Resumo: Analisar o perfil epidemiológico das vítimas fatais na faixa etária de 18 a 29 anos e a distribuição espacial dos acidentes de trânsito no perímetro urbano de Maringá-Pr no período de 2005 a 2010. Trata-se de um estudo retrospectivo, transversal,descritivo com dados secundários. Foram incluídos jovens entre 18 a 29 anos, vítimas fatais de acidentes de trânsito no perímetro urbano de Maringá-PR de 2005 a 2010. Os dados foram coletados por meio do Registro Geral de Ocorrência - (RGO), do 5º Grupamento de Bombeiros - (GB) e da Polícia Militar (PM), e confrontados com os atestados de óbitos obtidos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Posteriormente foram digitados, codificados e analisados no software Excel 2007. Para a realização da análise descritiva das tabelas com teste de qui-quadrado foi utilizado o software R2.12.1. Para a análise espacial, foram confeccionados mapas através do estimador de intensidade Kernel pelo software Terra View. No período foram totalizados 139 óbitos com prevalência para o sexo masculino e motociclistas com 118 (84,8%) dos óbitos. A faixa etária predominante foi de 18 a 23 anos com 54 (67,5%) de óbitos. A escolaridade de até sete anos de estudos esteve associada ao maior número dos óbitos com 105 (75,5%) do total. A maioria dos óbitos ocorreu no local do acidente totalizando 74 (53,2%) vítimas. No período noturno, (18 às 6 h) ocorreram 96 (70%) óbitos. Destes, 53 (55,2%) foram nos finais de semana. A maior concentração dos acidentes aconteceu na área central e nas principais vias onde se localiza o maior eixo rodoviário do município. Houve associação estatisticamente significativa entre o limite de velocidade (<60 km/h) e óbitos no local do acidente (p< 0,05). A possibilidade de morrer em acidente de trânsito com moto em via com limite de velocidade inferior a 60 km/h é quase quatro vezes maior que em vias com limite superior. Os acidentes com motociclistas que residiam fora de Maringá ocorreram nas vias de acesso ao município. Em geral, o local do acidente ocorreu próximo à residência da vítima. A chance de morrer em acidente de trânsito no período noturno e nos finais de semana foi maior que o dobro. As vítimas mais vulneráveis encontravam-se na faixa etária de 18 a 23 anos, com prevalência para motociclistas do sexo masculino e de baixo nível de escolaridade Os acidentes ocorreram mais nos finais de semana e no período noturno, com predominância para as colisões, óbitos no local, com concentração nas principais vias da cidade, onde se localiza o maior eixo rodoviário do município com maior fluxo de veículos e de pedestres. Os resultados apontam para a necessidade de ações públicas urgentes e efetivas como: medidas preventivas socioeducativas, fiscalização e engenharia de tráfego, priorizando as áreas com maior incidência de acidentes, com adequações do trânsito à realidade local, visando à prevenção e à redução dos acidentes de trânsito em Maringá. Os resultados indicam a necessidade de novas investigações sobre o tema.
Abstract: To analyze the epidemiologic profile of fatal young victims ranging from 18and 29 years old, and the spatial distribution of traffic accidents in the urban area of Maringá,a city from the Paraná State, in the period from 2005 to 2010. This is a retrospective, transversal and descriptive study based on secondary data. It included young people from 18 to 29 years old, which were the fatal victims of traffic accidents in the urban area of Maringá-PR from 2005 to 2010. The data was collected by means of the General Occurrence Reports (RGO) by the 5th Fire Station (GB), and from the Military Police (PM) and compared with the death records retrieved from the City Health Secretary (SMS). Afterwards these data were input, coded and analyzed with Excel 2007 software. In order to accomplish with the descriptive analysis of the charts, a chi-squared test was performed by using the R2.12.1 software. The spatial analysis required the production of maps through the Kernel Intensity Estimation by the TerraView software. The results showed a total of 139 deaths in the period observed with prevalence of males and motorcyclists, with 118 (84.8%) deaths. The predominant age group was between 18 to 23 years old with 54 (67.5%) deaths. The education level of up to seven years of study was associated with a greater number of deaths with 105 (75.5%) of the total. Most deaths occurred at the accidentsite summing 74 (53.2%) victims. At night (between 18 to 6 hours), there were 96 (70%) deaths. From those, 53 (55.2%) were on the weekends. The highest concentration of accidents occurred in the central area of the city and on the main routes where there is the largest beltway of the municipality. There was a statistically significant association between the speed limit (<60 km / h) and the deaths at the accident site (p <0.05). The chances of dying on a motorcycle traffic accident on routes in which the speed limit is below 60 km / h is almostfour times higher than on those routes with a higher speed limit. Accidents involving motorcyclists who live outside the city of Maringá mainly occurred on access routes to the city. In general, the location of the accident took place near the victim's home. The chances of dying on a traffic accident at night and on the weekends were more than double. In conclusion, the most vulnerable victims were aged between 18 to 23years old with a prevalence of male motorcyclists that have a lower education level. There were more accidents on the weekends and at night, predominating collisions and deaths on site, which were concentrated on the main streets of the city where the largest municipality routes are located and where there is a greater flow of vehicles and pedestrians as well. The results point out to the need of urgent and effective public actions such as socio-educational preventive measures, police vigilance and inspection and traffic engineering, giving priority to areas with higher incidence of accidents and adapting the traffic to the local conditions in order to prevent and reduce traffic accidents in Maringá. The results also indicate the need for further research on this issue. |