Resumo: No final de 2006, o Governo do Estado do Paraná incluiu nas Diretrizes Curriculares do Estado (DCEs) um novo conteúdo de matemática: Tópicos de Geometrias Não Euclidianas. Projetos desenvolvidos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com os Núcleos Regionais de Ensino (NRE), tiveram como objetivo capacitar professores da Rede Pública de Ensino, por meio de Cursos de Formação Continuada, a compreender e trabalhar tais conteúdos em sala de aula. Tendo em vista a inquietação de alguns professores universitários que ministraram esses cursos, diante das dificuldades apresentadas pelos cursistas e da impressão de que algumas das dificuldades demonstradas pareciam ser reincidentes, apresentando-se nas diferentes turmas, surgiu a intenção, por parte da autora em pesquisar: "Que dificuldades os professores apresentam quando se dispõem a estudar as Geometrias não Euclidianas"? Considerou-se a princípio que as dificuldades permeavam conhecimentos específicos de geometrias não euclidianas; no entanto, com o desenvolver das análises ? que tiveram como base norteadora a teoria ?análise de conteúdo? segundo Bardin (1977) - outras dificuldades foram detectadas, as quais se relacionavam ao conhecimento de Geometria Euclidiana. Diante do exposto, este trabalho apresenta as dificuldades relacionadas à Geometria Euclidiana e as Não Euclidianas manifestadas durante um curso de capacitação.
Abstract: In the end of 2006, the Government of Parana State included on the State's Curricular Guidelines (DCEs) a new mathematics content: Topics of Non-Euclidean Geometry. Projects developed by the State University of Maringa (UEM) and the Regional Education Centers (NRE) aimed to train teachers of Public Schools to understand and work with these contents in the classroom through Continuing Education Courses. Thinking about the uneasiness of University professors who taught these courses and toward the difficulties presented by the course participants and because some of these difficulties seemed to be recurrent in different classes, the author had the intention to search: "What are the difficulties presented by those teachers when they study the Non-Euclidean Geometries?" At first, it was considered that these difficulties permeate specific knowledge of non- euclidean geometries, however, during the analyzes - which were based on the ?Content analysis? theory proposed by Bardin (1977) - other difficulties related to Euclidean Geometry knowledge were detected. According to the information above, this paper presents the difficulties related to Euclidean and Non-Euclidean Geometry shown during a training course. |