Histrico-Cultural e o materialismo histrico-dialtico. Orientada por tais pressupostos, a anlise se detm, fundamentalmente, em quatro categorias tericas: trabalho, atividade, personalidade e educao. Nesta direo, busca-se contribuir para a discusso de trs questes: 1) Considerando o aporte terico-metodolgico da Psicologia Histrico-Cultural e do materialismo histrico-dialtico, qual a relao entre a categoria atividade e a categoria trabalho? 2) Tendo em vista a organizao educacional vigente na sociedade capitalista, quais as implicaes do trabalho docente para a formao da personalidade do professor? 3) Ante o reconhecimento de que as relaes sociais de produo que permeiam a sociedade contempornea so alienadas e alienantes, qual a relao entre trabalho alienado e atividade docente? Dessa forma, possvel afirmar que o trabalho a atividade vital humana, consciente e intencional que engendra os processos pelos quais o indivduo, por intermdio da produo de sua existncia material, produz sua existncia psicolgica. A compreenso da personalidade, portanto, implica a compreenso das formas e condies pelas quais o trabalho encontra-se socialmente organizado, e, assim, remete ao reconhecimento das relaes de alienao que imperam na sociedade capitalista. Neste sentido, no processo de transformao do trabalho em mercadoria, considera-se que o esvaziamento do contedo escolar se manifesta como elemento estrutural da alienao do trabalho, o qual incide sobre toda classe trabalhadora, inclusive na classe docente, obliterando a possibilidade de pleno desenvolvimento da personalidade.

Abstract: This dissertation is the result of a bibliographic research whose study object is the analysis of labor and its implications for personality formation. Considering that the debate in psychology field, related to work-education interface, often leads to discourses and practices which are based on an explaining determinist and naturalized set of assumptions which do not goes beyond individuals victimization and/or responsibility for their living conditions, the present study aims at demonstrating labor and education essenciality in humanization process and the consequent personalization of the human individual. Teachers occupational activity was defined as guiding the analysis. At the same time, Cultural-Historical Psychology and Historical-dialectic materialism were elected as its theoretical-methodological basis. Then, based on such presumptions, it was accomplished the analysis of four theoretical categories: labor, activity, personality and education. In this sense, this research tried to contribute for the discussion of three questions: 1) Considering Cultural-Historical Psychology and Historical-dialectic materialism, what is the relation between activity and labor categories? 2) Taking into account current educational organization in capitalist society, what are the implications of teacher's work for the teacher's personality formation? 3) Recognizing that the social relations of production which permeate contemporaneous society are alienated and alienating, which is the relation between alienated work and teacher's activity? This way, it is possible to say that labor is the vital human activity, which is also conscious and intentional. It originates the process by which the individual, through the production of his/her material existence, produces his/her psychological existence. Therefore, to understand the personality requires understanding the ways and conditions through which labor is socially organized, leading to the recognition of alienation relations which are in capitalist society. Thus, concerning the transformation process of labor into commodity, the school content emptying is considered as the structural element of labor alienation, which occurs over the laboring class, as well as teachers work, destroying the possibility of the entire personality development.
Data da defesa: 27/01/2011
Cdigo: vtls000202998
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marilda Gonalves Dias Facci
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2011_Eliane.pdf
Tamanho: 1048 Kb (1073152 bytes)
Criado: 04-07-2013 10:37
Atualizado: 04-07-2013 10:41
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