Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Reflexões sobre a proposta de leitura do ENEM
Autor(es): Rosilene da Silva de Moraes Cavalcanti
Palavras-chave [PT]:

Leitura. Educação básica. Linguagem. Competências e habilidades. Ensino Médio. Linguagem ENEM. Exame Nacional do Ensino Médio. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
High school. Reading. Language. High School National Exam (ENEM). Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Sônia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Renilson José Menegassi - UEM
Lucinea Aparecida de rezende - UEL
Resumo:
Resumo: Nesta pesquisa, analisam-se as questões objetivas de leitura do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Instituído em 1998, como parâmetro de autoavaliação aos concluintes do Ensino Médio, esse exame foi estendido, posteriormente, também a não concluintes, que, uma vez aprovados, podem pleitear certificação dessa etapa da Educação Básica e vagas no ensino superior. No trabalho, verificam-se os procedimentos de leitura avaliados pelo exame, a partir de um corpus constituído pelas questões da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, da prova aplicada em 2011, com o objetivo de responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como se configuram as questões de leitura do ENEM? Para atender ao que se propõe, pergunta-se também: se as questões são elaboradas de acordo com o conceito de leitura proposto pelos documentos oficiais do Ensino Médio; que competências e habilidades referentes à leitura são avaliadas e se são adequadas a seu público-alvo, constituído não apenas de egressos do Ensino Médio. A base teórica compreende as orientações oficiais sobre o Ensino Médio. Baseadas na pragmática, essas orientações voltam-se para uma imbricação entre teoria e prática, baseada na concepção de linguagem como interação. A língua não é vista como homogênea e transparente, mas opaca e heterogênea; ela reflete a cultura de seus falantes, permite que ela opere e lhe dá condições de subsistir. A leitura é concebida como um processo dialógico do leitor com o autor, via texto, que leva em conta não só o texto, mas o discurso, em suas condições de produção. Esse leitor é também o da pragmática, consciente, mas histórico. Nesta direção, o percurso da investigação implica: a classificação das questões, de acordo com as competências e habilidades avaliadas; o conhecimento da estrutura e dos objetivos do ENEM, possibilitado pela análise dos decretos e leis que regem o Ensino Médio, e a análise propriamente dita. Os resultados demonstram que o MEC reconhece a existência de indivíduos que, embora não tenham cursado o Ensino Médio, podem ser considerados competentes e aptos a ingressar no Ensino Superior. A concepção de leitura presente nos documentos oficiais que regem o Ensino Médio é adotada no ENEM e prevê um sujeito capaz de extrapolar os dados do texto escrito, lendo linhas e entrelinhas. A concepção de texto presente no exame não se limita ao verbal, embora o enfatize, mas abrange textos não verbais, como infográficos e imagens. As questões do exame são fortemente marcadas pela interdisciplinaridade e, a maioria delas pode ser respondida com base no conhecimento de mundo do examinando e nos textos de apoio apresentados na prova.

Abstract: Current research analyzes the objective qestions on reading available in the High School National Exam (ENEM). The ENEM was established in 1998 as a self-evaluation parameter to high school leavers. The exam was later extended to students other than school leavers who, once they reached the passing mark, could require the high school diploma and entrance to higher education. Current research verified the reading procedures evaluated by the exam derived from a series of topics of the 2011 exam in Languages, Codes and their Technologies. The research´s basic question is: How are the ENEM reading questions constituted? Questions are also asked to see whether the topics have been elaborated according to the reading concepts proposed by high school official documents; which reading competences and skills are evaluated; whether they are adequate to the target-population which is not made up only of high school leavers. The theoretical foregrounding comprises the official guidelines on high school teaching. The guidelines, based on practice, are grounded on the theory-practice overlaying built on the concept of language as interaction. Language is not envisaged as homogeneous and transparent but opaque and heterogeneous. It is a reflection of the speakers´ culture, allowing its workings and conditions of subsistence. Reading is conceived as a dialogical process between the reader and the author, through the text, which takes into account not merely the latter but discourse in its production conditions. The reader is also the pragmatic aware, albeit historical, reader. Current investigation implies the classification of questions according to the competences and skills evaluated; knowledge on the ENEM´s structure and aims, made possible by an analysis of high school´s decrees and laws and analysis in the strict sense. Results show that the Brazilian Ministry of Education acknowledges people who are competent and skilled for admittance to higher education even though they do not have a high school diploma. Reading concepts in official documents that govern the ENEM are adopted in the exam which foresees a person who is capable of going beyond the data of the written text through between-the-lines reading. The concept of the text in the exam is not limited to the verbal level, albeit emphasized, but reaches to non-verbal texts, such as info-graphs and pictures. The exam´s topics are highly marked by interdisciplinarity and most questions may be answered through general knowledge and the subsidiary texts provided by the exam.
Data da defesa: 03/04/2013
Código: vtls000205595
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sônia Aparecida Lopes Benites
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Rosilene da Silva de Moraes Cavalcanti .pdf
Tamanho: 1484 Kb (1519950 bytes)
Criado: 11-07-2013 18:55
Atualizado: 11-07-2013 19:04
Visitas: 1079
Downloads: 10

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.