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Ttulo [PT]: As aes anticrists segundo as Apologias de Justino Mrtir : controle social e religio no Imprio Romano
Autor(es): Alessandro Arzani
Palavras-chave [PT]:

Cristianismo. Histria. Perseguies. Perseguio religiosa. Imprio Romano. Justino Mrtir. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Justin Martyr. History of Christianity. Roman Empire. persecution of Christians. Brazil.
rea de concentrao: Instituies e Histria das Idias
Titulao: Mestre em Histria
Banca:
Renata Lopes Biazotto Venturini [Orientador] - UEM
Monica Selvatici - UEL
Solange Ramos de Andrade - UEM
Resumo:
Resumo: A histria do cristianismo na primeira metade do II sculo marcada por atritos locais, denncias em tribunais e calnias que faziam do nome "cristo" um motivo de condenao. Trajano, Adriano e Antonino Pio fizeram suas recomendaes aos governantes locais para desestimular a expanso da nova superstitio dos cristos, que demonstrava averso aos deuses, s tradies, s celebraes pblicas e ao culto imperial. Nenhuma perseguio, de fato, devia ser estabelecida; denncias annimas no deveriam ser aceitas e os cristos que abandonassem a f deveriam ser perdoados; os que se recusavam a abandonar a f eram punidos com a pena capital segundo o julgamento de cada magistrado. Nesse perodo, alguns, chamados apologistas, produziram escritos em defesa dos fiis. Justino escreveu duas vezes ao imperador Antonino e a seus filhos entre os anos de 154 e 161. Nas Apologias ele critica a postura dos governantes por acatarem as calnias das massas que acarretavam uma idia depreciativa ao nomen christianum. A fidelidade crist ao Imprio ratificada pelo apologista, que surpreende ao destacar a colaborao dos fiis na manuteno da ordem. Por meio desta pesquisa que tem por objetivo analisar a relao entre controle e religio a partir as aes anticrists nesses escritos de Justino, nota-se que esse tipo de aes foi fundamental para que a funo social da religio dos cristos fosse pensada no desenvolvimento desse discurso apologtico. Nesse discurso, procura-se justificar a rejeio aos deuses e imoralidade por eles representada. Atento s interrogaes dos intelectuais e homens letrados de sua poca, so destacados os aspectos tidos por "irracionais e imorais" das crenas pags; enquanto a f crist apresentada em contornos racionais com o intuito de reconhec-la como filosofia divina e superior s demais. Nesse sentido a crena num Deus absoluto, justo e onisciente aparece como um instrumento capaz de subter as pessoas moralidade, enquanto aguardam a recompensa eterna e procuram se afastar da condenao divina. nesse momento que a religio dos cristos comea a ser pensada como uma substituta s crenas pags, apontadas como incoerentes.

Abstract: The history of Christianity in the first half of the second century is marked by local clashes, accusations in court and slanders that made the name "Christian" reason for condemnation. Trajan, Hadrian and Antoninus Pius made their recommendations to local governments to discourage the expansion of new superstitio of the Christians who showed aversion to the gods, traditions, public celebrations and the imperial cult. No persecution in fact should have been established; anonymous reports should not have been accepted and if any Christian abandoned the faith they should have been forgiven; however, those who refused to abandon their faith were punished with the death penalty according to the judgment of each magistrate. During this period, some Christians with high education produced writings in defense of their faith. Justin wrote twice to the Emperor Antoninus and his sons between the years 154 and 161 AD. In "Apologies" he criticizes the attitudes of the rulers for accepting the slander of the masses who were accusing the Christians. The Christian fidelity to the Empire is ratified and he highlights the collaboration of the faithful in the maintenance of order. Through this research on the relationship between religion and control as seen in the antichristian actions reported in the writings of Justin, it is noted that this type of action was essential to the social function of the Christian religion to be thought in your apologetic discourse. It seeks to justify the condemnation of the gods and the immorality represented by them. In attention to the questions of intellectuals and men of letters of his age, the irrational behaviors and immoral aspects of the pagan beliefs are pointed by the apologist, while the Christian faith is presented in rational contours, making it a divine philosophy and superior to the other. In this sense, the Christian belief in an absolute God who is just and omniscient appears as an instrument with the ability to teach and demand morality from its followers, while they are awaiting the eternal reward and actively trying to move away from divine condemnation. It is then that their religion begins to be thought of as a substitute for pagan beliefs, which are pointed out as incoherent with the order in the Empire.
Data da defesa: 2013
Cdigo: vtls000205208
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Renata Lopes Biazotto Venturini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Programa de Ps-Graduao em Histria
Nvel: Dissertao (mestrado em Histria)/
UEM:

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Alessandro Arzani.pdf
Tamanho: 990 Kb (1013895 bytes)
Criado: 09-08-2016 14:14
Atualizado: 09-08-2016 14:20
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