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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: A educao fsica nos centros municipais de educao infantil de Maring : avanos a partir da Lei Municipal N8392/2009
Ttulo [EN]: The physical education in early childhood education at the centers of city Maring: advances from the city Law N. 8392/2009.
Autor(es): Silvia Bandeira da Silva Lima
Palavras-chave [PT]:

Educao infantil. Educao fsica infantil. Polticas pblicas. Lei n8392/2009. Centro Municipal de Educao Infantil (CEMEI). Desempenho motor. Estudantes. Polticas Educacionais. Polticas de Governo .Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Early childhood education. Child physical education. Educational policies. Government Policies. Maring. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Marynelma Camargo Garanhani - UFPR
Amauri Aparecido Bssoli de OLiveira - UEM
Resumo:
Resumo: A partir do entendimento da necessidade de discutir e estudar a legalidade e a legitimidade da educao fsica na educao infantil, com base na importncia da disciplina para o desenvolvimento integral das crianas, e por entender que ainda h muito que se investigar acerca dessa temtica, optou-se por realizar uma pesquisa nesse campo de interveno, que tem como objetivo geral analisar o processo de consolidao da Lei n 8392/2009, que determina a incluso da disciplina Educao Fsica no currculo dos Centros de Educao Infantil no Municpio de Maring a partir de 2010. Sendo assim, optou-se por realizar uma pesquisa do tipo descritiva, com dois instrumentos especficos, um utilizando questionrios compostos por perguntas abertas, com estruturas diferenciadas de acordo com os objetivos e indivduos a serem pesquisados, sendo composto por 46 diretoras, 46 pedagogas e 27 professores de educao fsica atuantes nos CMEI's de Maring-PR; o outro instrumento foi uma entrevista com roteiro semi-estruturado, direcionada aos responsveis pela apresentao, elaborao e implantao da Lei n 8392/2009; e a anlise do Projeto Poltico Pedaggico para a educao fsica na educao infantil. Na organizao dos dados e tabulao das informaes coletadas, foi utilizado o programa Microsoft Excel verso 2007 para a tabulao; e o software (Stastistical Package for Social Sciences) SPSS verso 15.0 para os tratamentos estatsticos. Aps a categorizao dos dados, foi feita a anlise estatstica descritiva, proposta por Ldke e Andr (1986) e por Demartini (1988), em que se buscou elementos para se analisar de acordo com o referencial terico. Como resultados, observou-se que a Lei n 8392/2009, foi efetivada apenas no ano de 2012, garantindo a disciplina como componente curricular obrigatrio nos CMEI's, e que a mesma foi essencial para a criao de uma segunda Lei n 8992/2011, garantindo a presena do professor de Educao Fsica em todos os espaos de atuao da rede municipal de ensino. Efetivou-se por meio da sua legalidade a necessidade de um constante processo de formao continuada para atuao do professor nesses espaos. Nesse sentido, conclui-se, que a Lei n 8392/2009 possibilitou o ingresso dos professores nesses espaos, mas que a legitimidade de sua ao docente que garantir um processo de formao que contemple as expectativas e necessidades da sociedade com relao s proposies legais estabelecidas.

Abstract: From the understanding of the need to discuss and study the legality and legitimacy of physical education in early childhood education, based on the importance of discipline for the integral development of children, and understand that there is still much to investigate about this theme, we chose if by performing a search in this field of intervention, which aims at analyzing the process of consolidation of Law No. 8392/2009, which determines the inclusion of Physical Education in the curriculum of the Centers for Early Childhood Education in Maring from 2010. Therefore, it was decided to conduct a survey of the descriptive type, with two specific instruments, a questionnaire composed using open questions, with differentiated structures in accordance with the objectives and individuals to be searched, is composed of 46 directors, 46 educators and 27 physical education teachers working in CMEI's Maring-PR, the other instrument was an interview with semi-structured, directed to those responsible for the presentation, preparation and implementation of Law No. 8392/2009 and the analysis of Project Political for education in physical education. In organizing the data and tabulating the information collected was used Microsoft Excel version 2007 for tabulation, and software (Stastistical Package for Social Sciences) SPSS version 15.0 for statistical treatments. After categorization of the data, the analysis was done using descriptive statistics, proposed by Ldke and Andrew (1986) and Demartini (1988), in which it sought to analyze elements in accordance with the theoretical. The results showed that the Law n 8392/2009, was honored only in the year 2012, ensuring discipline as a curricular component required in CMEI's, and that it was essential for the creation of a second Law No. 8992/2011, ensuring the presence of a physical education teacher in all areas of operation of municipal schools. Was accomplished by means of its legality the need for a constant process of continuing education for teacher performance in these spaces. Accordingly, we conclude that the Law n 8392/2009 allowed the entry of the teachers in these spaces, but the legitimacy of his teaching action is to ensure a formation process that incorporates the needs and expectations of society with respect to propositions legal established.
Data da defesa: 28/02/2013
Cdigo: vtls000206360
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Silvia Bandeira da Silva Lima.pdf
Tamanho: 2456 Kb (2514491 bytes)
Criado: 26-04-2016 08:26
Atualizado: 26-04-2016 08:35
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