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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

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Ttulo [PT]: Educador social : a construo do saber social aplicado s polticas pblicas para a infncia e adolescncia
Ttulo [EN]: Social educator: construction of applied to know social policies for childhood and adolescence
Autor(es): Maria Eloisa Ferreira Passeri
Palavras-chave [PT]:

Educadores sociais. Polticas pblicas. Infncia e adolescncia. Aspectos sociais. Inclusao social. Adolescentes. Decreto n 109/09. Tipificao nacional dos servios socioassistenciais. Situao de risco. Vulnerabilidade social. Representao social. Educador social. Polticas pblicas para a infncia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Social representation. Social educator. Child public policy. Brazil.
rea de concentrao: Sociedade e Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Geovnio Edervaldo Rossato [Orientador] - UEM
Walter Lucio de Alencar Praxedes - UEM
Nelson Piletti - USP
Resumo:
Resumo: A Promulgao da Lei n 8.069/90 (Estatuto da Criana e do Adolescente) um marco importante na poltica pblica de atendimento criana e ao adolescente, legalmente reconhecidos como sujeitos de direitos dentro da Doutrina de Proteo Integral. A histria da infncia pobre no pas est sendo reescrita e tem mobilizado diversos pesquisadores. Neste sentido, o objeto deste estudo a atuao do educador social no campo das polticas pblicas voltadas para a infncia e a adolescncia. O mtodo de pesquisa utilizado foi entrevista semi-estruturada pela possibilidade de um contato mais prximo com os participantes que tiveram a oportunidade de expor seus pensamentos, experincias, crenas, percepes e atitudes sobre a atividade que desenvolvem. A ferramenta terico-metodolgica utilizada foi a Teoria das Representaes Sociais - TRS, que nos orientaram na compreenso terica e na caracterizao do trabalho social como um mtodo correto de colocar as questes e de procurar as respostas dentro de um pensamento social. No Brasil, a atuao do educador social teve incio no espao da rua e esta atuao foi o ponto chave na concepo de crianas e adolescentes como sujeitos de direitos. No decorrer do tempo, estes profissionais foram inseridos em unidades socioassistenciais governamentais e no governamentais. No contexto brasileiro, esta nova concepo de criana e adolescente trouxe mudanas significativas que demandaram prticas educativas diferenciadas nos campos jurdico, educacional e social. Nesta pesquisa, verificou-se que a funo de educador social est em fase de regulamentao e, como todos os profissionais, os educadores sofrem influncias de ordem econmica, educacional, poltica e social, que os influenciam na representao de seu trabalho. O desafio desenvolver sua capacidade de estabelecer estratgias de atuao interdisciplinar e intersetorial. Acredita-se que, com a regulamentao da profisso e com a capacitao profissional do educador social nos seus diversos campos de atuao, se torne possvel utilizar de forma efetiva a educao social como ferramenta de garantia de direitos e incluso social, ao que s se concretiza com a interlocuo entre as polticas pblicas.

Abstract: The promulgation of the law n 8.069/90 (Statute of the Child and Adolescent) is an important milestone in the public policy for children and adolescents welfare, they are recognized as subjects with rights within the Doctrine of Integral Protection. The history of the poor childhood in the country has been rewritten and it has mobilized several researchers. Therefore, the aim of this study is to verify the performance of the social educator in the field of the childhood and adolescent public policy. The research method chosen was a semi-structured interview, once it offered the possibility of a closer contact with the participants who had the opportunity to expose their thoughts, experiences, beliefs, perceptions and attitudes about the activity that they develop. The theoretical-methodological tool used was the Social Representations Theory - SRT. This theory guides us within the theoretical comprehension and the characterization of the social work as a correct method to place the questions and to look for the answers inside of a social thought. In Brazil, the performance of the social educator started in the streets and his performance was the key point in the conception of the child and adolescent as subjects with rights. As time went by, these professionals were introduced in governmental and non-governmental socio-assistencial units. According to the Brazilian context, the new conception of the child and the adolescent brought important changes which asked for distinct education practices in the legal, educational and social field. In this research, it was verified that the function of the social educator is being regulated and, like any professional, the representation of the educators work are influenced in an economical social political and legal way. The challenge is to develop his capacity to establish strategies of interdisciplinary and intersectional performance. With the regulation of the job and the training of the social educator in his several acting fields; it is believed to become possible to use the social education as a tool to guarantee rights and social inclusion and to compromise public policy in order to have them guaranteeing this aim.
Data da defesa: 11/07/2012
Cdigo: vtls000203048
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Geovnio Edervaldo Rossato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Maria Eloisa Ferreira Passeri.pdf
Tamanho: 1039 Kb (1063966 bytes)
Criado: 19-05-2016 17:20
Atualizado: 19-05-2016 17:30
Visitas: 327
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