Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Poesia expandida : a escrita poética no ciberespaço
Autor(es): Kátia Caroline de Matia
Palavras-chave [PT]:

Poesia digital. Ciberespaço. Leitura de poesia. Letramento literário. Multimodalidade. Cibercultura. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Digital poetry. Reading poetry. Literary literacy. Multimodality. Cyberculture. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Mirian Hisae Yaegashi Zappone [Orientador] - UEM
Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
Cilza Carla Bignotto - UFOP
Resumo:
Resumo: O objetivo desta dissertação foi realizar um estudo sobre a denominada poesia digital, focalizando suas características enquanto produção ficcional cuja existência se relaciona diretamente ao ciberespaço e ao contexto cultural das novas tecnologias, denominado cibercultura (LÉVY, 1999). A poesia digital consiste num tipo de produção poética para a qual é imprescindível o uso do computador e da internet tanto no âmbito de sua produção quanto de sua leitura, sendo, portanto, caracteristicamente, um objeto da cibercultura. A pesquisa bibliográfica sobre o tema foi feita a partir de autores como Antonio (2008, 2010), Risério (1998) e Padin (1996). Neles, buscamos aportes teóricos sobre o texto poético e procuramos enfatizar suas especificidades e seus protocolos de leitura a partir da Teoria Literária (CULLER, 1999; D'ONOFRIO, 1995; JAUSS, 1983). A fim de compreendermos como se configura tal produção poética, selecionamos um corpus composto por sete poemas digitais de autores brasileiros e de um autor português, e identificamos características recorrentes na poesia digital, a saber: a palavra, a imagem, o som, o movimento e a interatividade. Procuramos especificar cada um desses elementos partindo do pressuposto de que a matéria da poesia é histórica: o que muda a cada momento da história é como essa matéria é apresentada pela poesia e o modo como cada técnica desenvolvida na história também é matéria para o fazer poético. Em razão de ser produzida em um espaço de escrita que é a tela do computador, a poesia digital se configura pela expansão de seus elementos significativos, abarcando sistemas semióticos diversos da linguagem escrita, suscitando, portanto, novos letramentos.

Abstract: The purpose of this dissertation was to conduct a study about the called digital poetry, focusing on its characteristics as a type of fictional production that occurs in cyberspace and is related to cyberculture, the cultural context of new technologies (LÉVY, 1999). Digital poetry is a type of poetic production that requires, essentially, the computer and the internet for its production and for its reading, being, therefore, a cyberculture object. The bibliographic research about the subject was made based on authors such as Antonio (2008, 2010), Risério (1998) and Padin (1996). In their studies, we sought theoretical contributions about poetic texts. We emphasized the specificities of poetry and protocols of reading from Literary Theory (CULLER, 1999; D'ONOFRIO, 1995; JAUSS, 1983). Thus, we selected a corpus composed of seven digital poems produced by Brazilian authors and by one Portuguese author. Considering this corpus we identified recurring characteristics in digital poetry, such as: the word, the image, the sound, the motion and the interactivity. We sought to specify each of these elements based on the assumption that the material of poetry is historical: what changes in each time of the history is how this material is presented by poetry and how each technique developed in the course of the history is also material to the poetic production. Due to be produced in a writing space that is the computer screen, digital poetry configures itself by expanding its significant elements, including semiotic systems different from written language, and therefore giving rise to new literacies.
Data da defesa: 19/03/2013
Código: vtls000204585
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: KÁTIA CAROLINE DE MATIA_DISSERTAÇÃO.pdf
Tamanho: 2919 Kb (2989544 bytes)
Criado: 27-04-2016 14:37
Atualizado: 27-04-2016 14:53
Visitas: 814

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.