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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Comparao do desempenho motor de crianas entre escolas pblicas de tempo parcial e integral
Ttulo [EN]: Comparison of childrens motor performance from public schools of half time and full time
Autor(es): Ricardo Henrique Bim
Palavras-chave [PT]:

Habilidades motoras. Crianas. Escola pblica. Habilidades motoras. Escola pblica de tempo integral. Desempenho motor. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Motor hability. Full time school. Children. Brazil.
rea de concentrao: Desempenho Humano e Atividade Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Jos Luiz Lopes Vieira [Orientador] - UEM
Wagner de Campos - UEM
Arli Ramos de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho motor de crianas matriculadas em escolas pblicas de tempo integral e parcial. Neste estudo, de caracterstica causal comparativo, participaram 159 crianas (77 ensino parcial e 82 ensino integral) de ambos os sexos, com 7 e 8 anos de idade, matriculadas no 3. ano do Ensino Fundamental de quatro escolas pblicas da Rede Municipal de Ensino de Maring-PR. Como instrumentos de medida foram utilizados o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso-2 (TGMD-2) e a Bateria de Avaliao do Movimento para Crianas-2 (MABC-2). A coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2012 nas prprias escolas em que cada criana estudava, onde foram avaliadas de acordo com os protocolos dos testes. Para anlise dos dados quantitativos foi utilizada estatstica descritiva, o teste de normalidade Kolgomorov-Smirnov, e o Teste U de Mann Whitney, adotada significncia de P≤0,05. Os resultados evidenciaram que a dificuldade de movimento significativa foi mais evidente em crianas de escolas pblicas de tempo integral, em que o ndice de DCD foi de 2,5% e em risco de dificuldade foi de 19,5%. Dentre as crianas de escolas pblicas de tempo parcial, nenhuma foi diagnosticada com DCD e 14,3% evidenciaram risco de dificuldade de movimento. O desempenho motor na MABC-2 de crianas de escolas de tempo parcial foi superior em comparao ao desempenho das crianas de escolas de tempo integral (p=0,030). Diferenas foram verificadas na habilidade motora de lanar e receber (p=0,020) e nas tarefas de lanar um saco de feijo no tapete (p=0,016) e pular em tapetes (0,041). No TGMD-2 verificou-se que 92,2% das crianas de escola de tempo parcial tiveram desempenho motor aqum da mdia proposta pelo teste. Dentre as crianas de escola de tempo integral este percentual foi de 85,3%. No entanto, o percentual de crianas de escola de tempo integral identificadas com desenvolvimento motor considerado muito pobre foi 19,5%, em crianas de escola de tempo parcial foi de 9,1%. Em ambos os grupos nenhuma criana atingiu desempenho motor acima da mdia, superior ou muito superior, corroborando com outros estudos realizados com crianas brasileiras. No houve diferena no desempenho motor geral no TGMD-2 das crianas de escolas de tempo parcial em comparao ao desempenho das crianas de escolas de tempo integral. Notou-se diferena significativa apenas na habilidade motora de rebater (p = 0,008), na qual as crianas das escolas de tempo parcial foram superiores, e na habilidade de quicar (p= 0,000), na qual as crianas das escolas de tempo integral foram melhores. Conclui-se que crianas de escolas pblicas de tempo integral no apresentaram desempenho motor superior quando comparadas as crianas de escolas pblicas de tempo parcial, sugerindo que o turno escolar extra e suas atividades complementares no esto sendo suficientes para melhorar o desenvolvimento motor dessas crianas. Enfim, dirigentes e educadores devem se articular para organizar e implantar as aes necessrias para o sucesso destes programas.

Abstract: The purpose of this study was to compare the motor performance of children enrolled in full time and part time public schools. In this study, causal feature comparison, involved 159 children (77 part teaching and 82 full teaching) of both sexes, aged 7 and 8 years old, enrolled in the 3rd. year of elementary teaching from four public schools in the municipal network of Maring city, Paran state. The measuring instruments used were the Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2) and the Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2). Data collection occurred in the first half of 2012 at the school in which each child was studying, where they were evaluated according to the test protocols. For quantitative data analysis it was used descriptive statistics, Kolgomorov-Smirnov normality test and Mann Whitney U test, adopted significance of P≤0.05. The results showed that the difficulty of movement was significantly more evident in public school children integral-time, in which the rate of DCD was 2.5% and at risk of difficulty was 19.5%. Among public school children part time, none were diagnosed with DCD and 14.3% showed risk of difficulty in movement. The motor performance in the MABC-2 of part-time school's children was higher compared to the performance of full-time school's children (p = 0.030). Differences were observed in motor ability to aiming and catching (p = 0.020) and in the task of throwing beanbag on to mat (p = 0.016) and hope on mat (0.041). In TGMD-2 it was found that 92.2% of children of school part-time motor performance were below average by the proposed test. Among children in school full-time this percentage was 85.3%. However, the percentage of children in school full-time identified with motor development was considered very poor (19.5%) and in school children of part-time it was 9.1%. In both groups, no child reached motor performance above average, superior or very superior, corroborating other studies with Brazilian children. There was no difference in motor performance in general score of TGMD-2 school children part-time in comparison to the performance of school children full time. Significant difference was noted only in the motor skill of striking (p = 0.008), in which part-time school's children were higher, and the ability to kicking (p = 0.000), in which integral-time school's children were best. We conclude that full-time public school's children did not show higher motor performance when compared to the part-time public school's children, suggesting that the integral time school and its complementary activities are not enough to improve motor development of children. Finally, leaders and educators must articulate to organize and implement the actions necessary for the success of these programs.
Data da defesa: 06/02/2013
Cdigo: vtls000204964
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Jos Luiz Lopes Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao de mestrado - ricardo henrique bim - uem.pdf
Tamanho: 3441 Kb (3523901 bytes)
Criado: 07-04-2016 15:28
Atualizado: 07-04-2016 15:36
Visitas: 434
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