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Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

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Título [PT]: Expressões corporais rudimentares e imitações : elementos organizadores das habilidades motoras fundamentais
Título [EN]: Rudimentary bodily expressions and imitations: Elements organizers of fundamental motor skills
Autor(es): Érika Fernandes de Almeida Arruda
Palavras-chave [PT]:

Educação física. Intervenção profissional. Habilidades motoras fundamentais. Pré escola. Expressões corporais rudimentares. Movimento corporal. Autopercepção. Crianças pré-escolares. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Fundamental motor skills. Intervention. Preschool children. Brazil.
Área de concentração: Biodinâmica do Movimento Humano
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Vanildo Rodrigues Pereira [Orientador] - UEM
Joaquim Martins Junior - UEM
Pedro Paulo Deprá - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa de delineamento quase-experimental, teve como objetivo principal entender e analisar os efeitos de um programa motor centralizado no aprendizado de expressões corporais rudimentares e imitações, em crianças em idade pré-escolar pertencentes a 2 Centro de educação infantil municipais da cidade de Maringá, com o intuito de melhorar o desempenho motor geral sendo este o grupo experimental, ao mesmo tempo verificar e comparar o desenvolvimento motor de crianças pertencentes a 1 Escola particular sendo o grupo controle, todas as crianças estando na faixa etária dos 3 aos 6 anos. A amostra foi aleatória, igualitária 56 crianças em cada grupo, o grupo experimental é composto por (28 meninas e 28 meninos) e o grupo controle (31 meninas e 25 meninos), totalizando 112 crianças. Para a avaliação do desempenho motor dos grupos utilizouse o Teste TGMD-2 (Testo f Gross Motor Development - ULRICH, 2000) em dois momentos préteste antes da intervenção e pós-teste. Para a construção do instrumento de intervenção no grupo experimental utilizou-se biografias que viabilizassem atividades lúdicas e recreativas voltadas para o aprendizado de expressões corporais que favorecessem o aprendizado de movimentos manipulativos, locomotores e estabilizadores voltados para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, essas atividades tiveram a duração de dois meses distribuídos em 2 aulas semanais com a duração de 1 hora/aula tanto no GE quanto no GC. Para a análise dos dados utilizou-se da estatística descritiva (mediana e quartis, frequência absoluta e frequência relativa) e inferencial. Para análise da normalidade foi utilizado o teste Kolmogorov-Smirnov, observando-se a não-normalidade dos dados o teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparação entre gênero e grupos e o teste de Wilcoxon para comparação dos momentos pré e pós intervenção. Para comparação das faixas etárias utilizou-se a Anova um fator, com post-hoc de Tukey, após análise da homogeneidade dos dados. A significância adotada foi p≤ 0,05. Os resultados indicaram que os grupo são desiguais e que o desempenho do GC é superior nas habilidades de locomoção e controle de objetos, apenas nas variáveis do chute e no galopar esta diferença não foi significativa, na comparação dos pré-testes, ao ser comparado os pós-testes apenas na corrida lateral não houve diferença porém nas demais variáveis a diferença foi de p=0,001 para as habilidades de locomoção e também as de controle de objetos. Na comparação do pré e pós-teste do GC verificou-se que o escore bruto para as habilidades de locomoção foi de p=0,003 e as de controle de objetos p=0,001, no GE apenas as habilidades de locomoção obtiveram diferença significativa tendo escore bruto de p=0,035. Na comparação de gêneros o GC não apresentou diferença correlacional, no entanto o GE no pós-teste dos meninos e meninas apresentou diferenças significativas, sendo o escore bruto de locomoção p=0,048 e o padrão p=0,017 e o padrão de controle de objetos p=0,041. Observou-se que na delimitação e comparação do desempenho motor entre as faixas, no pré-teste o GC no escore bruto de locomoção demonstrou um Md= 25,5 de 3 a 4 anos; um Md =38 de 4 a 5 anos e um Md=39 de 5 a 6 anos, e o escore bruto de controle de objetos ficou no Md=26,5 de 3 a 4 anos e Md=35 de 5 a 6 anos; no pós-teste a diferença ficou do Md= 33 de 3 a 4 anos e Md=41 de 4 a 5 anos para o escore bruto de locomoção enquanto o escore bruto de controle de objetos o Md=30,5 de 3 a 4 anos e Md=39 de 5 a 6 anos. No pré-teste do GE o escore bruto locomoção de 3 a 4 anos teve um Md=21,5; de 4 a 5 anos md=33 e de 5 a 6 anos Md=31, no escore bruto de controle de objetos de 3 a 4 anos teve um Md=16,5; de 4 a 5 anos md=26 e de 5 a 6 anos Md=21, no pós-teste o escore bruto de locomoção de 3 a 4 anos teve um Md=23,5 e de 4 a 5 anos md=34,5. Assim sendo conclui-se que o GC obteve melhores resultados devido ao fato de que essas crianças já desenvolvem atividades voltadas para o aprendizado das habilidades motoras fundamentais a mais tempo e que o tempo de intervenção realizado no GE demonstrou-se insuficiente para tal, necessitando um tempo de duração maior para que os resultados possam ser equiparados para estudos futuros.

