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Título [PT]: Associação entre soropositividade para Toxoplasma gondii e desenvolvimento escolar de crianças atendidas em hospital público, Paraná, Brasil
Autor(es): Érika Cristina Ferreira
Palavras-chave [PT]:
Toxoplasma gondii. Toxoplasmose. Crianças. Desenvolvimento escolar. Teste de desempenho escolar. Fatores de risco. Brasil. |
Área de concentração: Doenças Infecciosas e Parasitárias
Titulação: Mestre em Ciências da Saúde
Banca:
Silvana Marques de Araújo [Orientador] - UEM
Ana Lucia Falavigna Guilherme - UEM
Terezinha Aparecida Guedes - UEM |
Resumo:
Resumo: T. gondii, agente etiológico da toxoplasmose, pode influenciar o comportamento de seus hospedeiros. Tanto homens quanto mulheres soropositivas para T. gondii mostraram tempo de reação retardado a um estímulo e menor capacidade de manter a concentração. O objetivo desse estudo foi avaliar a existência de associação entre a soropositividade para T. gondii e desenvolvimento escolar de crianças atendidas em hospital público, Paraná, Brasil. Foram investigadas 100 crianças de seis a treze anos de idade que utilizaram o serviço público de saúde, selecionadas com confiabilidade de 95% e margem de erro de 10%. As crianças foram atendidas no Hospital Municipal de Maringá - Thelma Villanova, Paraná, Brasil. Para cada criança foi coletada uma amostra de sangue para pesquisa sorológica de anticorpos IgG e IgM anti-T. gondii, por Imunofluorescência Indireta e ELISA de captura, respectivamente. A cada criança foi aplicado o Teste de Desempenho Escolar (TDE) da escrita, aritmética e leitura, e o resultado classificado como superior, médio e inferior. O responsável por cada criança foi questionado quanto à característica de vida e o seu comportamento alimentar. A comparação dos resultados foi feita com os Testes Exato de Fisher e t-student, utilizando os softwares Statistica 9.0, SAS 9.1 (Statistical Analysis System).
Abstract: The toxoplasmosis etiological agent known as T. gondii can influence its hosts' behavior. Both men and women who are seropositivity to T. gondii showed a slowed reaction time to a stimulus, as well as a decreased ability to maintain concentration. The aim of this study was to evaluate the possible association between seropositivity to T. gondii and the scholar development of children being treated in a public hospital, Parana, Brazil. One hundred 6-13-year-old children who had used the public health service were investigated, selected with 95%reliability and a margin of error of 10%. The children were treated at the Hospital Municipal de Maringá Thelma Villanova, in the city of Maringá, state of Parana, Brazil. A blood sample of each child was collected for a serologic test of the following antibodies: IgG and IgM anti-T. gondii by using indirect immunofluorescence and capture ELISA, respectively. TheScholar Performance Test (SPT) of writing, arithmetic and reading was applied to each child, and the result was classified as high, median and poor. The person responsible for each child was questioned about the characteristics of life and their feeding behavior. The comparison of the results was carried out by using both, Fisher?s exact test and t-Student test by applying the Statistica 9.0, SAS 9.1 (Statistical Analysis System) and Open Epi 2.3.1 software. The prevalence of seropositivity to T. gondii among children was of 8%. An association between seropositivity to T. gondii and the scholar development in the mathematics subtest was observed. An association between fresh cheese consumption and the seropositivity to T. gondii was also observed. The children who lived in a per domicile area with exposed soil, sand or lawn were 9.116 times more likely to have the infection by T. gondii. The findings showed the need of educational programs to be applied to families and educators, the monitoring of recreation areas, and awareness on nutritional care as well. |
Data da defesa: 21/03/2012
Código: vtls000205881
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Silvana Marques de Araújo
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências da Saúde
Nível: Dissertação (mestrado em Ciências da Saúde)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Érika Ferreira.pdf
Tamanho: 340 Kb (348459 bytes)
Criado: 23-08-2016 15:50
Atualizado: 23-08-2016 15:58
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