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Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

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Título [PT]: A educação física nos centros municipais de educação infantil de Maringá : avanços a partir da Lei Municipal N°8392/2009
Título [EN]: The physical education in early childhood education at the centers of city Maringá: advances from the city Law N. 8392/2009.
Autor(es): Silvia Bandeira da Silva Lima
Palavras-chave [PT]:

Educação infantil. Educação física infantil. Políticas públicas. Lei nº8392/2009. Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI). Desempenho motor. Estudantes. Políticas Educacionais. Políticas de Governo .Maringá. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Early childhood education. Child physical education. Educational policies. Government Policies. Maringá. Paraná (State). Brazil.
Área de concentração: Práticas Sociais em Educação Física
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Marynelma Camargo Garanhani - UFPR
Amauri Aparecido Bássoli de OLiveira - UEM
Resumo:
Resumo: A partir do entendimento da necessidade de discutir e estudar a legalidade e a legitimidade da educação física na educação infantil, com base na importância da disciplina para o desenvolvimento integral das crianças, e por entender que ainda há muito que se investigar acerca dessa temática, optou-se por realizar uma pesquisa nesse campo de intervenção, que tem como objetivo geral analisar o processo de consolidação da Lei nº 8392/2009, que determina a inclusão da disciplina Educação Física no currículo dos Centros de Educação Infantil no Município de Maringá a partir de 2010. Sendo assim, optou-se por realizar uma pesquisa do tipo descritiva, com dois instrumentos específicos, um utilizando questionários compostos por perguntas abertas, com estruturas diferenciadas de acordo com os objetivos e indivíduos a serem pesquisados, sendo composto por 46 diretoras, 46 pedagogas e 27 professores de educação física atuantes nos CMEI's de Maringá-PR; o outro instrumento foi uma entrevista com roteiro semi-estruturado, direcionada aos responsáveis pela apresentação, elaboração e implantação da Lei nº 8392/2009; e a análise do Projeto Político Pedagógico para a educação física na educação infantil. Na organização dos dados e tabulação das informações coletadas, foi utilizado o programa Microsoft Excel® versão 2007 para a tabulação; e o software (Stastistical Package for Social Sciences) SPSS versão 15.0 para os tratamentos estatísticos. Após a categorização dos dados, foi feita a análise estatística descritiva, proposta por Lüdke e André (1986) e por Demartini (1988), em que se buscou elementos para se analisar de acordo com o referencial teórico. Como resultados, observou-se que a Lei nº 8392/2009, foi efetivada apenas no ano de 2012, garantindo a disciplina como componente curricular obrigatório nos CMEI's, e que a mesma foi essencial para a criação de uma segunda Lei nº 8992/2011, garantindo a presença do professor de Educação Física em todos os espaços de atuação da rede municipal de ensino. Efetivou-se por meio da sua legalidade a necessidade de um constante processo de formação continuada para atuação do professor nesses espaços. Nesse sentido, conclui-se, que a Lei nº 8392/2009 possibilitou o ingresso dos professores nesses espaços, mas que a legitimidade de sua ação docente é que garantirá um processo de formação que contemple as expectativas e necessidades da sociedade com relação às proposições legais estabelecidas.

Abstract: From the understanding of the need to discuss and study the legality and legitimacy of physical education in early childhood education, based on the importance of discipline for the integral development of children, and understand that there is still much to investigate about this theme, we chose if by performing a search in this field of intervention, which aims at analyzing the process of consolidation of Law No. 8392/2009, which determines the inclusion of Physical Education in the curriculum of the Centers for Early Childhood Education in Maringá from 2010. Therefore, it was decided to conduct a survey of the descriptive type, with two specific instruments, a questionnaire composed using open questions, with differentiated structures in accordance with the objectives and individuals to be searched, is composed of 46 directors, 46 educators and 27 physical education teachers working in CMEI's Maringá-PR, the other instrument was an interview with semi-structured, directed to those responsible for the presentation, preparation and implementation of Law No. 8392/2009 and the analysis of Project Political for education in physical education. In organizing the data and tabulating the information collected was used Microsoft Excel ® version 2007 for tabulation, and software (Stastistical Package for Social Sciences) SPSS version 15.0 for statistical treatments. After categorization of the data, the analysis was done using descriptive statistics, proposed by Lüdke and Andrew (1986) and Demartini (1988), in which it sought to analyze elements in accordance with the theoretical. The results showed that the Law n º 8392/2009, was honored only in the year 2012, ensuring discipline as a curricular component required in CMEI's, and that it was essential for the creation of a second Law No. 8992/2011, ensuring the presence of a physical education teacher in all areas of operation of municipal schools. Was accomplished by means of its legality the need for a constant process of continuing education for teacher performance in these spaces. Accordingly, we conclude that the Law n º 8392/2009 allowed the entry of the teachers in these spaces, but the legitimacy of his teaching action is to ensure a formation process that incorporates the needs and expectations of society with respect to propositions legal established.
Data da defesa: 28/02/2013
Código: vtls000206360
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Silvia Bandeira da Silva Lima.pdf
Tamanho: 2456 Kb (2514491 bytes)
Criado: 26-04-2016 08:26
Atualizado: 26-04-2016 08:35
Visitas: 1208
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