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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Expresses corporais rudimentares e imitaes : elementos organizadores das habilidades motoras fundamentais
Ttulo [EN]: Rudimentary bodily expressions and imitations: Elements organizers of fundamental motor skills
Autor(es): rika Fernandes de Almeida Arruda
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica. Interveno profissional. Habilidades motoras fundamentais. Pr escola. Expresses corporais rudimentares. Movimento corporal. Autopercepo. Crianas pr-escolares. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Fundamental motor skills. Intervention. Preschool children. Brazil.
rea de concentrao: Biodinmica do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Vanildo Rodrigues Pereira [Orientador] - UEM
Joaquim Martins Junior - UEM
Pedro Paulo Depr - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa de delineamento quase-experimental, teve como objetivo principal entender e analisar os efeitos de um programa motor centralizado no aprendizado de expresses corporais rudimentares e imitaes, em crianas em idade pr-escolar pertencentes a 2 Centro de educao infantil municipais da cidade de Maring, com o intuito de melhorar o desempenho motor geral sendo este o grupo experimental, ao mesmo tempo verificar e comparar o desenvolvimento motor de crianas pertencentes a 1 Escola particular sendo o grupo controle, todas as crianas estando na faixa etria dos 3 aos 6 anos. A amostra foi aleatria, igualitria 56 crianas em cada grupo, o grupo experimental composto por (28 meninas e 28 meninos) e o grupo controle (31 meninas e 25 meninos), totalizando 112 crianas. Para a avaliao do desempenho motor dos grupos utilizouse o Teste TGMD-2 (Testo f Gross Motor Development - ULRICH, 2000) em dois momentos prteste antes da interveno e ps-teste. Para a construo do instrumento de interveno no grupo experimental utilizou-se biografias que viabilizassem atividades ldicas e recreativas voltadas para o aprendizado de expresses corporais que favorecessem o aprendizado de movimentos manipulativos, locomotores e estabilizadores voltados para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, essas atividades tiveram a durao de dois meses distribudos em 2 aulas semanais com a durao de 1 hora/aula tanto no GE quanto no GC. Para a anlise dos dados utilizou-se da estatstica descritiva (mediana e quartis, frequncia absoluta e frequncia relativa) e inferencial. Para anlise da normalidade foi utilizado o teste Kolmogorov-Smirnov, observando-se a no-normalidade dos dados o teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparao entre gnero e grupos e o teste de Wilcoxon para comparao dos momentos pr e ps interveno. Para comparao das faixas etrias utilizou-se a Anova um fator, com post-hoc de Tukey, aps anlise da homogeneidade dos dados. A significncia adotada foi p≤ 0,05. Os resultados indicaram que os grupo so desiguais e que o desempenho do GC superior nas habilidades de locomoo e controle de objetos, apenas nas variveis do chute e no galopar esta diferena no foi significativa, na comparao dos pr-testes, ao ser comparado os ps-testes apenas na corrida lateral no houve diferena porm nas demais variveis a diferena foi de p=0,001 para as habilidades de locomoo e tambm as de controle de objetos. Na comparao do pr e ps-teste do GC verificou-se que o escore bruto para as habilidades de locomoo foi de p=0,003 e as de controle de objetos p=0,001, no GE apenas as habilidades de locomoo obtiveram diferena significativa tendo escore bruto de p=0,035. Na comparao de gneros o GC no apresentou diferena correlacional, no entanto o GE no ps-teste dos meninos e meninas apresentou diferenas significativas, sendo o escore bruto de locomoo p=0,048 e o padro p=0,017 e o padro de controle de objetos p=0,041. Observou-se que na delimitao e comparao do desempenho motor entre as faixas, no pr-teste o GC no escore bruto de locomoo demonstrou um Md= 25,5 de 3 a 4 anos; um Md =38 de 4 a 5 anos e um Md=39 de 5 a 6 anos, e o escore bruto de controle de objetos ficou no Md=26,5 de 3 a 4 anos e Md=35 de 5 a 6 anos; no ps-teste a diferena ficou do Md= 33 de 3 a 4 anos e Md=41 de 4 a 5 anos para o escore bruto de locomoo enquanto o escore bruto de controle de objetos o Md=30,5 de 3 a 4 anos e Md=39 de 5 a 6 anos. No pr-teste do GE o escore bruto locomoo de 3 a 4 anos teve um Md=21,5; de 4 a 5 anos md=33 e de 5 a 6 anos Md=31, no escore bruto de controle de objetos de 3 a 4 anos teve um Md=16,5; de 4 a 5 anos md=26 e de 5 a 6 anos Md=21, no ps-teste o escore bruto de locomoo de 3 a 4 anos teve um Md=23,5 e de 4 a 5 anos md=34,5. Assim sendo conclui-se que o GC obteve melhores resultados devido ao fato de que essas crianas j desenvolvem atividades voltadas para o aprendizado das habilidades motoras fundamentais a mais tempo e que o tempo de interveno realizado no GE demonstrou-se insuficiente para tal, necessitando um tempo de durao maior para que os resultados possam ser equiparados para estudos futuros.

Abstract: This research quasi-experimental design, aimed to understand and analyze the effects of a motorprogram centered on learning rudimentary bodily expressions and imitations in children in preschool belonging to two municipal early childhood education center of the city of Maringa with the aim of improving the overall performance engine being the experimental group, while check and compare motor development of children from one particular school being the control group, all being children aged 3 to 6 years. The sample was randomly selected, equal 56 children in each group, the experimental group consists of (28 girls and 28 boys) and control group (31 girls and 25 boys), totaling 112 children. To evaluate the performance of the motor groups used the TGMD Test-2 (f Testo Gross Motor Development - ULRICH, 2000) at two pretest before the intervention and post-test. To construct the instrument of intervention in the experimental group used the biographies that ensure play and recreational activities geared for learning body language that would promote learning movements manipulative, locomotor and stabilizers focused on the development of fundamental movement skills, these activities had the duration of two months divided into 2 classes per week for a duration of 1 hour / lesson in both GE and GC. For data analysis we used descriptive statistics (median and quartiles, absolute frequency and relative frequency) and inferential. For analysis of normality was used the Kolmogorov-Smirnov test, observing the non-normality of the data the Mann-Whitney test was used to compare gender and groups and the Wilcoxon test for comparison of pre and post intervention. To compare the age groups used the one factor ANOVA with post hoc Tukey after analysis of data homogeneity. The significance adopted was p≤ 0.05. The results indicated that the group are unequal and that the performance of GC is superior skills in locomotion and object control, only the variables of the kick and gallop this difference was not significant when comparing the pre-test, when comparing the posttests only side in the race but there was no difference in the other variables the difference was p = 0.001 for locomotion skills and also the control object. In comparing pre-and posttest GC found that the raw score for locomotion skills was p = 0.003 and control objects p = 0.001, GE only in locomotion skills gained significant difference with raw score p = 0.035. When comparing the genres GC showed no difference correlational, however the GE posttest boys and girls showed significant differences, with the gross score of locomotion p = 0.048 and p = 0.017 and standard control pattern objects p = 0.041 . It was observed that the delimitation and comparison of motor performance between tracks, the pretest score in the GC showed a gross locomotion Md = 25.5 3-4 years, one Md = 38, 4 to 5 years and a md = 39, 5 to 6 years, and the raw score was tracking objects in md = 26.5 3-4 md = 35 years and 5-6 years, the post-test of the difference was md = 33, 3-4 Md = 41 years and 4-5 years for the gross score of locomotion while the raw score of the control objects Md = 30.5 3-4 Md = 39 years and 5-6 years. n the pretest raw score of the GE locomotion 3-4 years had a Md = 21.5: from 4 to 5 years = 33 md and 5 to 6 years = 31 Md, on score control objects of 3 4 years had a md = 16.5: from 4 to 5 years = 26 md and 5 to 6 years md = 21, in the post-test raw score of locomotion 3-4 years had a md = 23.5 and 4 to 5 years = 34.5 md. Thus we conclude that the GC better results due to the fact that these children are already developing activities for learning fundamental motor skills and the longer the time of intervention conducted at GE demonstrated to be inadequate for this, requiring a duration greater so that the results can be assimilated to studies.
Data da defesa: 31/08/2012
Cdigo: vtls000205472
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vanildo Rodrigues Pereira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Completa para PDF.pdf
Tamanho: 3317 Kb (3396176 bytes)
Criado: 26-04-2016 13:23
Atualizado: 26-04-2016 13:32
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