Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: A dinmica ldica na comunidade Gurarani Ver Tup'I de Campo Mouro - PR
Ttulo [EN]: The dynamic playful Guarani community Ver Tup'i of Campo Mouro-PR.
Autor(es): Gislaine Ferreira
Palavras-chave [PT]:

Cultura Guarani. Vera Tup'i. Jogos. Atividades ldicas. Histria. Jogos e brincadeiras. Educao intercultural. Educao fsica. Campo Mouro. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Guarani culture. Games. Intercultural education. Campo Mouro. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Giuliano Gomes de Assis Pimentel [Orientador] - UEM
Rosngela Clia Faustino - UEM
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Resumo:
Resumo: Este estudo que possui natureza qualitativa, apresentando traos metodolgicos da pesquisa descritiva e de campo - do tipo exploratria. Objetivou compreender a dinmica ldica na comunidade Ver Tup?i de Campo Mouro-PR, por meio do dilogo entre os jogos e brincadeiras das crianas e as lembranas dos jogos e brincadeiras narrados pelos educadores Guarani. A populao foi composta por indgenas da comunidade Ver Tup?, sendo a amostra formada por 10 crianas com idade entre 5 a 12 anos, de ambos os gneros e por 5 educadores Guarani. Para a coleta dos dados realizaram-se: observaes sistemticas para identificar os aspectos bsicos da cultura Guarani e os jogos e brincadeiras das crianas; e entrevistas com os educadores para as narrativas dos jogos e brincadeiras que praticados por eles. Para a realizao desta pesquisa em terras indgenas houve a aprovao do Comit Permanente de tica em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (COPEP), bem como a autorizao do cacique responsvel por Ver Tup?i. Assim, iniciaram-se as coletas de dados e, para averigu-las utilizou-se a tcnica da anlise interpretativa, onde os resultados indicam que os indgenas se reorganizam nessa terra recm-conquistada a partir das condies fsicas e materiais nela existentes, visto que essas condies interferem significativamente na dinmica ldica das crianas. Verificou-se que poucos jogos tradicionais Guarani que foram narrados pelos educadores permanecem entre as crianas, outros foram esquecidos e alguns ressignificados devido s mudanas histricas e simblicas dos sentidos e valores do grupo. Esse trabalho, alm de restaurar parte da cultura Guarani, tambm pode contribuir com os professores de Educao Fsica para a elaborao de aulas que envolvam a temtica indgena e valorizem uma educao intercultural.

Abstract: This study has a qualitative nature, showing traces of descriptive research methodology, field research and the type of exploratory, aimed at understanding the dynamics playful in the Ver Tup'i of Campo Mouro-PR, dialoguing with games and activities for children and memory games and games narrated by educators Guarani . The population consisted of indigenous community will Ver Tup'i, the sample comprised 10 children aged 5 to 12 years, of both genders, and 5 teachers Guarani. For data collection took place: systematic observations to identify the basic aspects of Guarani culture and children's games and activities, and interviews with educators to the narratives of the games and activities that they practiced. For this research on indigenous lands for approval of the Standing Committee on Ethics in Research Involving Humans (COPEP), as well as the chief's permission to perform the same in Ver Tup'i, and so began the data collection. Thus began the data collection and to check them used the technique of interpretive analysis, where results indicate that the indigenous reorganize themselves in this newly conquered land from the physical and material conditions in that area, since these conditions affect significantly the dynamics playful of children. It was found that few traditional games Guarani remembered among children, others were forgotten and some meanings, including changes due to historical and symbolic meanings and values of the group. It is believed that through this stuff - the games Guarani revitalized and all theoretical on the Guarani culture - can contribute to the physical education teachers to prepare lessons involving indigenous issues and enhance intercultural education.
Data da defesa: 26/02/2013
Cdigo: vtls000206356
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Trabalho Mestrado - revisado.pdf
Tamanho: 6245 Kb (6394530 bytes)
Criado: 06-04-2016 14:41
Atualizado: 06-04-2016 14:46
Visitas: 472
Downloads: 12

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.