Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Comunicação de saberes docentes : uma reflexão sobre o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá
Autor(es): Sandra Regina D'Antonio
Palavras-chave [PT]:

Comunicação. Saberes e competências. Formação de professores. Matemática. Saberes docentes. Práticas pedagógicas. Maringá. Paraná. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Communication. Knowledge and skills. Teacher training. Mathematics. Knowledge teachers. Pedagogical practices. Maringa. Paraná. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino - UEL
Adriano Rodrigues Ruiz - UNOESTE
Luiza Marta Bellini - UEM
Ourides Santin Filho - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho realiza um diagnóstico a respeito das disciplinas pedagógicas ofertadas no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa, sob a forma de análise de discurso e práticas pedagógicas, foi desenvolvida mediante a observação das aulas de Teoria e Prática Pedagógica; Estágio Supervisionado e regências efetivadas pelos futuros docentes do curso de Licenciatura da Universidade Estadual de Maringá ? UEM, com vistas a verificar qual tem sido a contribuição do curso de licenciatura em Matemática, especialmente no que tange as disciplinas de caráter pedagógico, no processo de construção dos saberes docentes e no desenvolvimento de práticas mais comunicativas e reflexivas em sala de aula, bem como a influência do discurso dos professores formadores na prática dos futuros professores, tendo em vista que a construção do conhecimento apóia-se de maneira primordial no uso de práticas que possibilitem aos discentes tornar públicos seus pensamentos, suas idéias, bem como comparar, negociar e modificar suas representações, concepções e crenças. Para alcançar os objetivos almejados, foram observadas no período de junho de 2010 a novembro de 2011 um total de 64 aulas (incluindo as regências). A análise descrita faz referência às aulas de quatro professores, sendo dois deles (professores (A) e (B)), efetivos do departamento de Matemática, cuja formação em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) é na área de Matemática e, os outros dois, (professores (C) e (D)), professores colaboradores do departamento de Matemática, com mestrado na área de Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, que atuam na área da Educação Matemática, ministrando disciplinas voltadas para o ensino dessa disciplina. Quanto aos demais participantes, estes são alunos do 2º, 3º e 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá. A leitura dos dados coletados nas transcrições das aulas gravadas em áudio, bem como as anotações feitas durante as observações; entrevista e questionários mostraram que apesar do aumento significativo de disciplinas de caráter teórico prático, a ênfase nos aspectos teóricos e a predominância de disciplinas formais cujas crenças recaem na concepção de que um bom conhecimento matemático é suficiente para formar um bom professor parece prevalecer entre boa parte dos professores que lecionam disciplinas para a licenciatura.

Abstract: This work presents a diagnosis on the pedagogical disciplines offered in the Mathematics licentiate degree course of the State University of Maringa. The research adopts the discourse analysis methodology through the observation of the lectures on Pedagogical Theory and Practice; Supervised training and regency disciplines carried out by future teachers of Mathematics. The objective was to check what are the contributions of the licenciate course, especially in terms of pedagogical disciplines, in the construction of teacher's knowledge and the development of more communicative and reflective practice in the classroom. We intended also to verify the influence of the trainer teacher's discourse on the future teacher's pedagogical actions, given that the construction of knowledge is strongly based in practices that enable the students to manifest their thinking and ideas, and compare, negotiate and change their representations, conceptions and beliefs. A total of 64 lessons of four teachers were attended from June 2010 to November 2011. Two of these teachers have strong formation (post-graduation) in pure mathematics while the two others have post-graduation in Education for Science and Mathematics, with regular work in this area. For the future teachers, they are students from the 2nd, 3rd and 4th year of the Licentiate degree course. The analysis of data collected in transcriptions on audio recorded lectures and notes taken during it, as well as interviews and questionnaires showed that despite the significant increase of subjects of a theoretical practical emphasis on the theoretical aspects and the predominance of formal disciplines whose beliefs fall on the concept that a good mathematical knowledge is sufficient to form a good teacher seems to prevail among many of the teachers who teach disciplines for licensure.
Data da defesa: 26/03/2013
Código: vtls000206437
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Regina Maria Pavanello
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: D'Antonio Sandra Regina. Comunicação e saberes docentes - uma reflexão sobre o curso de licenciatur.pdf
Tamanho: 2327 Kb (2382397 bytes)
Criado: 23-09-2014 11:18
Atualizado: 23-09-2014 11:39
Visitas: 985
Downloads: 23

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar