Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: Diretrizes pedaggicas do Programa Segundo Tempo e suas relaes com as aes cotidianas dos ncleos
Ttulo [EN]: Guidelines of educational program segundo tempo and its relations with the daily actions of nuclei
Autor(es): Fabiane Castilho Teixeira
Palavras-chave [PT]:

Projetos sociais e formao continuada. Formao continuada. Programa Segundo Tempo. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Social Projects and Continuing Education Program. Segundo Tempo. Continuing Education Program and Segundo Tempo. Brazil.
rea de concentrao: Educao Fsica e Sociedade
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira [Orientador] - UEM
Suraya Cristina Drido - UEM
Larissa Michelle Lara - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar como coordenadores e monitores de ncleo envolvidos com o Programa Segundo Tempo atuam e aplicam as aes de planejamento e metodologia propostas por este Programa, perante o trabalho de acompanhamento e aconselhamento da equipe colaboradora 14. Com o intuito de definir os participantes do estudo, realizou-se levantamento, junto ao Ministrio do Esporte, dos Convenentes que estariam sob a responsabilidade da EC 14. A Conveniada - prefeitura de um municpio do Estado de So Paulo, composta por 10 ncleos de Esporte Educacional foi o foco desta pesquisa. Como suporte s anlises realizadas h o referencial terico utilizado centrado na formao profissional em Educao Fsica, nas diretrizes do PST e na estrutura administrativa e gerencial trabalhada pela Secretaria Nacional de Esporte Educacional. Para alcanar o objetivo proposto, a opo metodolgica foi pesquisa qualitativa do tipo descritiva, desenvolvendo-se a partir de anlises, orientaes e reflexes da pesquisadora, membro da EC 14, com os atores sociais pesquisados. Participaram da pesquisa um coordenador geral, uma coordenadora pedaggica, 10 coordenadores de ncleo, 10 monitores de atividades esportivas, cinco monitores de atividades complementares e 120 beneficiados do Programa Segundo Tempo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas, dirio de campo e o uso de questionrios. Os resultados indicaram que decorrente do trabalho coletivo de aconselhamento e acompanhamento da EC 14 s aes dos profissionais pesquisados houve amadurecimento das propostas do Convnio. As intervenes se pautaram em discusses sobre os propsitos do PST e orientaes de como enfrentar os problemas encontrados nos ncleos. Evidenciou-se que o Convnio avanou em pontos gerenciais e pedaggicos importantes para o seu bom funcionamento; os profissionais demonstraram melhor entendimento e comprometimento com suas aes, assumindo efetivamente o planejamento e o seu desenvolvimento no cotidiano do ncleo; ocorreram avanos na maioria dos procedimentos metodolgicos adotados, se destacando a participao mais efetiva dos beneficiados nas aulas. Conclui-se que o trabalho desenvolvido pela EC 14 foi essencial para o aprimoramento das aes dos atores sociais envolvidos e efetivao da formao continuada deflagrada pela SNEED/ME, consequentemente, para a qualidade no atendimento aos beneficiados. Espera-se que esta pesquisa contribua com as reflexes sobre o processo de formao em Educao Fsica, bem como da prtica pedaggica de professores da rea e, em especial, com o desenvolvimento do Programa Segundo Tempo do Ministrio do Esporte.

Abstract: The aim of this study was to analyze how core coordinators and monitors involved with the Program Segundo Tempo act and apply the actions and planning methodology proposed by this Program before the coaching and counseling job of the collaborator team 14. In order to identify the participants of the study, carried out a survey with the Ministry of Sports, with Covenant of which would be under the responsibility of the EC 14. The Convened - the city hall of a municipality of State of So Paulo, composed by 10 educational sports centers- it was this research focus. As a support to the analysis done, there is a theoretic system of references focused on professional formation in Physical Education, the guidelines of the PST and the administrative structure and managerial worked by the National Secretary of Sport Education. To achieve the objective, the method chosen was a descriptive and qualitative research, developing itself from analyzes, guidelines and reflections of the researcher, member of the collaborator team 14, with the social actors surveyed. The participants were a general coordinator, an educational coordinator, 10 coordinators core, 10 sports monitors, five complementary activities monitors and 120 beneficiaries by the program Segundo Tempo. Data collection occurred through semi-structured interviews, field diary and with the use of questionnaires. The results indicated that due to the collective work of counseling and monitoring, the actions of the EC 14 professionals surveyed, there was a maturation of the proposals from Covenant. The interventions were based on discussions about the purposes of the PST and guidance on how to face problems found in the nuclei. It became clear that the Covenant has advanced in managerial and pedagogical points, which is important for its proper functioning; professionals have demonstrated a better understanding and commitment to their actions, effectively assuming the planning and their development in the daily core; advances occurred in most methodological procedures, it is highlighting the more effective participation of beneficiaries in the classroom. We conclude that the work of the collaborator team 14 was placed as essential to the improvement of the actions of the social actors involved and effectiveness of continuing education triggered by Sneed/ME hence to the quality and care to beneficiaries. It is hoped that this research will contribute to the reflections on the process of training in Physical Education as well as the pedagogical practice of teachers in the area and, in particular, with the development of the Segundo Tempo Program of the Ministry of Sports.
Data da defesa: 25/06/2012
Cdigo: vtls000205467
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao de Mestrado Fabiane Castilho Teixeira.pdf
Tamanho: 1441 Kb (1475567 bytes)
Criado: 25-04-2016 17:01
Atualizado: 25-04-2016 17:14
Visitas: 465
Downloads: 10

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.