Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Início > Dissertações e Teses > Ciências da Saúde > Educação Física > Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Título [PT]: A dinâmica lúdica na comunidade Gurarani Verá Tupã'I de Campo Mourão - PR
Título [EN]: The dynamic playful Guarani community Verá Tupã'i of Campo Mourão-PR.
Autor(es): Gislaine Ferreira
Palavras-chave [PT]:

Cultura Guarani. Vera Tupã'i. Jogos. Atividades lúdicas. História. Jogos e brincadeiras. Educação intercultural. Educação física. Campo Mourão. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Guarani culture. Games. Intercultural education. Campo Mourão. Paraná (State). Brazil.
Área de concentração: Práticas Sociais em Educação Física
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Giuliano Gomes de Assis Pimentel [Orientador] - UEM
Rosângela Célia Faustino - UEM
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Resumo:
Resumo: Este estudo que possui natureza qualitativa, apresentando traços metodológicos da pesquisa descritiva e de campo - do tipo exploratória. Objetivou compreender a dinâmica lúdica na comunidade Verá Tupã?i de Campo Mourão-PR, por meio do diálogo entre os jogos e brincadeiras das crianças e as lembranças dos jogos e brincadeiras narrados pelos educadores Guarani. A população foi composta por indígenas da comunidade Verá Tupã?í, sendo a amostra formada por 10 crianças com idade entre 5 a 12 anos, de ambos os gêneros e por 5 educadores Guarani. Para a coleta dos dados realizaram-se: observações sistemáticas para identificar os aspectos básicos da cultura Guarani e os jogos e brincadeiras das crianças; e entrevistas com os educadores para as narrativas dos jogos e brincadeiras que praticados por eles. Para a realização desta pesquisa em terras indígenas houve a aprovação do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (COPEP), bem como a autorização do cacique responsável por Verá Tupã?i. Assim, iniciaram-se as coletas de dados e, para averiguá-las utilizou-se a técnica da análise interpretativa, onde os resultados indicam que os indígenas se reorganizam nessa terra recém-conquistada a partir das condições físicas e materiais nela existentes, visto que essas condições interferem significativamente na dinâmica lúdica das crianças. Verificou-se que poucos jogos tradicionais Guarani que foram narrados pelos educadores permanecem entre as crianças, outros foram esquecidos e alguns ressignificados devido às mudanças históricas e simbólicas dos sentidos e valores do grupo. Esse trabalho, além de restaurar parte da cultura Guarani, também pode contribuir com os professores de Educação Física para a elaboração de aulas que envolvam a temática indígena e valorizem uma educação intercultural.

Abstract: This study has a qualitative nature, showing traces of descriptive research methodology, field research and the type of exploratory, aimed at understanding the dynamics playful in the Verá Tupã'i of Campo Mourão-PR, dialoguing with games and activities for children and memory games and games narrated by educators Guarani . The population consisted of indigenous community will Verá Tupã'i, the sample comprised 10 children aged 5 to 12 years, of both genders, and 5 teachers Guarani. For data collection took place: systematic observations to identify the basic aspects of Guarani culture and children's games and activities, and interviews with educators to the narratives of the games and activities that they practiced. For this research on indigenous lands for approval of the Standing Committee on Ethics in Research Involving Humans (COPEP), as well as the chief's permission to perform the same in Verá Tupã'i, and so began the data collection. Thus began the data collection and to check them used the technique of interpretive analysis, where results indicate that the indigenous reorganize themselves in this newly conquered land from the physical and material conditions in that area, since these conditions affect significantly the dynamics playful of children. It was found that few traditional games Guarani remembered among children, others were forgotten and some meanings, including changes due to historical and symbolic meanings and values of the group. It is believed that through this stuff - the games Guarani revitalized and all theoretical on the Guarani culture - can contribute to the physical education teachers to prepare lessons involving indigenous issues and enhance intercultural education.
Data da defesa: 26/02/2013
Código: vtls000206356
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)/
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Trabalho Mestrado - revisado.pdf
Tamanho: 6245 Kb (6394530 bytes)
Criado: 06-04-2016 14:41
Atualizado: 06-04-2016 14:46
Visitas: 1326
Downloads: 15

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar