Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: A formao do bacharel em Educao Fsica e o campo de interveno profissional : um estudo de caso
Ttulo [EN]: The formation of a bachelor in physical education and the field of professional intervention: a case study
Autor(es): Ana Amlia Anzolin
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica. Formao acadmica. Educao fsica. Formao profissional. Atuao profissional. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Professional Training. Physical Education. Bachelor. Brazil.
rea de concentrao: Educao Fsica e Sociedade
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Juarez Vieira do Nascimento - UFSC
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar a formao inicial de bacharis em educao fsica de uma IES pblica do estado Paran e a sua relao com a atuao profissional nos diferentes campos de interveno. Caracterizou-se como estudo de caso. Para selecionar a instituio participante, fizemos um recorte intencional delimitando como objeto de pesquisa uma instituio de ensino superior (IES) pblica do estado do Paran, pelo fato da pesquisadora ter realizado a formao inicial nessa instituio, incitando o desejo de conhecer como esta vem desenvolvendo o curso de bacharelado em educao fsica, visto que atua nesse campo. Outro motivo, que a instituio e o curso selecionados so tradicionais no estado do Paran, sendo um curso criado em 1972 e reconhecido pelo Ministrio da Educao e Cultura desde 1976. Participaram da pesquisa, cinco docentes e 25 egressos do curso de educao fsica em bacharelado. Como fonte de dados, analisamos o projeto pedaggico do curso pesquisado, assim como coletamos dados por meio de entrevista semi-estruturada com docentes e aplicamos um questionrio com os egressos. Para o tratamento dos dados, tanto dos documentos (projeto pedaggico) como das entrevistas transcritas e dos questionrios, fizemos uso da tcnica de anlise de contedo proposta por Bardin (1977), assim como de estatstica descritiva simples. Os resultados da investigao indicaram que docentes e egressos percebem que o campo de atuao no mbito do bacharelado necessita de profissionais qualificados, sendo necessrio, para tanto, uma reviso do projeto pedaggico do curso pesquisado, na tentativa de buscar uma formao adequada e que esteja de acordo com os espaos interventivos. Entretanto, sobre a contribuio da formao inicial para a prtica profissional em educao fsica, na opinio dos egressos destacam-se pontos negativos, ressaltando falta de organizao, planejamento, preparao, atualizao e interesse por parte dos docentes. Embora, a maioria dos egressos esteja contente em relao s reas de interveno, demonstrando satisfao com as atividades que realizam e a academia o local que acolheu a maior parte dos egressos da IES pesquisada. Apontamos neste estudo a necessidade de reestruturao da formao inicial em educao fsica para o curso de bacharelado em educao fsica pesquisado, dirigindo-se as disciplinas desnecessrias no sentido de promover uma formao coerente com os campos de interveno especficos.

Abstract: The present study was developed with the general objective to examine the initial training of bachelors in physical education from a public institutions upper education of the state of Parana and its relationship to professional practice in different fields of intervention. Characterized as a case study. To select the participating institution, we have made a cut-out intentional delimiting as object of research an public institutions upper education of the state of Parana, by the fact that the researcher have carried out the initial training at this institution, by encouraging the desire to know how this has been developing the course of bachelor in physical education, since it operates in this field. Another reason, and that the institution and the course selected are traditional in the state of Parana, a course created in 1972 and recognized by the Ministry of Education and Culture since 1976. Participated of the paper research, five teachers and 25 graduates of the physical education course in bachelor. As a data source, we look at the pedagogic project of course researched, as well as data were collected by means of semi-structured interviews with teachers and applied a questionnaire with the graduated. For the treatment of data, as of the documents (pedagogical project) as of transcribed interviews and questionnaires, we have made use of the content analysis technique proposed by Bardin (1977), as well as descriptive statistics simple. The results of the research indicated that teachers and graduated realize that the field of action in the context of baccalaureate requires qualified professionals, it is necessary, for both, a review of teaching project, in an attempt to seek proper training and that is in accordance with the interventionist spaces. However, on the contribution of initial training for professional practice in physical education, in the opinion of the graduates stand out negatives, highlighting lack of organization, planning, preparation, updating and interest on the part of teachers. Although most graduates are happy in relation to areas of intervention, showing satisfaction with the activities they perform and the gym is the place that housed most of the graduates of HEIs surveyed. We have pointed out in this study the need for restructuring of initial training in physical education for the course of bachelor in physical education researched, addressing the disciplines unnecessary to promote a consistent training with the fields of specific intervention.
Data da defesa: 27/07/2012
Cdigo: vtls000205482
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: A formao do bacharel em educao fsica e o campo de interveno profissional - um estudo de c2.pdf
Tamanho: 1595 Kb (1633781 bytes)
Criado: 26-04-2016 09:40
Atualizado: 26-04-2016 09:45
Visitas: 331
Downloads: 12

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.