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Ttulo [PT]: Anlise da distribuio espacial de acidentes de trnsito fatais com jovens em um Municpio da Regio Sul do Brasil
Ttulo [EN]: Analysis of the Spatial distribution of fatal traffic accidents involving young victims in a city in the South of Brazil.
Autor(es): Roseni das Graas Nery
Palavras-chave [PT]:

Acidentes de trnsito. Jovens. Mortalidade. Distribuio espacial. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Traffic accidents. Young. Mortality. Distribution spatial. Maring. Paran (State). Brazsil.
rea de concentrao: Sade Humana
Titulao: Mestre em Cincias da Sade
Banca:
Maria Dalva de Barros Carvalho [Orientador] - UEM
Sandra Marisa Pelloso - UEM
Carlos Edmundo Rodrigues Fontes - UEM
Resumo:
Resumo: Analisar o perfil epidemiolgico das vtimas fatais na faixa etria de 18 a 29 anos e a distribuio espacial dos acidentes de trnsito no permetro urbano de Maring-Pr no perodo de 2005 a 2010. Trata-se de um estudo retrospectivo, transversal,descritivo com dados secundrios. Foram includos jovens entre 18 a 29 anos, vtimas fatais de acidentes de trnsito no permetro urbano de Maring-PR de 2005 a 2010. Os dados foram coletados por meio do Registro Geral de Ocorrncia - (RGO), do 5 Grupamento de Bombeiros - (GB) e da Polcia Militar (PM), e confrontados com os atestados de bitos obtidos da Secretaria Municipal de Sade (SMS). Posteriormente foram digitados, codificados e analisados no software Excel 2007. Para a realizao da anlise descritiva das tabelas com teste de qui-quadrado foi utilizado o software R2.12.1. Para a anlise espacial, foram confeccionados mapas atravs do estimador de intensidade Kernel pelo software Terra View. No perodo foram totalizados 139 bitos com prevalncia para o sexo masculino e motociclistas com 118 (84,8%) dos bitos. A faixa etria predominante foi de 18 a 23 anos com 54 (67,5%) de bitos. A escolaridade de at sete anos de estudos esteve associada ao maior nmero dos bitos com 105 (75,5%) do total. A maioria dos bitos ocorreu no local do acidente totalizando 74 (53,2%) vtimas. No perodo noturno, (18 s 6 h) ocorreram 96 (70%) bitos. Destes, 53 (55,2%) foram nos finais de semana. A maior concentrao dos acidentes aconteceu na rea central e nas principais vias onde se localiza o maior eixo rodovirio do municpio. Houve associao estatisticamente significativa entre o limite de velocidade (<60 km/h) e bitos no local do acidente (p< 0,05). A possibilidade de morrer em acidente de trnsito com moto em via com limite de velocidade inferior a 60 km/h quase quatro vezes maior que em vias com limite superior. Os acidentes com motociclistas que residiam fora de Maring ocorreram nas vias de acesso ao municpio. Em geral, o local do acidente ocorreu prximo residncia da vtima. A chance de morrer em acidente de trnsito no perodo noturno e nos finais de semana foi maior que o dobro. As vtimas mais vulnerveis encontravam-se na faixa etria de 18 a 23 anos, com prevalncia para motociclistas do sexo masculino e de baixo nvel de escolaridade Os acidentes ocorreram mais nos finais de semana e no perodo noturno, com predominncia para as colises, bitos no local, com concentrao nas principais vias da cidade, onde se localiza o maior eixo rodovirio do municpio com maior fluxo de veculos e de pedestres. Os resultados apontam para a necessidade de aes pblicas urgentes e efetivas como: medidas preventivas socioeducativas, fiscalizao e engenharia de trfego, priorizando as reas com maior incidncia de acidentes, com adequaes do trnsito realidade local, visando preveno e reduo dos acidentes de trnsito em Maring. Os resultados indicam a necessidade de novas investigaes sobre o tema.

Abstract: To analyze the epidemiologic profile of fatal young victims ranging from 18and 29 years old, and the spatial distribution of traffic accidents in the urban area of Maring,a city from the Paran State, in the period from 2005 to 2010. This is a retrospective, transversal and descriptive study based on secondary data. It included young people from 18 to 29 years old, which were the fatal victims of traffic accidents in the urban area of Maring-PR from 2005 to 2010. The data was collected by means of the General Occurrence Reports (RGO) by the 5th Fire Station (GB), and from the Military Police (PM) and compared with the death records retrieved from the City Health Secretary (SMS). Afterwards these data were input, coded and analyzed with Excel 2007 software. In order to accomplish with the descriptive analysis of the charts, a chi-squared test was performed by using the R2.12.1 software. The spatial analysis required the production of maps through the Kernel Intensity Estimation by the TerraView software. The results showed a total of 139 deaths in the period observed with prevalence of males and motorcyclists, with 118 (84.8%) deaths. The predominant age group was between 18 to 23 years old with 54 (67.5%) deaths. The education level of up to seven years of study was associated with a greater number of deaths with 105 (75.5%) of the total. Most deaths occurred at the accidentsite summing 74 (53.2%) victims. At night (between 18 to 6 hours), there were 96 (70%) deaths. From those, 53 (55.2%) were on the weekends. The highest concentration of accidents occurred in the central area of the city and on the main routes where there is the largest beltway of the municipality. There was a statistically significant association between the speed limit (<60 km / h) and the deaths at the accident site (p <0.05). The chances of dying on a motorcycle traffic accident on routes in which the speed limit is below 60 km / h is almostfour times higher than on those routes with a higher speed limit. Accidents involving motorcyclists who live outside the city of Maring mainly occurred on access routes to the city. In general, the location of the accident took place near the victim's home. The chances of dying on a traffic accident at night and on the weekends were more than double. In conclusion, the most vulnerable victims were aged between 18 to 23years old with a prevalence of male motorcyclists that have a lower education level. There were more accidents on the weekends and at night, predominating collisions and deaths on site, which were concentrated on the main streets of the city where the largest municipality routes are located and where there is a greater flow of vehicles and pedestrians as well. The results point out to the need of urgent and effective public actions such as socio-educational preventive measures, police vigilance and inspection and traffic engineering, giving priority to areas with higher incidence of accidents and adapting the traffic to the local conditions in order to prevent and reduce traffic accidents in Maring. The results also indicate the need for further research on this issue.
Data da defesa: 03/08/2012
Cdigo: vtls000204939
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Dalva de Barros Carvalho
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias da Sade)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias da Sade

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Roseni Nery.pdf
Tamanho: 1869 Kb (1913855 bytes)
Criado: 24-08-2016 17:03
Atualizado: 24-08-2016 17:09
Visitas: 351
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