Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Comunicao de saberes docentes : uma reflexo sobre o curso de Licenciatura em Matemtica da Universidade Estadual de Maring
Autor(es): Sandra Regina D'Antonio
Palavras-chave [PT]:

Comunicao. Saberes e competncias. Formao de professores. Matemtica. Saberes docentes. Prticas pedaggicas. Maring. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Communication. Knowledge and skills. Teacher training. Mathematics. Knowledge teachers. Pedagogical practices. Maringa. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Mrcia Cristina da Costa Trindade Cyrino - UEL
Adriano Rodrigues Ruiz - UNOESTE
Luiza Marta Bellini - UEM
Ourides Santin Filho - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho realiza um diagnstico a respeito das disciplinas pedaggicas ofertadas no curso de Licenciatura em Matemtica da Universidade Estadual de Maring. A pesquisa, sob a forma de anlise de discurso e prticas pedaggicas, foi desenvolvida mediante a observao das aulas de Teoria e Prtica Pedaggica; Estgio Supervisionado e regncias efetivadas pelos futuros docentes do curso de Licenciatura da Universidade Estadual de Maring ? UEM, com vistas a verificar qual tem sido a contribuio do curso de licenciatura em Matemtica, especialmente no que tange as disciplinas de carter pedaggico, no processo de construo dos saberes docentes e no desenvolvimento de prticas mais comunicativas e reflexivas em sala de aula, bem como a influncia do discurso dos professores formadores na prtica dos futuros professores, tendo em vista que a construo do conhecimento apia-se de maneira primordial no uso de prticas que possibilitem aos discentes tornar pblicos seus pensamentos, suas idias, bem como comparar, negociar e modificar suas representaes, concepes e crenas. Para alcanar os objetivos almejados, foram observadas no perodo de junho de 2010 a novembro de 2011 um total de 64 aulas (incluindo as regncias). A anlise descrita faz referncia s aulas de quatro professores, sendo dois deles (professores (A) e (B)), efetivos do departamento de Matemtica, cuja formao em nvel de ps-graduao (mestrado e doutorado) na rea de Matemtica e, os outros dois, (professores (C) e (D)), professores colaboradores do departamento de Matemtica, com mestrado na rea de Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica, que atuam na rea da Educao Matemtica, ministrando disciplinas voltadas para o ensino dessa disciplina. Quanto aos demais participantes, estes so alunos do 2, 3 e 4 ano do curso de Licenciatura em Matemtica da Universidade Estadual de Maring. A leitura dos dados coletados nas transcries das aulas gravadas em udio, bem como as anotaes feitas durante as observaes; entrevista e questionrios mostraram que apesar do aumento significativo de disciplinas de carter terico prtico, a nfase nos aspectos tericos e a predominncia de disciplinas formais cujas crenas recaem na concepo de que um bom conhecimento matemtico suficiente para formar um bom professor parece prevalecer entre boa parte dos professores que lecionam disciplinas para a licenciatura.

Abstract: This work presents a diagnosis on the pedagogical disciplines offered in the Mathematics licentiate degree course of the State University of Maringa. The research adopts the discourse analysis methodology through the observation of the lectures on Pedagogical Theory and Practice; Supervised training and regency disciplines carried out by future teachers of Mathematics. The objective was to check what are the contributions of the licenciate course, especially in terms of pedagogical disciplines, in the construction of teacher's knowledge and the development of more communicative and reflective practice in the classroom. We intended also to verify the influence of the trainer teacher's discourse on the future teacher's pedagogical actions, given that the construction of knowledge is strongly based in practices that enable the students to manifest their thinking and ideas, and compare, negotiate and change their representations, conceptions and beliefs. A total of 64 lessons of four teachers were attended from June 2010 to November 2011. Two of these teachers have strong formation (post-graduation) in pure mathematics while the two others have post-graduation in Education for Science and Mathematics, with regular work in this area. For the future teachers, they are students from the 2nd, 3rd and 4th year of the Licentiate degree course. The analysis of data collected in transcriptions on audio recorded lectures and notes taken during it, as well as interviews and questionnaires showed that despite the significant increase of subjects of a theoretical practical emphasis on the theoretical aspects and the predominance of formal disciplines whose beliefs fall on the concept that a good mathematical knowledge is sufficient to form a good teacher seems to prevail among many of the teachers who teach disciplines for licensure.
Data da defesa: 26/03/2013
Cdigo: vtls000206437
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: D'Antonio Sandra Regina. Comunicao e saberes docentes - uma reflexo sobre o curso de licenciatur.pdf
Tamanho: 2327 Kb (2382397 bytes)
Criado: 23-09-2014 11:18
Atualizado: 23-09-2014 11:39
Visitas: 954
Downloads: 23

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.