Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A aprendizagem de geometrias não Euclidianas : um estudo realizado com professores da rede pública de ensino
Autor(es): Francielli Aparecida Rocha de Carli
Palavras-chave [PT]:

Geometria não Euclidiana. Professores. Educação matemática. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Euclidean geometry does not. Teachers. Mathematics education. Brazil.
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Arlete de Jesus Brito - UNESP
Rui Marcos de OLiveira Barros - UEM
Resumo:
Resumo: No final de 2006, o Governo do Estado do Paraná incluiu nas Diretrizes Curriculares do Estado (DCEs) um novo conteúdo de matemática: Tópicos de Geometrias Não Euclidianas. Projetos desenvolvidos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com os Núcleos Regionais de Ensino (NRE), tiveram como objetivo capacitar professores da Rede Pública de Ensino, por meio de Cursos de Formação Continuada, a compreender e trabalhar tais conteúdos em sala de aula. Tendo em vista a inquietação de alguns professores universitários que ministraram esses cursos, diante das dificuldades apresentadas pelos cursistas e da impressão de que algumas das dificuldades demonstradas pareciam ser reincidentes, apresentando-se nas diferentes turmas, surgiu a intenção, por parte da autora em pesquisar: "Que dificuldades os professores apresentam quando se dispõem a estudar as Geometrias não Euclidianas"? Considerou-se a princípio que as dificuldades permeavam conhecimentos específicos de geometrias não euclidianas; no entanto, com o desenvolver das análises ? que tiveram como base norteadora a teoria ?análise de conteúdo? segundo Bardin (1977) - outras dificuldades foram detectadas, as quais se relacionavam ao conhecimento de Geometria Euclidiana. Diante do exposto, este trabalho apresenta as dificuldades relacionadas à Geometria Euclidiana e as Não Euclidianas manifestadas durante um curso de capacitação.

Abstract: In the end of 2006, the Government of Parana State included on the State's Curricular Guidelines (DCEs) a new mathematics content: Topics of Non-Euclidean Geometry. Projects developed by the State University of Maringa (UEM) and the Regional Education Centers (NRE) aimed to train teachers of Public Schools to understand and work with these contents in the classroom through Continuing Education Courses. Thinking about the uneasiness of University professors who taught these courses and toward the difficulties presented by the course participants and because some of these difficulties seemed to be recurrent in different classes, the author had the intention to search: "What are the difficulties presented by those teachers when they study the Non-Euclidean Geometries?" At first, it was considered that these difficulties permeate specific knowledge of non- euclidean geometries, however, during the analyzes - which were based on the ?Content analysis? theory proposed by Bardin (1977) - other difficulties related to Euclidean Geometry knowledge were detected. According to the information above, this paper presents the difficulties related to Euclidean and Non-Euclidean Geometry shown during a training course.
Data da defesa: 19/09/2012
Código: vtls000204787
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAÇÃO- Francielli Rocha de Carli.pdf
Tamanho: 1674 Kb (1713740 bytes)
Criado: 24-09-2014 16:10
Atualizado: 24-09-2014 16:21
Visitas: 1170
Downloads: 27

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.