Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Biotecntika : jogo integrador de conceitos emgentica
Autor(es): Arianne Francielle Silva Bro
Palavras-chave [PT]:

Gentica. Jogos didticos. Mapas conceituais. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Genetics. Educational games. Conceptual maps. Paran. Brazil.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Maria Teresa Benevides-Pereira [Orientador] - UEM
Tnia Goldbach - Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: No ensino das Cincias Biolgicas, observa-se o predomnio de aulas expositivas; uma estratgia para mudar essa perspectiva tem sido o uso de atividades ldicas, pelo interesse que despertam e por seu auxlio aprendizagem. O presente estudo descreve e verifica o jogo Biotecntika como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Gentica, contedo considerado dos mais difceis em Biologia, em especial por sua linguagem especfica. Composto por 26 cartas, denominadas como "temas" e 58 cartas "conceito", o jogo Biotecntika foi aplicado s turmas de 3 ano do Ensino Mdio de trs colgios da rede estadual de ensino de uma cidade do interior do Paran. Um questionrio forneceu indicaes sobre a opinio dos participantes sobre o jogo; e a comparao entre a elaborao de mapas conceituais realizados antes e depois da atividade propiciou elementos para a avaliao. Os questionrios apresentaram 94% de respostas positivas ao uso do jogo, assim como sugestes em sua estrutura. Os mapas conceituais apontaram 60% de indcios de aprendizagem de Gentica, e 60% dos alunos que responderam ao questionrio disseram que o jogo auxiliou o aprendizado. Os professores participantes da pesquisa expressaram apoio ao jogo, salientando a possibilidade de ser utilizado na forma que se encontra ou ainda adaptado para as diferentes realidades encontradas em salas de aula.

Abstract: When teaching Biological Sciences there is still a predominance of expositive lectures and a strategy to change this perspective has been the use of playfulness, as they awake interest and help the learning process. This work describes and verifies the game Biotecnetiks, as a tool to help the process of teaching and learning Genetics, subject considered one of the hardest in Biology, mainly due to its specific language. It has 26 cards called "theme" and 58 cards called "concept", and the game was put into practice to groups of 3rd year of High School in three schools of the public education system in a city of Paran, Brazil. A questionnaire supplied indications of participants' opinion about the game, as well as a comparison between elaboration of conceptual maps made before and after the activity provided elements to evaluation. The questionnaires present 94% of positive answers concerning the use of the game and suggestions about its structure. The conceptual maps indicated 60% of evidence of Genetics learning, as well as 60% of students answered that the game helped the learning. The teachers that participated of the activity support the game, and highlight the possibility of using it in this configuration or even adapted to different classroom realities.
Data da defesa: 01/03/2013
Cdigo: vtls000204737
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Maria Teresa Benevides-Pereira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ArianneBraoDissertacao.pdf
Tamanho: 4095 Kb (4192994 bytes)
Criado: 25-09-2014 08:07
Atualizado: 25-09-2014 08:36
Visitas: 1047
Downloads: 13

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.