Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O curso de Licenciatura em Fsica a Distncia na Universidade Estadual de Maring : trilhando um caminho para as melhorias a partir do discurso dos alunos, tutores e professores
Autor(es): Mnica Bordim Sanches da Silva
Palavras-chave [PT]:

Licenciatura em Fsica. Educao distncia(EAD). Educao presencial. Maring. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Degree in Physics. Distance learning (ODL). Face education. Maring. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Glucia da Silva Brito - UFPR
Maria Luisa Furlan Costa - UEM
Rnio dos Santos Mendes - UEM
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Resumo:
Resumo: Pesquisas tm indicado diversos problemas relacionados ao Ensino de Fsica, tais como falta de professores licenciados em Fsica no Ensino Mdio e alto nmero de evaso nos cursos da rea. Com base nessa situao surgiu o interesse em fazer uma investigao junto com alunos, professores e tutores do curso de Licenciatura em Fsica da Universidade Estadual de Maring (UEM), nas modalidades Educao a Distncia e Educao Presencial, a fim de apresentar sugestes de melhorias ao curso de Fsica na modalidade EaD, uma vez que essa modalidade de ensino tem grande potencial para contribuir com os problemas na rea Ensino de Fsica. Para tanto, realizaramos entrevistas com alunos, professores, tutores e monitores do curso. A anlise e a discusso dos resultados foram feitas sob as tcnicas de Anlise do Discurso. Entre as concluses, destaca-se que o perfil do aluno do curso a distncia e o do curso presencial so bem diferentes. Poucos alunos do curso presencial tm inteno de dar aula no Ensino Mdio enquanto a maioria dos alunos do curso a distncia apresentaram essa pretenso. A pesquisa indicou que a evaso acontece no curso presencial porque muitos alunos ingressam sem o devido preparo, sem base do Ensino Mdio e grande parte da evaso no curso a distncia acontece porque muitos estudantes entraram no curso com a expectativa de que a cobrana seria menor. Enfim, a pesquisa mostrou que a diferena de comportamento e da viso entre os alunos com relao ao curso se justifica pelo fato de que o perfil dos alunos do curso presencial diferente do dos alunos do curso a distncia, essa a questo principal das modalidades. Conclu-se que o problema do curso de Fsica a distncia no do sistema, mas do hbito dos envolvidos no curso, da falta de adaptao a modalidade e do perfil do aluno que indica que este dedica pouco tempo para o curso. A diferena que existe nos problemas apontados pelos entrevistados sobre a EaD se concentra muito mais nos envolvidos do que na modalidade e para que sejam resolvidos basta boa vontade, empenho e determinao de todos. O curso a distncia, apesar da evaso e dos problemas que foram manifestados na pesquisa, tem potencial para formar bons profissionais, mas para isso preciso que alguns problemas sejam corrigidos e que cada um, professor, aluno, tutor, departamentos envolvidos e Ncleo para o suporte tcnico faam a sua parte.

Abstract: Several researches have shown problems related to the Teaching of Physics, such as lack of Physics professors in the high schools and a great number of drop-outs in the Physics course. These issues triggered an interest in conducting an investigation with students, professors and tutors from the undergraduate Physics Course at the State University of Maring involving the presence and distance modes so that improvement proposal in the Distance Physics Course could be forwarded. In fact, the latter education mode features a huge potential to help solve problems in the teaching of Physics. Interviews with students, professors, supervisors and tutors enrolled in the course were conducted while analysis and discussion of results were assessed by Discourse Analysis techniques. Data enhanced the different profiles of students enrolled in the distance and presence courses. Few students of the latter intended to be teachers in high school whereas most students in the former course desired to do so. Research showed that although drop-out in the presence course occurred due to the lack of academic basis at high school, drop-out in the distance course was due to a rift in their expectations of a less strict course. Research showed that behavior and attitude difference among students was owing to the fact that the presence course students profile was different from that of the distance course, or rather, the main issue within the two modes. Consequently, problems with regard to the Distance Physics Course are not attributed to the system but to students habits, lack of adaptation to the educational mode and to their profile, with scanty dedication to studies. Problems on distance education mentioned by the interviewed lie more in the persons concerned than in the educational mode. Good will, effort and determination by all are required for their solution. In spite of drop-out and several other problems referred to in current research, distance educational courses are potentially well-equipped for the formation of good professionals. Needless to say, many issues have to be solved and each one involved, professors, students, tutors, department staff and the local Educational Center for technical support, must do their utmost for success.
Data da defesa: 03/12/2012
Cdigo: vtls000204734
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE-VERSO FINAL.pdf
Tamanho: 3816 Kb (3907907 bytes)
Criado: 25-09-2014 08:43
Atualizado: 25-09-2014 08:53
Visitas: 1101
Downloads: 31

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.