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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: Reflexes sobre a proposta de leitura do ENEM
Autor(es): Rosilene da Silva de Moraes Cavalcanti
Palavras-chave [PT]:

Leitura. Educao bsica. Linguagem. Competncias e habilidades. Ensino Mdio. Linguagem ENEM. Exame Nacional do Ensino Mdio. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
High school. Reading. Language. High School National Exam (ENEM). Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Snia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Renilson Jos Menegassi - UEM
Lucinea Aparecida de rezende - UEL
Resumo:
Resumo: Nesta pesquisa, analisam-se as questes objetivas de leitura do Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM). Institudo em 1998, como parmetro de autoavaliao aos concluintes do Ensino Mdio, esse exame foi estendido, posteriormente, tambm a no concluintes, que, uma vez aprovados, podem pleitear certificao dessa etapa da Educao Bsica e vagas no ensino superior. No trabalho, verificam-se os procedimentos de leitura avaliados pelo exame, a partir de um corpus constitudo pelas questes da rea de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias, da prova aplicada em 2011, com o objetivo de responder seguinte pergunta de pesquisa: Como se configuram as questes de leitura do ENEM? Para atender ao que se prope, pergunta-se tambm: se as questes so elaboradas de acordo com o conceito de leitura proposto pelos documentos oficiais do Ensino Mdio; que competncias e habilidades referentes leitura so avaliadas e se so adequadas a seu pblico-alvo, constitudo no apenas de egressos do Ensino Mdio. A base terica compreende as orientaes oficiais sobre o Ensino Mdio. Baseadas na pragmtica, essas orientaes voltam-se para uma imbricao entre teoria e prtica, baseada na concepo de linguagem como interao. A lngua no vista como homognea e transparente, mas opaca e heterognea; ela reflete a cultura de seus falantes, permite que ela opere e lhe d condies de subsistir. A leitura concebida como um processo dialgico do leitor com o autor, via texto, que leva em conta no s o texto, mas o discurso, em suas condies de produo. Esse leitor tambm o da pragmtica, consciente, mas histrico. Nesta direo, o percurso da investigao implica: a classificao das questes, de acordo com as competncias e habilidades avaliadas; o conhecimento da estrutura e dos objetivos do ENEM, possibilitado pela anlise dos decretos e leis que regem o Ensino Mdio, e a anlise propriamente dita. Os resultados demonstram que o MEC reconhece a existncia de indivduos que, embora no tenham cursado o Ensino Mdio, podem ser considerados competentes e aptos a ingressar no Ensino Superior. A concepo de leitura presente nos documentos oficiais que regem o Ensino Mdio adotada no ENEM e prev um sujeito capaz de extrapolar os dados do texto escrito, lendo linhas e entrelinhas. A concepo de texto presente no exame no se limita ao verbal, embora o enfatize, mas abrange textos no verbais, como infogrficos e imagens. As questes do exame so fortemente marcadas pela interdisciplinaridade e, a maioria delas pode ser respondida com base no conhecimento de mundo do examinando e nos textos de apoio apresentados na prova.

Abstract: Current research analyzes the objective qestions on reading available in the High School National Exam (ENEM). The ENEM was established in 1998 as a self-evaluation parameter to high school leavers. The exam was later extended to students other than school leavers who, once they reached the passing mark, could require the high school diploma and entrance to higher education. Current research verified the reading procedures evaluated by the exam derived from a series of topics of the 2011 exam in Languages, Codes and their Technologies. The researchs basic question is: How are the ENEM reading questions constituted? Questions are also asked to see whether the topics have been elaborated according to the reading concepts proposed by high school official documents; which reading competences and skills are evaluated; whether they are adequate to the target-population which is not made up only of high school leavers. The theoretical foregrounding comprises the official guidelines on high school teaching. The guidelines, based on practice, are grounded on the theory-practice overlaying built on the concept of language as interaction. Language is not envisaged as homogeneous and transparent but opaque and heterogeneous. It is a reflection of the speakers culture, allowing its workings and conditions of subsistence. Reading is conceived as a dialogical process between the reader and the author, through the text, which takes into account not merely the latter but discourse in its production conditions. The reader is also the pragmatic aware, albeit historical, reader. Current investigation implies the classification of questions according to the competences and skills evaluated; knowledge on the ENEMs structure and aims, made possible by an analysis of high schools decrees and laws and analysis in the strict sense. Results show that the Brazilian Ministry of Education acknowledges people who are competent and skilled for admittance to higher education even though they do not have a high school diploma. Reading concepts in official documents that govern the ENEM are adopted in the exam which foresees a person who is capable of going beyond the data of the written text through between-the-lines reading. The concept of the text in the exam is not limited to the verbal level, albeit emphasized, but reaches to non-verbal texts, such as info-graphs and pictures. The exams topics are highly marked by interdisciplinarity and most questions may be answered through general knowledge and the subsidiary texts provided by the exam.
Data da defesa: 03/04/2013
Cdigo: vtls000205595
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Snia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Rosilene da Silva de Moraes Cavalcanti .pdf
Tamanho: 1484 Kb (1519950 bytes)
Criado: 11-07-2013 18:55
Atualizado: 11-07-2013 19:04
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