Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: Competncias profissionais do bacharel em educao fsica : a noo dos docentes que atuam na formao inicial do estado do Paran
Ttulo [EN]: Professional Competence of the Bachelor in Physical Education: the concept of faculty who teach at the initial formation at the state of Paran.
Autor(es): Renata Leila Albino
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica. Formao profissional. Ensino superior. Professores de educao fsica. Estudo e ensino. Interveno profissional. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physical Education. Concept of competence. Professional intervention. Bachelor.. Faculty. Brazil.
rea de concentrao: Educao Fsica e Sociedade
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira [Orientador] - UEM
Juarez Vieira do Nascimento - UEM
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Resumo:
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral investigar a noo de competncia profissional dos docentes que atuam nos cursos de bacharelado em Educao Fsica, do estado do Paran. O encaminhamento metodolgico baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa do tipo descritiva. Para a obteno das informaes, utilizou-se um questionrio em escala tipo Likert e trs questes de respostas abertas, elaborados a partir da tcnica de grupo focal e de literatura consultada. A seleo das IES e docentes seguiram as orientaes da amostragem probabilstica, sendo consideradas as IES credenciadas junto ao MEC e que ofertassem o curso de bacharelado em Educao Fsica e quanto aos docentes foram considerados os graduados na rea e atuantes nos cursos de bacharelado. Participaram do estudo 132 docentes vinculados a 19 IES autorizadas. Na anlise dos dados, teste t de Student e ANOVA para medidas repetidas foram adotados para as comparaes. Os resultados destacaram a importncia atribuda pelos docentes Conhecimentos: a) Declarativos/Conceituais, das reas biolgicas, desenvolvimento motor e comportamento humano, voltados ao ensino-aprendizagem e advindos da pesquisa cientfica, em contraponto, as manifestaes/expresses corporais e entendimento/insero do homem na sociedade; b) Procedimentais, que inclui as habilidades que facilitam a organizao dos conhecimentos tericos para sua transmisso; c) Atitudinais, que renem os processos motivacionais, perceptivos e cognitivos do indivduo, o comportamento, condutas e escolhas, suas crenas e representaes. Os Conhecimentos Atitudinais sobressaram entre os demais, ressaltando a preocupao dos docentes com: a) os aspectos subjetivos da interveno e caractersticos dos indivduos, contextos e populaes; b) as propostas e/ou aplicaes aos alunos/clientes/usurios; c) em detrimento a supervalorizao dos conhecimentos prticos e conceituais. Nas temticas de pesquisa, destacaram-se os conhecimentos voltados ao desenvolvimento de projetos, equipamentos e patentes, para diferentes espaos, reas de atuao e populaes. A busca e atualizao do conhecimento ocorrem por meio: a) da participao em eventos cientficos da rea, grupos de estudos/pesquisa e cursos tcnicos; b) do uso da internet para o acesso a artigos, peridicos e livros; c) da apropriao dos contedos de outras reas, como a psicologia e sociologia; d) da consulta e ou/indicao de peridicos nacionais/internacionais da rea e avaliados pela Qualis Capes, indicando o foco dos docentes aos conhecimentos de cunho cientfico, submetidos ao crivo de instituies superiores e de representatividade em meio comunidade cientfica.

Abstract: The general aim of this study was to investigate the general concept of professional competence of faculty who teach in Physical Education Bachelor courses, in the state of Paran, from the knowledge that underlie professional intervention. The methodological approach was based on descriptive qualitative research. To gather information, we used a questionnaire in Likert scale (range: 1 - 5) and three open response questions, developed with the focal group technique and the literature consulted. The selection of HEIs and faculty followed the guidelines of probabilistic sampling, considering those HEIs which are accredited by MEC and that offer the Bachelor degree in Physical Education, and the faculty graduated in the area and acting in the bachelor courses. The study included 132 faculty attached to 19 accredited HEIs. The Student's t test and repeated measures ANOVA were used for data analysis and comparisons. The results highlighted the importance that the faculty attribute the following types of Knowledge: a) Declarative/Conceptual, from biology, motor development and human behavior, focused on teaching and learning and derived from scientific research, in contrast to the body expressions /manifestations and understanding/insertion of man in society; b) Procedure, which includes the skills that facilitate the organization of theoretical knowledge for its transmission; c) Attitudinal, which brings together the motivational, perceptual and cognitive processes of the individual, behavior, conducts and choices, his beliefs and representations. The Attitudinal Knowledge stood among the others, highlighting the concern of faculty with: a) the subjective aspects of intervention and individual characteristics, contexts and populations; b) the proposals and/or applications to the students/clients/users; c) in detriment to the overvaluation of practical and conceptual knowledge. In the research themes, the knowledge oriented to project development, equipment and patents for different spaces, areas and populations, was highlighted. However, the search for up-to-date knowledge occur through: a) the participation in scientific events in the area, study/research groups and technical courses; b) using the Internet to access scientific papers/journals and books; c) the appropriation of knowledge from other fields, such as psychology and sociology; d) consultation and/or indication of national/international journals in the area and evaluated by the Qualis CAPES, indicating the focus of the faculty to the knowledge of scientific nature, subject to the scrutiny of institutions and representativity among the scientific community.
Data da defesa: 27/07/2012
Cdigo: vtls000205464
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO_ RENATA LEILA ALBINO.pdf
Tamanho: 2163 Kb (2214555 bytes)
Criado: 01-04-2016 11:39
Atualizado: 01-04-2016 11:47
Visitas: 995
Downloads: 15

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.