Abstract: This research quasi-experimental design, aimed to understand and analyze the effects of a motorprogram centered on learning rudimentary bodily expressions and imitations in children in preschool belonging to two municipal early childhood education center of the city of Maringa with the aim of improving the overall performance engine being the experimental group, while check and compare motor development of children from one particular school being the control group, all being children aged 3 to 6 years. The sample was randomly selected, equal 56 children in each group, the experimental group consists of (28 girls and 28 boys) and control group (31 girls and 25 boys), totaling 112 children. To evaluate the performance of the motor groups used the TGMD Test-2 (f Testo Gross Motor Development - ULRICH, 2000) at two pretest before the intervention and post-test. To construct the instrument of intervention in the experimental group used the biographies that ensure play and recreational activities geared for learning body language that would promote learning movements manipulative, locomotor and stabilizers focused on the development of fundamental movement skills, these activities had the duration of two months divided into 2 classes per week for a duration of 1 hour / lesson in both GE and GC. For data analysis we used descriptive statistics (median and quartiles, absolute frequency and relative frequency) and inferential. For analysis of normality was used the Kolmogorov-Smirnov test, observing the non-normality of the data the Mann-Whitney test was used to compare gender and groups and the Wilcoxon test for comparison of pre and post intervention. To compare the age groups used the one factor ANOVA with post hoc Tukey after analysis of data homogeneity. The significance adopted was p≤ 0.05. The results indicated that the group are unequal and that the performance of GC is superior skills in locomotion and object control, only the variables of the kick and gallop this difference was not significant when comparing the pre-test, when comparing the posttests only side in the race but there was no difference in the other variables the difference was p = 0.001 for locomotion skills and also the control object. In comparing pre-and posttest GC found that the raw score for locomotion skills was p = 0.003 and control objects p = 0.001, GE only in locomotion skills gained significant difference with raw score p = 0.035. When comparing the genres GC showed no difference correlational, however the GE posttest boys and girls showed significant differences, with the gross score of locomotion p = 0.048 and p = 0.017 and standard control pattern objects p = 0.041 . It was observed that the delimitation and comparison of motor performance between tracks, the pretest score in the GC showed a gross locomotion Md = 25.5 3-4 years, one Md = 38, 4 to 5 years and a md = 39, 5 to 6 years, and the raw score was tracking objects in md = 26.5 3-4 md = 35 years and 5-6 years, the post-test of the difference was md = 33, 3-4 Md = 41 years and 4-5 years for the gross score of locomotion while the raw score of the control objects Md = 30.5 3-4 Md = 39 years and 5-6 years. n the pretest raw score of the GE locomotion 3-4 years had a Md = 21.5: from 4 to 5 years = 33 md and 5 to 6 years = 31 Md, on score control objects of 3 4 years had a md = 16.5: from 4 to 5 years = 26 md and 5 to 6 years md = 21, in the post-test raw score of locomotion 3-4 years had a md = 23.5 and 4 to 5 years = 34.5 md. Thus we conclude that the GC better results due to the fact that these children are already developing activities for learning fundamental motor skills and the longer the time of intervention conducted at GE demonstrated to be inadequate for this, requiring a duration greater so that the results can be assimilated to studies.
Data da defesa: 31/08/2012
Código: vtls000205472
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Vanildo Rodrigues Pereira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Completa para PDF.pdf
Tamanho: 3317 Kb (3396176 bytes)
Criado: 26-04-2016 13:23
Atualizado: 26-04-2016 13:32
Visitas: 1182
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