Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A aprendizagem de geometrias no Euclidianas : um estudo realizado com professores da rede pblica de ensino
Autor(es): Francielli Aparecida Rocha de Carli
Palavras-chave [PT]:

Geometria no Euclidiana. Professores. Educao matemtica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Euclidean geometry does not. Teachers. Mathematics education. Brazil.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Arlete de Jesus Brito - UNESP
Rui Marcos de OLiveira Barros - UEM
Resumo:
Resumo: No final de 2006, o Governo do Estado do Paran incluiu nas Diretrizes Curriculares do Estado (DCEs) um novo contedo de matemtica: Tpicos de Geometrias No Euclidianas. Projetos desenvolvidos pela Universidade Estadual de Maring (UEM), juntamente com os Ncleos Regionais de Ensino (NRE), tiveram como objetivo capacitar professores da Rede Pblica de Ensino, por meio de Cursos de Formao Continuada, a compreender e trabalhar tais contedos em sala de aula. Tendo em vista a inquietao de alguns professores universitrios que ministraram esses cursos, diante das dificuldades apresentadas pelos cursistas e da impresso de que algumas das dificuldades demonstradas pareciam ser reincidentes, apresentando-se nas diferentes turmas, surgiu a inteno, por parte da autora em pesquisar: "Que dificuldades os professores apresentam quando se dispem a estudar as Geometrias no Euclidianas"? Considerou-se a princpio que as dificuldades permeavam conhecimentos especficos de geometrias no euclidianas; no entanto, com o desenvolver das anlises ? que tiveram como base norteadora a teoria ?anlise de contedo? segundo Bardin (1977) - outras dificuldades foram detectadas, as quais se relacionavam ao conhecimento de Geometria Euclidiana. Diante do exposto, este trabalho apresenta as dificuldades relacionadas Geometria Euclidiana e as No Euclidianas manifestadas durante um curso de capacitao.

Abstract: In the end of 2006, the Government of Parana State included on the State's Curricular Guidelines (DCEs) a new mathematics content: Topics of Non-Euclidean Geometry. Projects developed by the State University of Maringa (UEM) and the Regional Education Centers (NRE) aimed to train teachers of Public Schools to understand and work with these contents in the classroom through Continuing Education Courses. Thinking about the uneasiness of University professors who taught these courses and toward the difficulties presented by the course participants and because some of these difficulties seemed to be recurrent in different classes, the author had the intention to search: "What are the difficulties presented by those teachers when they study the Non-Euclidean Geometries?" At first, it was considered that these difficulties permeate specific knowledge of non- euclidean geometries, however, during the analyzes - which were based on the ?Content analysis? theory proposed by Bardin (1977) - other difficulties related to Euclidean Geometry knowledge were detected. According to the information above, this paper presents the difficulties related to Euclidean and Non-Euclidean Geometry shown during a training course.
Data da defesa: 19/09/2012
Cdigo: vtls000204787
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO- Francielli Rocha de Carli.pdf
Tamanho: 1674 Kb (1713740 bytes)
Criado: 24-09-2014 16:10
Atualizado: 24-09-2014 16:21
Visitas: 611
Downloads: 27

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.